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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.5.2. - Aplicação de Trabalhos

Recebendo um Trabalho, o professor entrega aos alunos na data estabelecida no planejamento, explicando detalhadamente cada item do roteiro, dando especial atenção ao item que traz as orientações. Se o suporte do Trabalho não for uma folha A4 — for um minicartaz, uma maquete, uma apresentação em power point — o professor deve explicar detalhadamente como se faz. Em seguida, se for o caso, o professor forma os grupos.


Se a parte em grupo do Trabalho estiver prevista para ser feita apenas em sala de aula, o professor pode dividir os alunos de acordo com suas habilidades (redige bem, expõe bem, desenha bem...), de tal modo que cada grupo tenha um aluno com cada habilidade. Ou pode escolher os líderes (alunos com bom desempenho e com capacidade de liderança), orientando-os a escolherem seus companheiros.


Mas, se houver uma parte em grupo do Trabalho prevista para ser feita em casa, o professor tem de considerar questões como o local de residência dos alunos ou as afinidades pessoais. Excepcionalmente, ainda, aceita que um grupo tenha menos ou mais que o número de componentes previsto no roteiro.


Então, o professor informa as datas, pedindo aos alunos que preencham os itens da cronologia. Em seguida, explica como deve ser feito o orçamento. Diz que os alunos devem anotar o custo dos materiais utilizados para a elaboração do Trabalho e calcular o custo por participante — valor este que deve ser aportado por cada membro do grupo.


Por fim, o professor fala da avaliação, apresentando e explicando cada critério. Se o roteiro previr uma apresentação quando da entrega do Trabalho, o professor informa que esta é uma forma de evitar que o aluno simplesmente copie informações sem entendê-las e que haverá questionamentos a todos os membros do grupo sobre todos os aspectos do Trabalho.


Em casa, os alunos, sozinhos, começam a coletar os dados. Obtidos estes dados, os alunos os apresentam em sala de aula ao professor, que orienta e dá sugestões. É importante o professor perceber que esta aula é crucial para o bom resultado da atividade.


Para as turmas do 6º e 7º do Fundamental, ao final desta aula o professor entrega a folha de autoavaliação, solicitando que o líder e cada um dos demais membros preencham o Relatório de Participação, devolvendo na entrega do Trabalho.


Se o roteiro assim previr, ao final desta aula os alunos entregam o Trabalho. Caso contrário, novamente em casa, os alunos concluem o Trabalho, entregando na data definida.


A ordem das apresentações pode ser definida pelo professor já quando forma os grupos. Se não tiver sido feita naquela ocasião, o professor pode sortear ou deixar que os grupos se manifestem; para aqueles que não se manifestarem, determina a ordem.


Normalmente, todos os alunos do grupo devem apresentar uma parte do Trabalho. Terminada a apresentação de cada grupo, o professor faz alguns questionamentos a cada um dos alunos — tanto sobre a parte que apresentou como sobre as que não apresentou. Eventualmente, pode solicitar a alunos de outros grupos que inquiram seus colegas.


Neste momento, o professor já avalia a apresentação. Nas turmas do 6º e 7º do Fundamental, recolhe a autoavaliação e preenche a tabela Avaliação.


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