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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.7. - Recuperação Trimestral

Ao final do primeiro e do segundo trimestres, aos alunos do Fundamental II e do 1º e 2º anos do Médio têm a oportunidade de melhorar seu desempenho, através da Recuperação Trimestral (RT).


A RT visa a, como o próprio nome diz, recuperar o aprendizado do trimestre. Assim, embora a atividade esteja sendo desenvolvida num tempo menor (pois o aluno já teve contato com o assunto) e com outra metodologia (pois com a anterior ele não logrou êxito), como a sistemática do processo é a mesma (aulas, prova, tarefas) e o número de alunos em sala é menor, o desempenho obtido nesta atividade pode substituir o anterior.


Deste modo, se o aluno frequentar as aulas e a nota da prova da RT for proporcionalmente superior à menor das notas das duas provas do trimestre a que a RT se refere, é lançada a diferença entre esta nota e aquela.


 


Exemplos.


A pior prova de Pedro foi a P1: valia 12,0 e ele obteve 3,0, isto é, 25%. Na prova da Recuperação Trimestral (que “vale” 10,0) ele obteve 5,0, ou seja, 50% ― melhorou.Como 50% de 12,0 é 6,0, vai ser lançado RT = 6,0 – 3,0 = 3,0.


A pior prova de Beatriz foi a P2: valia 15,0 e ela obteve 5,0, isto é, 33%. Na prova da Recuperação Trimestral (que “vale” 10,0) ela obteve 3,0, ou seja, 30% ― não melhorou.Assim, nada será lançado como RT.


 


A RT se estende por três semanas: nas duas primeiras são dadas quatro aulas, nas quais é exposto o conteúdo, são resolvidos os exercícios e aplicadas atividades, conforme planejamento (Anexo 11). Na terceira, uma prova é aplicada. As semanas são definidas no Calendário Escolar, mas o cronograma das aulas e da prova é definido por cada Coordenador de Turno.


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