◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


4.6. - Reforço Escolar

O reforço escolar acontece no contraturno. As turmas do Fundamental I têm aulas de apoio; as do Fundamental II têm aulas de apoio e de aprofundamento; as turmas do 1º e 2º do Médio têm o laboratório de redação, as salas de estudo e as aulas de aprofundamento; o Terceirão tem têm o laboratório de redação, as aulas de revisão e as aulas top.


Fundamental I. As aulas de apoio ocorrem da primeira semana de abril à segunda semana de julho e da primeira semana de agosto à terceira semana de novembro para as disciplinas de Matemática e Português. Destas aulas participam os alunos com maior dificuldade, indicados pelo professor de sala de aula, com a aquiescência do Coordenador de Turno; os responsáveis pelo aluno são avisados e, caso não queria que o aluno participe, deve declarar por escrito.


Estas aulas o professor conduz com ênfase em atividades lúdicas, dando atendimento individual aos alunos, buscando atender às dificuldades específicas de cada um.


Fundamental II. As aulas de apoio ocorrem da primeira semana de abril à segunda semana de julho e da primeira semana de agosto à terceira semana de novembro para as disciplinas de Matemática e Português. Destas aulas participam os alunos com maior dificuldade, selecionados após a primeira prova da primeira bateria, e os alunos convidados pelo Coordenador de Turno, tendo sido sugeridos ou não pelo professor.


Nestas aulas, o professor apresenta conceitos básicos das disciplinas e realiza exercícios sobre os conceitos trabalhados, utilizando, em cerca de metade das aulas, o material disponibilizado. A frequência é controlada.


As aulas de aprofundamento ocorrem da primeira semana de abril à segunda semana de julho e da primeira semana de agosto à terceira semana de novembro para as disciplinas de Matemática e Português. Destas aulas participam os alunos interessados com média na disciplina superior a 70%, e os alunos convidados pelo Coordenador de Turno que, embora tendo singular bom desempenho não tenham se interessado.


Nestas aulas, o professor usa o caderno de atividades para reforçar o conteúdo visto em sala através de textos e exercícios e traz atividades desafiadoras. A frequência é controlada.


1º e 2º do Médio e Terceirão. A sala de estudos acontece da primeira semana de março à segunda semana de julho e da primeira semana de agosto à terceira semana de novembro para as disciplinas de Matemática, Física e Química. Destas aulas participam todos os alunos, indiscriminadamente.


Nestas aulas, atende os alunos com dúvidas específicas, individualmente ou em pequenos grupos, por ordem de chegada ou por afinidade de dúvidas. A frequência é controlada para simples registro.


O laboratório de redação funciona semanalmente, havendo dois tipos de participação dos alunos: Opção 1 e Opção 2. Idealmente, os melhores alunos devem optar pela Opção 1 (e os professores devem estimulá-los a isso) e os alunos com mais dificuldade devem escolher a Opção 2. As aulas do Laboratório de Redação começam na mesma semana em que as aulas das Salas de Estudos e acontecem uma vez por semana, em seis períodos, três para a Opção 1 e três para a Opção 2.


Na Opção 1, o aluno vai à biblioteca, pega a proposta e o rascunho e agenda um horário para uma aula de 15 minutos que deve ser feito em formulário específico. Ele tem duas abas, uma para Opção 1 e outra para Opção 2. Na data já calculada na planilha, o aluno deve deixar o rascunho na biblioteca e o professor deve recolhê-lo, para corrigi-lo previamente. Na aula agendada, o professor orienta o aluno e entrega o formulário final para passar a limpo. Dois dias depois, o aluno deve deixar a redação passada a limpo na biblioteca, onde o professor a recolherá e corrigirá, atribuindo uma nota. Na segunda-feira após isso, o professor deixará novamente na biblioteca para o aluno recolher. O funcionário da biblioteca deve preencher o cartãozinho e entregar para o aluno, anotando a data da aula, a data da entrega do rascunho e a data da entrega final. Todas essas datas já estão disponíveis na planilha, basta copiar.


Na Opção 2, o aluno vai à biblioteca e somente agenda dois horários de 30 minutos cada, em duas semanas seguidas. No primeiro horário, o professor entrega a proposta e o rascunho orientando-o. No segundo horário, o aluno vai para a aula com o rascunho pronto e o professor o orienta a passar a limpo. Dois dias depois, o aluno deve deixar o formulário na biblioteca, onde o professor recolherá e depois deixará novamente na biblioteca para o aluno o recolher. O funcionário da biblioteca deve preencher o cartãozinho com as duas datas de atendimento e a data da entrega final. A data da entrega final corresponde à data que está, na planilha, no segundo dos atendimentos do aluno (e não no primeiro).


Há uma lista de presença para controle dos alunos que fazem os agendamentos.


2º do Médio. As aulas de aprofundamento ocorrem da segunda semana de agosto à terceira semana de novembro para as disciplinas de Matemática, Física, Química e Produção de Texto. Destas aulas participam os alunos com bom desempenho interessados; o Coordenador de Turno pode convidar alunos com singular bom desempenho.


As aulas de Matemática, Física, Química são dadas em módulos de quatro encontros e uma avaliação, seguindo planejamento elaborado pela Direção de Ensino; Produção de Texto é dada em três encontros, com a produção de três textos. A frequência é controlada.


Terceirão. As aulas de revisão para prova ocorrem ao longo do ano, na semana que antecede cada uma das provas, para as disciplinas de Matemática, Física e Química. Destas aulas participam todos os alunos do Terceirão interessados. Nestas aulas o professor revisa o conteúdo que será avaliado na respectiva prova.


As aulas top ocorrem em diversos sábados, de meados de maio a meados de julho e do início de agosto ao final de setembro, nas unidades de Itajaí e Balneário (os alunos de Itapema se deslocam com transporte oferecido pelo Unificado). As disciplinas oferecidas são Matemática, Física, Química, Biologia, Português, História, Geografia e Literatura. Nessas aulas, o professor leciona assuntos cobrados com ênfase em vestibulares e ENEM através de exercícios que serão realizados em casa.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS