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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.10. - Aprovação e Reprovação

Ao final do ano letivo é considerado aprovado o aluno que obtiver média geral igual ou superior a 70%, desde que em nenhuma disciplina obtenha menos de 50% e tenha ao menos 75% de frequência.


Por outro lado, é considerado reprovado o aluno que obtiver média geral inferior a 50% ou obtiver em mais de três disciplinas desempenho inferior a 50% ou tenha frequência inferior a 75%.


Caso o aluno obtenha média geral igual ou superior a 70% e em até três disciplinas desempenho inferior a 50%, deverá fazer Exame nestas disciplinas. Caso o aluno obtenha média geral entre 50 e 70%, deverá fazer Exame em todas as disciplinas com desempenho inferior a 70%.


Cerca de um mês antes do período previsto para a aplicação das provas de Exames, a Direção de Ensino disponibiliza os conteúdos prioritários de cada disciplina de cada série no site do Unificado. Então, em uma reunião com este fim específico, os professores elaboram estas provas, que valem 25 créditos.


As provas do Fundamental são discursivas e seguem a respectiva diretriz. As provas de 1º e 2º anos do Médio são objetivas, com 20 questões; no 2º do Médio, quatro delas são somatórias. As provas de Terceirão são objetivas, com 20 questões de múltipla escolha.  


Os Exames do Fundamental I ocorrem em três dias, sendo as disciplinas agrupadas assim: no primeiro dia, Português e Inglês; no segundo dia, Matemática e Ciências; no terceiro dia, História e Geografia. Estas provas são acompanhadas pelos próprios professores das disciplinas, os quais corrigem as provas logo após sua aplicação.


Os Exames do Fundamental II ocorrem em quatro dias, sendo as disciplinas agrupadas assim: no primeiro dia, Geografia e Inglês; no segundo dia, Português e Produção de Texto; no terceiro dia, Matemática; no quarto dia, História e Ciências. Estas provas são fiscalizadas por professores segundo escala elaborada pela Direção de Ensino.


Os Exames do 1º e 2º anos do Médio ocorrem em quatro dias, sendo as disciplinas agrupadas assim: no primeiro dia, Matemática, Inglês e Produção de Texto; no segundo dia, Física e História; no terceiro dia, Química e Geografia; no quarto dia, Biologia, Literatura e Português. Estas provas são fiscalizadas por professores segundo escala elaborada pela Direção de Ensino.


Os Exames do Terceirão ocorrem em cinco dias, sendo as disciplinas agrupadas assim: no primeiro dia, Matemática e Produção de Texto; no segundo dia, Física e Geografia; no terceiro dia, Química e História; no quarto dia, Biologia e Português e no quinto dia, Inglês.


Alguns dias antes das provas de Exame ocorrem encontros dos alunos com os professores, em horários definidos pela Direção de Ensino.


Nesta ocasião, são oferecidos doze encontros para as turmas do Fundamental II ― três de Português e Matemática, dois de Ciências e um de História, Geografia, Inglês e Produção de Texto ― e catorze encontros para as turmas de 1º e 2º anos do Médio ― dois de Português, Matemática, Física, Química e Biologia e um de História, Geografia, Inglês e Literatura.


Durante as últimas provas do terceiro trimestre, o Coordenador de Turno informa aos alunos potencialmente em Exame que deverão trazer, para estes atendimentos, seus livros e papel para anotações e que os conteúdos dos Exames estão no site do Unificado.


No seu primeiro encontro (para algumas disciplinas, único), o professor repassa este conteúdo, livro por livro, no quadro, pedindo aos alunos que o copiem, e observando que tais conteúdos são os prioritários da série. Ao longo desta tarefa, explica a que cada tópico se refere; dá exemplos orais, faz os alunos se relembrarem do que estudaram, indica as páginas do livro; faz alguns exercícios, do livro ou não, aponta outros para estudos.


Havendo mais de um encontro, o professor deve, nestes encontros, propor exercícios para serem resolvidos pelos alunos em sala. Estes exercícios devem ser passados no quadro ou escritos numa folha, pelo próprio professor, e, neste caso, fotocopiados na própria unidade. Havendo mais de um encontro, o professor pode, no final do primeiro, passar uma relação de exercícios do livro ou das avaliações realizadas ao longo do ano para serem resolvidos em casa e trazidos no próximo encontro. Neste, o professor corrigirá no quadro os que apresentarem mais dúvidas. É importante, então, perceber que nestes encontros não deve ser dada aula ¾ no sentido comum do termo.


Nestes encontros, embora a presença do aluno seja facultativa, o Coordenador de Turno deve controlá-la. A eventual ausência deve ser comunicada aos pais.


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