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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.4. - Confecção de Atividades Avaliativas

Na confecção de atividades avaliativas, o facilitador do Fundamental I escolhe entre as duas opções a seguir.


Primeira opção. Inicialmente, o facilitador designa um professor responsável por cada disciplina. Então, em casa, cada professor elabora a atividade, trazendo o rascunho para análise da equipe.


Na reunião, a equipe analisa cada atividade e, se for o caso, propõe alterações; havendo alterações a serem feitas, o professor as faz em casa. De todo modo, de casa, o professor envia a atividade por e-mail ao facilitador, o qual, após uma última análise, envia-a também por e-mail à gerência de Ensino.


É importante que cada professor tenha contato direto com a atividade que não foi elaborada por ele e que esta análise seja feita com cuidado. Durante a revisão, troca-se uma questão inadequada à diretriz, reescreve-se um enunciado cuja redação não se tornou clara, melhora-se a abordagem de certo conteúdo. Nas provas objetivas, também se revisa o gabarito.


Segunda opção. Inicialmente, o facilitador designa um professor responsável por cada disciplina. Na reunião, a equipe, sob a mediação do facilitador, monta o “esqueleto” da atividade. Em casa, cada professor elabora a atividade, e envia por e-mail ao facilitador em até 72 horas. Este analisa o material e, se achar necessário, promove alterações, enviando nas seguintes 48 horas, também por e-mail, à gerência de Ensino. Tendo sido feitas alterações, o facilitador, na próxima reunião, expõe os motivos à equipe.


O facilitador do Fundamental II e 1º e 2º do Médio tem as mesmas opções acima, substituindo-se “disciplina” por “série”.


Em qualquer segmento, independente da estratégia adotada, é importante observar o que segue: (a) as provas discursivas devem se ater à diretriz, própria de cada disciplina (e, em alguns casos, de cada segmento) e as provas objetivas devem atender aos requisitos estabelecidos (quantidade, tipo e natureza), (b) os Trabalhos devem ser do tipo indicado para a série e o trimestre, sendo estabelecido um roteiro, (c) os simulados devem versar sobre os conteúdos prioritários e atender aos requisitos estabelecidos.


Cabe ao facilitador, após a confecção das atividades avaliativas pela Direção de Ensino e a aplicação aos alunos, verificar a qualidade gráfica destes materiais.


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