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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.9.3. - Conselho de Classe Pré-exame

Quando todas últimas provas do 3º trimestre tiverem sido aplicadas e corrigidas e tenham sido lançadas as respectivas notas, a Secretária Escolar imprime os boletins pré-Exame para o Conselho de Classe, entregando ao Coordenador de Turno. Recebendo, o Coordenador de Turno, se necessário, discute previamente alguns casos com o Vice-Diretor da unidade.


Então, o Coordenador de Turno lê, um a um, os nomes dos alunos reprovados ou em Exame, citando a média geral e a média em cada disciplina. Após a leitura de cada nome, os professores das disciplinas que causaram a reprovação ou deixaram o aluno em Exame se pronunciam, propondo que se mantenha o resultado ou se conceda algum crédito extra (de modo a permitir ao aluno mudar sua situação). Havendo concordância, tácita ou explícita, dos demais professores, faz-se o definido. Havendo discordância, o Coordenador de Turno solicita aos demais professores que se manifestem, buscando o consenso. Havendo a concessão de créditos extras, o Coordenador de Turno anota, no próprio boletim, à caneta, a quantidade de créditos concedidos. Ao final da reunião, todos os presentes rubricam o conjunto de boletins e o Coordenador de Turno o entrega à Secretária Escolar.


Como se vê, durante o Conselho de Classe são analisados apenas ou alunos reprovados ou em Exame. No entanto, se algum professor solicitar informações a respeito de um aluno aprovado, o Coordenador de Turno limita-se a dizer, recorrendo aos boletins destes alunos, a média geral e, se for o caso, a média das disciplinas, não se alongando no caso.


Recebendo os boletins dos alunos em Exame, o Coordenador de Turno prepara para cada aluno um mosquitinho ― que traz os dias e horários dos atendimentos antes do Exame, o desempenho obtido nas disciplinas em que o aluno fará Exame e a nota mínima a obter em cada Exame (bem como, para as turmas do Médio, o número de questões a acertar).


Paralelamente, o Coordenador de Turno e seu auxiliar de Coordenação telefonam aos alunos que ficaram em Exame e o Coordenador de Turno telefona aos responsáveis pelos alunos que reprovaram.


Aos alunos que ficaram em Exame, o Coordenador de Turno (ou seu auxiliar) informa esta situação e diz que deve estar no Unificado no dia e no horário estipulados no Calendário Escolar, trazendo seu material didático. Aos responsáveis pelos alunos reprovados, o Coordenador de Turno marca dia e horário para estarem no Unificado ― via de regra, sem informar, explicitamente, a reprovação.


Recebendo um aluno que ficou em Exame, o Coordenador de Turno explica que nota o aluno deverá obter na avaliação, orienta-o a buscar no site do Unificado a listagem dos conteúdos prioritários das disciplinas em que será avaliado, informa os horários de atendimento antes do Exame. Finaliza procurando conscientizar o aluno da importância do momento que está atravessando. Naturalmente, os alunos que terão atendimento ainda naquele dia serão priorizados na conversa com o Coordenador de Turno.


Recebendo o aluno reprovado e seu responsável, o Coordenador de Turno lhe entrega o boletim, fazendo as considerações que julgar necessárias, apoiando-se nas informações disponíveis (registros de ocorrência, documentos de advertência etc.).


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