◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


2.2.1. - Preparativos

Ao longo do ano, formal ou informalmente, a comunidade escolar percebe e propõe alterações nas propostas pedagógicas dos diversos cursos do Unificado. Assim, de meados de agosto a meados de setembro, o Diretor de Ensino revisa as diversas propostas, reunindo-se com membros da administração. Aprovadas as alterações, o Diretor de Ensino revisa os panfletos e os livretos informativos.


Em meados de setembro, os Diretores Gerais definem os valores da entrada, das mensalidades e do material didático e a data de início do próximo ano letivo.


No início de outubro, o Diretor Geral, o Diretor de Ensino, os Vice-Diretores, o Coordenador Administrativo-Financeiro, as Secretárias Escolares, o gerente de Ensino e o gerente de Relacionamento se reúnem para o lançamento das matrículas do ano seguinte.


Ao longo de outubro há uma série de tarefas a serem desenvolvidas por todos os envolvidos no processo de matrículas. O Diretor Geral reúne-se com as equipes administrativas de cada unidade, prevendo o número de alunos novatos e de alunos veteranos e de turmas. Os Vice-Diretores definem o pessoal que trabalhará no período de matrículas (isto é, pessoal para atendimento e pessoal para digitação), contratando reforços, e, com seus Coordenadores de Turno, definem os alunos com indisciplina grave, cujos responsáveis assinam o Termo de Compromisso, condição para a rematrícula, e os alunos com indisciplina gravíssima, a quem não se permite a rematrícula. O Coordenador Administrativo-Financeiro revisa o Manual de Matrículas e inicia a parametrização o ano seguinte no ASP Escola, replicando os dados operacionais. O gerente de Ensino revisa os Contratos de Prestação de Serviços Educacionais. As Secretárias Escolares, com seu encarregado do ataque à inadimplência, finalizam o ataque à inadimplência, elaborando o perfil financeiro do contratante (PFC) dos grandes devedores, e, em conjunto, revisam as normas e os formulários de matrícula.


No início de novembro, aproximando-se o início do período de matrículas, também há uma série de tarefas a serem realizadas. Os Vice-Diretores conversam com os alunos do 8º do Fundamental e do 2º do Médio que ainda não entregaram o Histórico Escolar, condicionando a rematrícula à resolução desta pendência, advertem alunos indisciplinados, na presença de seu responsável e concluem a definição do pessoal que trabalhará no período de matrículas; com os Diretores Gerais, definem metas para números de bolsistas e para percentuais de bolsas. O Coordenador Administrativo-Financeiro conclui a parametrização do ano seguinte no ASP Escola, replicando os dados dos alunos, processando a replicação. As Secretárias Escolares abrem a Sala de Visitas e concluem o levantamento dos documentos em falta dos alunos do 8º do Fundamental e do 2º do Médio. O gerente de Ensino envia os livretos com a proposta pedagógica dos diversos cursos às unidades e todos os demais formulários necessários para as matrículas ― circulares, listas de material, questionários para alunos novatos, formulários de concessão de bolsas e contratos de prestação de serviços educacionais dos diversos segmentos. O Gerente de Relacionamento dá treinamento ao pessoal que atuará na Sala de Visitas.


Na semana anterior ao início das rematrículas, igualmente há um conjunto de tarefas. O Diretor de Ensino dá, em cada unidade, treinamento do processo das matrículas. O Diretor Geral e o gerente de Relacionamento dão treinamento do atendimento nas matrículas, reunindo todos os envolvidos. Os Vice-Diretores vão às turmas entregando as circulares, informando sobre as eventuais alterações da proposta pedagógica. As Secretárias Escolares dão treinamento ao seu pessoal da digitação das matrículas, preparam a Sala de Matrícula, preparam os kits rematrícula (envelopes com cópia da Ficha de Inscrição, duas vias do contrato e, se houver, o PFC), separando os com pendências, e bloqueiam no ASP Escola os grandes devedores e os com indisciplina gravíssima.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS