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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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5.1. - Compromissos do Professor

O professor do Unificado tem um conjunto de treze compromissos, relacionados a comprometimento, atualização, relacionamento e didática. Estes compromissos são:



  1. atender orientações e solicitações;

  2. ser assíduo e pontual;

  3. participar de atividades extra-classe;

  4. buscar manter-se atualizado;

  5. resolver bem os conflitos em sala de aula;

  6. ser aberto a discussão dos problemas;

  7. ser ético;

  8. conquistar o interesse dos alunos;

  9. dar boas aulas expositivas;

  10. proporcionar aulas com diferentes metodologias;

  11. atender os alunos que apresentam dificuldade;

  12. passar e corrigir tarefas;

  13. elaborar coletivamente planejamentos e avaliações adequados.


 


A Direção de Ensino e a equipe das unidades atuam para que cada compromisso seja uma realidade. Exemplificamos abaixo esta atuação em dois compromissos.


Resolver bem os conflitos em sala de aula. Periodicamente, alguns professores são convocados para um encontro no qual são apresentadas algumas situações do dia a dia da sala de aula e, em conjunto, busca-se encontrar a melhor solução para cada uma, buscando basear-se nos preceitos do professor mediador (Anexo 15). Um ou dois professores têm histórico de habilidade na resolução de conflitos; os demais, ou são novatos ou não têm habilidade. Seguem dois exemplos de situações conflituosas.


1. O que eu faço quando um aluno desrespeita o espelho de classe e se nega a atender quando o insto a retornar ao seu lugar? 



Inicialmente, devo observar que uma cópia atualizada do espelho de classe deve estar afixada no mural.Considerando que o aluno acabou de ser admoestado e ainda assim se negou a voltar ao seu lugar, excluo-o de sala.




2. O que eu faço quando um aluno guarda o material quando o horário do término da aula se aproxima, embora eu ainda esteja dando aula? 


Aviso o aluno, de modo que todos ouçam, que ainda não terminei a aula e que, portanto, o material deve estar sobre a carteira.Havendo tempo útil e caso o aluno se negue, registro a ocorrência.



 


Passar e corrigir tarefas. Estabelecemos que os alunos devem ter, em média, uma tarefa de casa a cada duas aulas e meia. Semanalmente, o Coordenador de Turno verifica quantas tarefas de casa foram passadas e a Secretária Escolar coloca o número em um gráfico, que é exposto na sala dos professores.


A tabela abaixo indica o índice de aulas por tarefa no Fundamental II nos últimos dois anos em cada unidade. Observe-se que a meta 2,5 aulas por tarefa.


 


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