◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


4.9.4. - Conselho de Classe Pós-exame

Quando todas as provas dos Exames forem aplicadas e corrigidas, a Secretária Escolar lança as notas dos Exames e imprime os boletins pós-Exame para o Conselho de Classe, entregando ao Coordenador de Turno. Recebendo, o Coordenador de Turno, se necessário, discute previamente alguns casos com o Vice-Diretor da unidade.


No Conselho de Classe pós-Exame, o Vice-Diretor abre o encontro. Mais uma vez pontua a importância do momento, esclarecendo que o objetivo da reunião é verificar se é viável ajudar alunos reprovados a serem aprovados ou, no caso de 9º do Fundamental e 1º e 2º do Médio, ajudar alunos reprovados a serem aprovados ou ficarem em Dependência ou ajudar alunos em Dependência a serem aprovados.


Então, o Coordenador de Turno lê, um a um, os nomes dos alunos que ficaram em Exame, citando a média geral e a média em cada disciplina. Após a leitura de cada nome, os professores das disciplinas que causaram a reprovação (ou, no caso do 9º do Fundamental e 1º e 2º do Médio, que deixaram o aluno em Dependência) se pronunciam, propondo que se mantenha o resultado ou que se altere a nota do Exame (de modo a permitir que o aluno mude sua situação). Havendo concordância, tácita ou explícita, dos demais professores, faz-se o definido. Havendo discordância, o CT solicita aos demais professores que se manifestem, buscando o consenso.


É possível ao Conselho de Classe converter uma reprovação em aprovação estabelecendo alguma condicionante — por exemplo, que o aluno participe das aulas de apoio ao longo de todo o próximo ano.


Havendo alteração da nota de algum Exame, o Coordenador de Turno escreve à caneta a nova nota no próprio boletim. Ao final da reunião, todos os presentes rubricam o conjunto dos boletins e o Coordenador de Turno o entrega à Secretária Escolar.


Recebendo a ata do Conselho de Classe pós-Exame, a Secretária Escolar altera as notas dos Exames e imprime os boletins pós-Exame, entregando ao Coordenador de Turno.


Paralelamente, o Coordenador de Turno telefona aos responsáveis pelos alunos reprovados, pelos alunos aprovados com condicionantes e, no caso do 9º do Fundamental e 1º e 2º do Médio, pelos alunos que ficaram em Dependência, marcando dia e horário para estarem no Unificado. Ao chegar para pegar seu boletim, o aluno é encaminhado à sala da Coordenação de Turno.


Recebendo um aluno, o Coordenador de Turno verifica sua situação. Se o aluno tiver sido aprovado, entrega-lhe o boletim, dando os parabéns e desejando boas férias em nome do Unificado. Recebendo um aluno reprovado ou em Dependência e seu responsável, o Coordenador de Turno dirige-se à sala do Vice-Diretor e, com este, entrega o boletim ao aluno, fazendo as considerações que julgar necessárias.


Recebendo um aluno aprovado com condicionante e seu responsável, o Coordenador de Turno lhe entrega o boletim e informa qual a atitude que se espera do aluno para o próximo ano — sem dizer, explicitamente, que a reprovação foi convertida em aprovação.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS