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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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3.4.1. - GRAMA (Grupo de Resolução de Atividades Matemáticas)

O GRAMA acontece semanalmente, ocupando uma das cinco aulas de Matemática da semana, e tem como objetivos: recuperar os conteúdos prioritários básicos da disciplina que o aluno eventualmente não aprendeu em séries anteriores, estimular a fixação desses conteúdos através da repetição dos processos e oferecer ao aluno a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento com os colegas, proporcionando-lhes explicações diferentes daquelas que o próprio professor dá.


Ao fazer o planejamento de cada volume, o professor responsável planeja as aulas do GRAMA decidindo os conteúdos prioritários com a equipe. Cada assunto é tratado com prioridade em três aulas, descritas detalhadamente mais adiante: a primeira para explicação do conteúdo a ser revisto, a segunda para avaliação, cujos cálculos são feitos no caderno, e a terceira para esclarecer dúvidas percebidas pelo professor na avaliação da aula anterior e iniciar o novo conteúdo.


No primeiro trimestre, os alunos trabalham individualmente. No segundo, trabalham em duplas e no terceiro em equipes. A organização dessas duplas e equipes é tratada mais adiante.


Funcionamento das aulas. Na primeira aula de cada conteúdo, o professor relembra o assunto, explicando-o através de três ou quatro exemplos. Se faltar tempo e sobrarem exercícios, o professor deixa-os como tarefa, embora isso não seja o ideal.Ao final dessa primeira aula, o professor marca como tarefa, no respectivo quadro, o que deve ser estudado. Exemplo: Estudar produtos notáveis.


Na segunda aula, o professor passa, no quadro, dez questões sobre os conteúdos previamente estudados desde a primeira semana do GRAMA (e não somente os estudados na aula anterior). Os alunos resolvem-nas no caderno, podendo consultar exercícios anteriores, resumos, tabuada, etc. e passam as respostas no cartão-resposta. É importante que as questões não sejam extensas porque todos os alunos devem resolver todos os exercícios tranquilamente. O uso da calculadora é expressamente proibido.


A postura do professor, nessa segunda aula, é fundamental para o bom andamento das atividades do GRAMA. Cabe ao professor verificar se os alunos estão efetivamente trabalhando, admoestando verbalmente os que não estão e, no segundo e terceiro trimestres, incentivando-os a colaborarem com a equipe. Andando a aula toda pela sala, o professor deve ter uma atitude que induza cada aluno (e a equipe) a pensar. Eventualmente, dá dicas, mas evita tirar as dúvidas. Somente assim os alunos compreenderão que é necessário pensar sozinhos (ou com o grupo) e somente assim o professor percebe, no detalhe, de que maneira os alunos estão trabalhando.


Na terceira aula, o professor, obrigatoriamente, devolve o cartão-resposta corrigido e resolve duas ou três questões nas que os alunos apresentaram mais erros. Os alunos colam os cartões-resposta no caderno. Em seguida, o professor introduz o novo conteúdo a ser trabalhado.


É imprescindível que o professor respeite a sequência de aulas e de devolução dos cartões-resposta. Só desta maneira o conteúdo se fixa, as dúvidas se sanam e os alunos compreendem ― e respeitam ― o processo e o GRAMA.


Esquema em cada trimestre. Na primeira semana de aula do primeiro trimestre, o professor explica brevemente aos alunos como são as aulas (o que se verá adiante), ressalta a necessidade de se ter um caderno exclusivo para o GRAMA e já inicia as atividades.


Na primeira aula do segundo trimestre, o professor divulga a nota final do trimestre anterior e explica a nova dinâmica: agora os alunos podem sentar-se em duplas na hora da avaliação. É importante o professor ressaltar a necessidade da organização ágil, visto que cada minuto conta na hora de resolver os exercícios. Assim, estimula os alunos a já organizarem a sala com as carteiras dispostas em duplas no intervalo entre as aulas.


As duplas são propostas pelo professor, que induz que os alunos com mais facilidade queiram ajudar os colegas com mais dificuldade. Essa maneira de formar as duplas não é obrigatória e elas não precisam ser fixas. Os alunos que assim desejarem continuam resolvendo os exercícios sozinhos (jamais em trios), embora o professor deixe claro que a proposta não é essa.


Na primeira aula do terceiro trimestre, o professor divulga a nota final do trimestre anterior e explica a última mudança: os alunos trabalham em equipes de três ou quatro alunos (nunca mais do que isso). O professor induz que os alunos com mais facilidade se juntem aos alunos com mais dificuldade.


É importante que os alunos trabalhem em conjunto, mas que cada um resolva as questões no seu caderno e preencha o cartão-resposta individualmente. O professor evita que num grupo ou dupla cada um faça uma questão. É necessário que cada um resolva todas as atividades. Caso o aluno não esteja colaborando com sua dupla ou equipe, deve fazer a atividade sozinho.


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