◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


4.2. - Atividades Avaliativas

No Unificado há três tipos de atividades avaliativas: provas, Trabalhos e simulados.


Os alunos realizam, ao longo de cada trimestre, duas provas — ambas discursivas para os do Fundamental; a primeira discursiva e a segunda objetiva para os do 1º e 2º do Médio; ambas objetivas para os do Terceirão.


Se a prova for discursiva, os professores elaboram as questões seguindo a diretriz da disciplina (Anexo 7). Esta diretriz divide a prova em seções e cada seção tem uma característica.


Exemplo



  • A seção Passado-Presente da prova de História do Fundamental tem por objetivo relacionar modelos históricos do passado com situações (sociais, humanas, culturais...) que (...) ainda se manifestam no presente.

  • A seção Indo Além da prova de Matemática do Médio tem por objetivo verificar se o aluno consegue resolver questões que envolvam mais de uma propriedade ou mais de uma fórmula, utilizando-se de alguns pré-requisitos.


Se a prova for objetiva, os professores do 1º e 2º do Médio elaboram 16 questões de múltipla escolha, sendo três do tipo abcde e treze somatórias (com cinco itens, nominados 01, 02, 04, 08 e 16). Destas questões, no mínimo quatro são fáceis e no máximo quatro são difíceis (entre estas, as questões somatórias). Por sua vez, os professores do Terceirão elaboram treze questões de múltipla escolha, sendo nove do tipo abcde e quatro somatórias.


Uma questão objetiva é fácil se o enunciado é objetivo, de fácil interpretação, as alternativas são simples, envolve um só conteúdo e nas Exatas, o raciocínio empregado é de pouco elaboração. Uma questão objetiva é média se o enunciado é contextualizado e exige alguma interpretação, as alternativas são mais elaboradas e envolve conteúdos anteriores. Uma questão objetiva é difícil se o enunciado, mais longo e contextualizado, exige interpretação, as alternativas exigem interpretação e associa vários conteúdos.


Em resumo, o grau de dificuldade de uma questão objetiva está associado ao enunciado, às alternativas e ao conteúdo. Quanto ao enunciado, o grau de dificuldade está associado ao tamanho (mais curto = mais fácil), à objetividade (mais objetivo = mais fácil) e à necessidade de interpretação (menos necessidade = mais fácil). Quanto às alternativas, o grau de dificuldade está associado à elaboração (menos elaboradas = mais fácil) e à necessidade de interpretação (menos necessidade = mais fácil). Quanto ao conteúdo, o grau de dificuldade está associado ao número de conteúdos envolvidos (menos conteúdos = mais fácil).


Na elaboração das questões objetivas, os professores cuidam para que o enunciado proponha um problema bem definido, inclua o máximo possível do item e seja gramaticalmente consistente com as alternativas, e que as alternativas sejam da mesma natureza, tenham estrutura frasal semelhante, apresentem possibilidade (ao menos parcial de resposta) e tenham aproximadamente a mesma extensão.


Via de regra, os alunos realizam, ao longo do trimestre, um Trabalho.


Para cada Trabalho ― exceto as listas de exercícios―, os professores elaboram um roteiro (Anexo 8) que contenha tipo, introdução, tema, objetivos, orientações, formação dos grupos, cronologia, orçamento e avaliação.


Os alunos do Fundamental II e Médio realizam, ao final dos volumes 1, 2 e 3 dos livros do Positivo, uma avaliação com questões objetivas, chamada simulado.


O simulado do Fundamental II tem cinco questões de múltipla escolha de cada uma das seis disciplinas (Ciências, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português) — num total de 30 questões.


O simulado do 1º e 2º do Médio tem quatro questões de múltipla escolha de cada uma das dez disciplinas (Biologia, Filosofia e Sociologia, Física, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português e Química) — num total de 40 questões.


Um detalhe importante do simulado é que o aluno, ao terminar de preencher o cartão-resposta, assinala a disciplina na qual acredita ter tido melhor desempenho. Esta opção será importante para definir sua nota e, consequentemente, sua classificação, pois o número de acertos nas questões desta disciplina contará em dobro.


O simulado do Terceirão tem vinte e sete questões de múltipla escolha das nove disciplinas (Arte, Atualidades, Biologia, Filosofia e Sociologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Temas Diversos) e uma redação.


Os conteúdos avaliados em cada simulado são aqueles que os professores, durante a elaboração do planejamento, consideraram prioritários do volume em questão.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS