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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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2.1. - Secretaria Escolar

A Secretaria Escolar do Unificado é responsável pela matrícula dos alunos, pela manutenção dos arquivos, físicos ou virtuais, que contêm os dados cadastrais e o desempenho escolar destes alunos e pela expedição dos documentos que comprovem a regularidade acadêmica dos alunos. Além disso, cabe à Secretaria Escolar o atendimento dos alunos, dos seus pais, dos professores e dos funcionários da instituição de ensino ao longo do ano.


O quadro de pessoal da Secretaria Escolar do Unificado é composto por uma Secretária Escolar e por uma equipe de assistentes e de auxiliares de Secretaria, cuja quantidade varia de acordo com o número de alunos da unidade.


De um modo geral, a Secretária Escolar conhece o processo de matrículas, o sistema de avaliação, o funcionamento do sistema informatizado (ASP Escola), os critérios de aprovação e reprovação da instituição e os procedimentos com alunos transferidos para e do Unificado.


Particularmente, a Secretária Escolar sabe como se controla a frequência dos alunos, como se permite o acesso de alunos e pais ao ASP Escola, como se realiza a inscrição dos alunos em Educação Física e como se trata a dispensa dos alunos desta disciplina. Precisa conhecer como se dá a aplicação das avaliações, como se faz a correção e o lançamento das notas e como se controla a digitação das notas pelos professores. Deve conhecer como funciona a Recuperação Trimestral e como procede com os alunos em Dependência. Precisa saber como se dão os Exames de final de ano e seus respectivos Conselhos de Classe.


A equipe da Secretaria realiza tarefas relativas à avaliação de desempenho dos alunos e tarefas administrativas.


Com relação à avaliação de desempenho dos alunos, cotidianamente informa o Coordenador de Turno do atraso pelo professor da digitação das notas no ASP Escola, arquiva os cartões-resposta das provas objetivas, digita as notas das provas objetivas e de segunda chamada e anota deferimentos e indeferimentos de requerimentos de segunda chamada. Além disso, prepara processos de transferência, prepara históricos escolares e arquiva documentação de alunos. Também entrega provas discursivas ao professor, protocolando, atende os alunos com reclamações de notas, recebe e encaminha os requerimentos para correção de gabarito e entrega e recebe requerimentos de segunda chamada.


Semanalmente, separa as provas discursivas por turma e professor, confere listas de presença assinadas, indicando nomes dos faltosos no controle de segunda chamada, separa as provas objetivas em ordem alfabética e por turma para digitação, corrige as provas objetivas e recorrige provas com gabaritos alterados.


Trimestralmente, levanta alunos que requereram segunda chamada, solicita provas de segunda chamada, prepara pasta de inscrição em Recuperação e Segunda Prova e cadastra requerimentos de dispensa de Educação Física.


Com relação a atividades administrativas, cotidianamente abre a unidade, atende o público, atende o telefone, bate o sinal das aulas, recebe, distribui e expede malotes, entrega correspondências à administração e aos professores, recebe e efetua pagamentos diversos no caixa, vende uniformes, acompanha a escala de transporte, agenda horários do Vice-Diretor, digita circulares, fotocopia documentos e fecha a unidade, acionando o alarme.


Periodicamente, realiza o ataque à inadimplência, solicita segunda via das carteirinhas, controla faltas e substituições de professores, fechando mensalmente o ponto dos professores e dos funcionários, cobra alunos com falta de documentos, entrega apostilas aos alunos.


Especificamente, em abril a equipe transfere os documentos de alunos não rematriculados para o arquivo morto; em julho, incinera os documentos relativos aos Exames dos anos anteriores; em janeiro, transfere material do arquivo vivo para o arquivo morto, bem como incinera o que for pertinente e promove os documentos de alunos rematriculados para a série seguinte.


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