◄ VOLTAR

Projeto Político Pedagógico



Atualizado em 25/08/2017
IMPRIMIR


3.7. - Tutoria

O Unificado reconhece como essencial, no processo educativo, o crescimento pessoal de cada aluno. Dessa forma, além da excelência na transmissão de conhecimento, destaca-se também a preocupação em formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.


As aulas de Tutoria, que acontecem em todas as séries do Fundamental II, vêm, desde 2005, fortalecendo valores e estimulando o vínculo na convivência coletiva, ampliando a cooperação e o respeito mútuo.


Para tanto, durante os momentos de Tutoria os alunos realizam algumas atividades, descritas a seguir.


Nas assembleias e pré-conselhos de classe, os alunos partem para a autorreflexão e tomam consciência de si mesmos e como integrantes de um grupo maior. Ali, aprendem a resolver conflitos por meio de diálogos, a reconhecer suas falhas, a pedir desculpas e a respeitar os colegas.


Durante os ciclos de debates que acontecem durante o ano, são abordados temas como relações interpessoais, sexualidade, uso das redes sociais, álcool e drogas, visando à discussão de como o adolescente deve se comportar em relação a essas questões, dos motivos que levam os jovens a terem certos desvios comportamentais e de como agir corretamente no que diz respeito a essas situações.


No júri simulado, os alunos constroem argumentos na defesa de suas ideias, apoiadas em fatos e conceitos, aprendendo o respeito ao direito, o cumprimento dos deveres, o poder da palavra, a expressão oral e a reflexão sobre questões polêmicas.


Na eleição para representantes de turma, que acontecem no primeiro trimestre do ano letivo, a democracia é exercitada através da candidatura, campanha e eleição dos alunos que representarão a turma perante a Coordenação de Turno e a Vice-Direção da unidade.


Também são estimuladas campanhas solidárias nos meses de setembro e outubro, quando os alunos arrecadam de brinquedos para crianças carentes de instituições do município, colocando em prática a solidariedade nas relações sociais.


Atividades de valorização do idoso também são desenvolvidas e, nelas, os alunos reconhecem a importância dos mais velhos para a sociedade, bem como a conscientização de que os mesmos precisam receber assistência, atenção, carinho e respeito dos mais jovens.


Nas atividades de valorização das profissões os alunos refletem sobre a importância de cada profissão para a sociedade, como é o dia a dia dos profissionais entrevistados, a formação acadêmica necessária para desempenhar a função, dificuldades e vantagens da ocupação.


O professor tutor medeia as dinâmicas e atividades, ajudando no crescimento do aluno em todas as suas dimensões intelectuais e na formação de seu caráter. Cabe ao tutor respeitar o modo de ser do outro, mas ser exigente no que o aluno pode e deve dar de si na construção de sua personalidade.


A Tutoria tem uma repercussão muito positiva. Os alunos gostam de participar das aulas e expor suas opiniões. Percebe-se, com o tempo, muitas mudanças de atitudes, mais compreensão com os colegas e maior aceitação da diversidade.


ANTERIOR PRÓXIMO



TÓPICOS RELACIONADOS