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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.8. - Acompanhamento do Desempenho do Aluno

Uma das tarefas do Coordenador de Turno é acompanhar o desempenho escolar do aluno ao longo do ano. Isto se dá cinco vezes neste período.


Em meados de abril, ocorre a primeira entrega do relatório Situação do Aluno (Anexo 12) do ano.


Assim, na véspera do dia definido para a entrega, o Coordenador de Turno faz imprimir, para todos os seus alunos, os relatórios, e, de posse deste material, vai às turmas, entrega os relatórios aos alunos e solicita que apresentem o documento aos pais, em casa.


Pouco antes ou pouco depois da entrega do Situação do Aluno, ocorre o primeiro Conselho de Classe do ano, com ênfase na disciplina. Neste encontro, entre outras deliberações, se definem os alunos cujos pais deverão ser chamados para uma conversa com o Coordenador de Turno. De posse desta informação, o Coordenador de Turno levanta quais alunos não citados no Conselho devem ter seus pais também chamados para uma conversa: alunos com baixo desempenho geral ou com baixíssimo desempenho em alguma disciplina específica.


Então, após a entrega do relatório, o Coordenador de Turno determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais destes alunos, agendando um horário para uma conversa.


Se a conversa for com pais de aluno com baixo desempenho, o Coordenador de Turno mostra o Situação do Aluno, apresentando, se houver, as considerações do Conselho de Classe. Se a conversa for com pais de alunos com problemas disciplinares, mostra o relatório de ocorrências, apresentando as considerações do Conselho de Classe.


Em meados de junho, ocorre a segunda entrega do relatório Situação do Aluno do ano, desta feita acompanhado do relatório de ocorrências dos alunos que as tenham em quantidade significativa. De posse deste material, o Coordenador de Turno vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, dizendo que são as notas do 1º trimestre. Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa. Nesta ocasião, entrega também a circular da Recuperação Trimestral.


Já alguns dias antes da entrega do Situação do Aluno, o Coordenador de Turno determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais dos alunos com média geral inferior a 60% ou com desempenho muito baixo em algumas disciplinas, agendando um horário para uma conversa. A tônica das conversas é o baixo desempenho.


Em meados de agosto ocorre a terceira entrega do relatório Situação do Aluno do ano. De posse deste material, o Coordenador de Turno vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, observando que a nota da Recuperação Trimestral do 1º trimestre já está lançada. Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa.


Pouco antes da entrega do Situação do Aluno, ocorre o segundo Conselho de Classe do ano, com ênfase no desempenho. Neste encontro, entre outras deliberações, se definem os alunos cujos pais deverão ser chamados para uma conversa com o Coordenador de Turno.


De posse desta informação, o Coordenador de Turno levanta quais alunos não citados no Conselho devem ter seus pais também chamados para uma conversa: alunos com problemas disciplinares. Então, após a entrega do relatório, determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais destes alunos, agendando um horário para uma conversa.


Se a conversa for com pais de aluno com baixo desempenho, o Coordenador de Turno mostra o Situação do Aluno, apresentando, se houver, as considerações do Conselho de Classe. Se a conversa for com pais de alunos com problemas disciplinares, mostra o relatório de ocorrências, apresentando as considerações do Conselho de Classe.


No início de outubro, ocorre a quarta entrega do relatório Situação do Aluno do ano, acompanhado do relatório de ocorrências onde adequado. De posse deste material, o Coordenador de Turno vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, dizendo que traz o acumulado do 1º trimestre e as notas do 2º trimestre e lembrando que 70% dos créditos já foram disputados. Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa. Nesta ocasião, entrega também a circular da Recuperação Trimestral.


Já alguns dias antes da entrega do Situação do Aluno, o Coordenador de Turno determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais dos alunos com média geral inferior a 70% ou com desempenho muito baixo em algumas disciplinas, agendando um horário para uma conversa. A tônica das conversas é o baixo desempenho.


No final de novembro ocorre a quinta entrega do relatório Situação do Aluno do ano. De posse deste material, o Coordenador de Turno vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, observando que a nota da Recuperação Trimestral do 2º trimestre e todas as notas do 3º trimestre, exceto a nota das provas da segunda bateria e de alguma prova em que o aluno faltou já estão lançadas. Lembra que quase todos os créditos do ano já foram disputados, mas que ainda há uma bateria de provas, que começará no próximo dia útil.


Diz aos alunos que certamente farão Exame que devem se preparar para a última bateria objetivando diminuir a nota que precisará obter neste Exame. Fala aos alunos cuja média geral esteja próxima de 70% que não descuidem, para não ficarem em Exame. Comenta com os alunos que estão com média geral maior ou igual a 80% para não deixarem “cair a peteca”, lembrando que ainda há um cartão de mérito no 3º trimestre. Lembra que na semanada de provas que se avizinha não há aulas e insta todos a dedicarem os próximos dias ao estudo.


Tendo em vista que a entrega do relatório se dá na véspera do início da última bateria, alguns dias antes o Coordenador de Turno determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais dos alunos cuja média geral esteja em torno de 50%, agendando um horário para uma conversa.


Na conversa, o Coordenador de Turno mostra o Situação do Aluno, dizendo que o aluno corre sério risco de reprovação e que o resultado desta última bateria de provas será decisivo para o aluno ficar em Exame. Para aqueles com média geral abaixo de 50% diz que, se o ano letivo “terminasse hoje, o aluno estaria reprovado”. Conclui explicando como funciona o Exame no Unificado. (Importante ressaltar que não são chamados pais cujos filhos estejam com média geral inferior a 45% ou superior a 55%.)


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