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Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
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4.1. - Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação do Unificado se baseia em duas premissas: (a) ao longo do ano, o professor distribui créditos e o aluno os disputa e os acumula e (b) ao final do ano, a aprovação leva em conta o desempenho do aluno no conjunto das disciplinas.


Para cada uma das diversas disciplinas, em cada série, há créditos a serem distribuídos.


No Fundamental I, o professor distribui 100 créditos em todas as disciplinas, sendo 35 no 1º trimestre, 35 no 2º trimestre e 30 no 3º trimestre entre as diversas atividades avaliativas.


No Fundamental II: (a) na disciplina de Língua Portuguesa, os professores distribuem 250 créditos, sendo 150 para Português (52 no 1º trimestre, 52 no 2º trimestre e 46 no 3º trimestre) e 100 para Produção de Texto (35 no 1º trimestre, 35 no 2º trimestre e 30 no 3º trimestre), (b) na disciplina de Matemática, o professor distribui 150 créditos (52 no 1º trimestre, 52 no 2º trimestre e 46 no 3º trimestre) e (c) nas disciplinas de História, Geografia, Ciências e Inglês, distribui 100 créditos (35 no 1º trimestre, 35 no 2º trimestre e 30 no 3º trimestre).


No 1º e 2º ano do Médio: (a) na disciplina de Língua Portuguesa, os professores distribuem 225 créditos, sendo 75 para Português (27 no 1º trimestre, 27 no 2º trimestre e 27 no 3º trimestre), 75 para Literatura (27 no 1º trimestre, 27 no 2º trimestre e 27 no 3º trimestre) e 75 para Produção de Texto (27 no 1º trimestre, 27 no 2º trimestre e 27 no 3º trimestre),  (b) nas disciplinas de Física, Química e Matemática, o professor distribui 125 créditos (45 no 1º trimestre, 45 no 2º trimestre e 35 no 3º trimestre), (c) nas disciplinas de Biologia, História e Geografia, distribui 100 créditos (35 no 1º e no 2º trimestres e 30 no 3º trimestre), (d) na disciplina de Inglês, distribui 75 créditos (27 no 1º trimestre, 27 no 2º trimestre e 21 no 3º trimestre) e (e) na disciplina de Filosofia e Sociologia, distribui 25 créditos (9 no 1º trimestre, 9 no 2º trimestre e 7 no 3º trimestre).


No 3º ano do Médio (Terceirão) : (a) na disciplina de Língua Portuguesa, são distribuídos 215 créditos, sendo 70 para Português (21 no 1º trimestre, 20 no 2º trimestre e 29 no 3º trimestre), 30 para Literatura (8 no 1º trimestre, 9 no 2º trimestre e 13 no 3º trimestre), 15 para Livros do Vestibular (4 no 1º trimestre, 4 no 2º trimestre e 7 no 3º trimestre)  e 100 para Produção de Texto (29 no 1º trimestre, 29 no 2º trimestre e 42 no 3º trimestre),  (b) nas disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História e Geografia, são distribuídos 100 créditos (29 no 1º trimestre, 29 no 2º trimestre e 42 no 3º trimestre), (c) na disciplina de Inglês, são distribuídos 60 créditos (18 no 1º trimestre, 17 no 2º trimestre e 25 no 3º trimestre), (d) na disciplina de Filosofia, são distribuídos 45 créditos (13 no 1º trimestre, 13 no 2º trimestre e 19 no 3º trimestre), (e) na disciplina de Sociologia, são distribuídos 30 créditos (9 no 1º trimestre, 9 no 2º trimestre e 12 no 3º trimestre), (f) na disciplina de Atualidades, são distribuídos 25 créditos (7 no 1º trimestre, 8 no 2º trimestre e 10 no 3º trimestre) e (g) na disciplina de Arte, são distribuídos 25 créditos (7 no 1º trimestre, 7 no 2º trimestre e 11 no 3º trimestre).


À medida que realiza estas atividades, o aluno acumula os créditos obtidos.


A cada trimestre, os professores (exceto os do Terceirão) de uma mesma disciplina de uma mesma série se reúnem para definirem de que maneira vão distribuir os créditos daquele trimestre.


Na tomada desta decisão, a equipe pondera a importância de cada uma das atividades avaliativas que aplicará naquele trimestre. Particularmente para Fundamental II e 1º e 2º do Médio, a equipe busca conferir ao conjunto formado por provas e simulado 80% dos créditos do trimestre. Evidentemente, as provas marcadas no Calendário Escolar devem ter um valor compatível com sua importância.


Por outro lado, um Trabalho, se consumir uma considerável quantidade de energia dos alunos, pode ter um valor mais elevado, desde que, juntamente com a Nota Livre, não ultrapasse 20% dos créditos.


Ao longo do trimestre, em cada uma das atividades avaliativas, o aluno disputará os créditos ofertados, almejando ao menos 70% do valor.


Ou seja: em cada atividade, o aluno disputa os créditos ofertados e vai acumulando os resultados obtidos; em cada soma parcial, almeja alcançar ao menos 70% deste valor.


Exemplo.


Abaixo, vê-se o desempenho de um aluno em dois momentos distintos.


 


 


 


Como se vê, em meados do trimestre, o aluno já disputara 18 créditos e obtivera 10,8, que equivale a 60%, ou seja, menos que o mínimo (70%). Em conversa com o aluno, o Coordenador de Turno faz ver sua situação e este, alertado, melhora seu desempenho, obtendo, na Prova II, 91%, de tal modo que conclui o trimestre com 25,3 (72%), acima do desempenho mínimo.


Percebe-se, então, que o sistema de avaliação do Unificado tem, ao longo do ano, duas grandes vantagens: (a) permite ao professor ponderar a importância das diversas atividades, distribuindo os créditos desta maneira, e (b) propicia ao aluno a oportunidade de, por simplesmente acumular créditos, ter, a cada momento, uma visão clara de seu desempenho.


Continuamente, estabelece-se a média geral de cada aluno — que é a relação entre o total de créditos obtidos e o total de créditos distribuídos em todas as avaliações de todas as disciplinas.


A esta média geral, em todas as séries, são somados de zero a dois pontos percentuais relativos ao desempenho em Educação Física — cuja avaliação é por conceito.


Ainda, a esta média geral, no Fundamental e Médio, são somados de zero a dois pontos percentuais relativos ao desempenho em Arte — cuja avaliação é por conceito.


As tabelas abaixo mostram o efeito do desempenho nestas disciplinas na média geral ao final de cada trimestre:


 


A seguir, um exemplo mais completo: um aluno do Fundamental II obteve, ao final do 1º trimestre, os seguintes desempenhos:


 


Sua média geral será


 


A este valor serão somados 3 pontos percentuais (A = 2 p.p. e B = 1 p.p.), resultando numa média geral de 82%.


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