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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.9.2. - Conselho de Classe ao Longo do Ano

Em um ano letivo, as turmas de 6º do Fundamental ao 2º do Médio realizam quatro Conselhos de Classe: dois ao longo do ano e dois ao final do ano.


Os Conselhos de Classe do Unificado ao longo do ano objetivam analisar os problemas gerais do segmento, os problemas específicos das turmas deste segmento e os problemas de alguns alunos destas turmas. Os Conselhos de Classe relativamente ao 1º trimestre ocorrem em meados de maio e focam em questões disciplinares e relativamente ao 2º trimestre ocorrem em meados de agosto e focam em questões de desempenho acadêmico.


Nas duas ou três semanas que antecedem o Conselho de Classe, o Vice-Diretor define um ou dois problemas gerais do segmento. Para tanto, Vice-Diretor e Coordenador de Turno, baseando-se em sua vivência do trimestre, consultando os professores, os alunos e os pais, formal e informalmente, reúnem-se e escolhem um ou dois temas que, no entender de ambos, são os mais relevantes para o momento. O estabelecimento destes temas (isto é, dos problemas gerais do segmento) deve ser algo “natural”, ou seja, que a comunidade escolar entenda como óbvio, algo que esteja latente, que a maioria veja como realmente relevante no momento, e em cuja solução quase todos estejam interessados. O foco destes problemas pode ser o aluno, o professor, a administração da unidade ou o Unificado — tendo-se o cuidado de se perceber se o fórum (ou seja, o Conselho de Classe) é o adequado para a discussão deste tema.


Nos cinco dias úteis antes do Conselho de Classe, ocorrem em cada turma do Fundamental II os pré-Conselhos. Nesta atividade, os tutores traçam um perfil amplo da turma, apontando os pontos negativos e possíveis soluções e definindo questões externas que prejudicam o bom andamento das aulas.


Alguns dias antes da data do Conselho de Classe, o Coordenador de Turno prepara para cada turma fotograma (“caródromo”) e gráficos de ocorrências (relativos a faltas, tarefas não realizadas, problemas em sala e exclusões), para exibir no dia do Conselho através de datashow, e imprime, para cada uma das turmas relatórios “Situação da Turma” e de ocorrências. No dia do Conselho de Classe, o Coordenador de Turno prepara uma sala da unidade.


No horário marcado, o Vice-Diretor abre a reunião e põe em discussão os temas escolhidos como os problemas gerais do segmento, mediando as intervenções dos presentes. O Vice-Diretor deve ser hábil em conduzir a discussão de modo a se diagnosticarem as prováveis causas do problema levantado, buscando estabelecer um conjunto de ações. Evidentemente, este também é um momento adequado para fazer algum elogio ao pessoal, se for o caso. Em seguida, passa a condução da reunião ao Coordenador de Turno, que põe em discussão cada turma e os alunos destas turmas.


Nas turmas do Fundamental II, o Coordenador de Turno inicia lendo o perfil das turmas estabelecido no pré-Conselho.Em seguida, a partir do fotograma, cita aluno por aluno, parando naquele que um professor pede ou que o próprio Coordenador de Turno acha conveniente. Quando os professores elogiam um aluno, o nome e o motivo do elogio (desempenho acadêmico ou comprometimento) são anotados. Ao concluir a análise dos alunos da turma, o Coordenador de Turno cita os destaques, para que todos se apercebam. Então, o Coordenador de Turno busca definir o perfil da turma.


Ao longo da discussão, comentários e sugestões dos professores são anotados. Ao final, o Coordenador de Turno colhe as assinaturas dos professores, assina e colhe a assinatura do Vice-Diretor.


Nos dias seguintes ao Conselho, o Coordenador de Turno vai às turmas (com o Vice-Diretor, se a turma requerer), solicita ao professor que estiver em sala que se retire por alguns minutos e lê a análise da turma, discutindo. Em seguida, aponta problemas coletivos e individuais dos alunos, sem citar nomes, e apresenta as ações que serão tomadas.


 


Exemplo. “Esta turma é percebida como dificultando o início das aulas. Alguns alunos se destacam especialmente, atrasando-se para entrar, e telefonaremos para seus responsáveis. Além disso, há dois alunos que conversam durante a aula demasiadamente, e chamaremos os responsáveis.”


 


O Coordenador de Turno conclui citando nominalmente os destaques, e parabenizando-os. Aproveita esta ida à turma para ouvir alguns problemas que os alunos queiram apresentar.


Nas semanas seguintes, o Coordenador de Turno convoca todos os alunos citados e seus responsáveis e, eventualmente com a presença do Vice-Diretor, conversa com eles, expondo o posicionamento do Conselho.


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