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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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3.9. - Nota Livre

Fundamental I. A Nota Livre é utilizada nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês e objetiva avaliar os conteúdos atitudinais trabalhados.


Ao elaborar o relatório de avaliação de cada aluno para a Trajetória da Criança o professor dá a Nota Livre. Para tanto, o professor responde o questionário abaixo, assinalando sempre, às vezes ou raramente a cada uma das perguntas, atribuindo 0,3, 0,2 ou 0,1 crédito, respectivamente, a cada um dos dez itens. A soma destes valores é a Nota Livre do aluno.



  1. Coopera com os amigos e com os professores?

  2. Respeita as regras estabelecidas pelo grupo e pelo Unificado?


 


Para tanto, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades e respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação, respeita as diferentes opiniões, é cuidadoso nas brincadeiras para não se machucar nem machucar um colega, respeita a entrada e saída da sala no recreio e nas aulas externas.



  1. Colabora com opiniões e sugestões significativas?

  2. É participativo nas atividades propostas?

  3. Faz tarefas com interesse e pontualidade?


 


Para tanto, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões dos sabidinhos e dos textos coletivos, é questionador, sabe “fazer perguntas”.



  1. É organizado e cuidadoso com seu material?

  2. Zela pela escola e por outros espaços públicos?

  3. Traz o que é solicitado pelo Unificado com pontualidade?


 


Para tanto, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, cumpre seus compromissos de trazer material e coletar dados, procura manter a ordem e a limpeza da escola e de outros ambientes públicos em atividades externas, não risca carteiras nem rasga cartazes, traz recados e sabidinhos assinados.


Há ainda mais duas perguntas, definidas na elaboração do planejamento do Tema de Investigação, pertinentes a duas atitudes que serão fortemente observadas nos alunos.


 


Fundamental II. A Nota Livre é utilizada nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.


Os professores regentes das turmas do Fundamental I, tendo em vista permanecerem com os alunos cerca de 20 horas-aula semanais, têm condições de, ao atribuírem a Nota Livre aos alunos, se aterem a aspectos como os descritos acima. Já os professores das turmas do Fundamental II, por permanecerem de duas a cinco horas-aula semanais com seus alunos, se aterão apenas à verificação da realização das tarefas e da utilização do livro e do caderno ¾ aspectos mais objetivos ¾ e, observando ora o aluno individualmente e ora sua atuação em grupos de trabalho, farão a verificação da participação e cooperação.


Ao longo do trimestre, o professor verifica a realização das tarefas pelos alunos, anotando os que não a fizeram. Ao final do trimestre, o professor anota o total de tarefas passadas e, para cada aluno, o total de tarefas realizadas, dando a nota.


Também ao longo do trimestre, o professor verifica, indo de carteira em carteira, a utilização do livro e do caderno pelo aluno. A cada observação, anota + ou -, conforme o aluno esteja usando adequadamente ou não este material. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e -, dando a nota.


Por fim, ao longo do trimestre, o professor avalia seus alunos quanto à participação e cooperação em sala de aula. Para isso, deve ter sua atenção voltada, nas diversas atividades, a se o aluno coopera com os amigos e com os professores, respeita as regras e normas estabelecidas pelo grupo e pelo Unificado, colabora com opiniões e sugestões significativas e é participativo nas atividades propostas.


Para tanto, o professor deve perceber se o aluno, ao longo das aulas, divide funções com os colegas, ajuda um colega em dificuldades, respeita as opiniões dos colegas e faz silêncio na hora da explicação. Também se, ao longo das aulas, o aluno manifesta suas ideias, argumentando, auxilia nas discussões e resolução de problemas, fica atento à exposição, contribui nas revisões das avaliações, é questionador, sabe “fazer perguntas”.


A cada vez que perceber que um aluno está tendo o comportamento esperado, o professor anota + e, inversamente, quando perceber que isto não está ocorrendo, anota -. É importante que o professor cheque suas anotações frequentemente, a fim de perceber sobre quais alunos, eventualmente, não está fazendo observações. Ao final do trimestre, o professor verifica a relação entre os números de sinais + e – para dar a nota.


Assim, ao final do trimestre, o professor somará as notas dos três itens, tendo, para cada aluno, sua nota livre.


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