◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


3.3. - Aula Expositiva

A origem do Unificado como um curso pré-vestibular fez com que a primeira preocupação fosse com a qualidade da aula expositiva. Em abril de 1996, uma reunião de professores definiu as principais características de uma aula expositiva (a que se chamou uniaula expositiva), cujas características se demonstram a seguir.


 


A uniaula deve ser bem planejada, com uma introdução clara, um desenvolvimento lógico e uma síntese no final.


Durante a uniaula, o professor articula teoria e prática, expõe aspectos históricos do conteúdo, usa linguagem objetiva, explica o vocabulário teórico, vai-e-volta no assunto, reforçando-o.


Ao longo de sua uniaula, o professor questiona os alunos e, quando questionado por um aluno, responde à turma.


O professor que dá uma uniaula é descontraído e dinâmico; para “vender seu peixe”, ele brinca com os alunos e dramatiza sua exposição.


O professor que dá uma uniaula se preocupa em adequar sua postura didática a cada turma, em pôr ordem na sala antes de começar, em manter a disciplina. Este professor traz material adequado e escreve no quadro com boa letra e de modo inteligível.


Numa palavra, o professor que dá uma uniaula quer seduzir seu aluno.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS