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NORMAS



27.02.2015
Inf. 22/04 | Unigincana Jr. / elaboração das tarefas

Introdução. A Unigincana Jr. tem tarefas realizadas ao longo das três primeiras semanas e tarefas realizadas nos dois dias de encerramento. Algumas destas tarefas são fixas, outras são variáveis.

 

As tarefas fixas ― que não são objeto de discussão ― são:

arrecadação de donativos,

organização do QG,

confecção da bandeira,

elaboração do grito de paz e

estafeta com quatro estações.

 

Verifique no anexo o enunciado de cada uma das tarefas fixas.

 

As tarefas variáveis são classificadas quanto à natureza, à pontuação e à forma.

 

As tarefas quanto à natureza podem ser antecipadas ou surpresa. As tarefas antecipadas são aquelas que são anunciadas na primeira reunião geral das equipes; as tarefas surpresa são aquelas que são anunciadas no decorrer da Unigincana Jr. (algumas, nos dois últimos dias).

 

As tarefas quanto à pontuação podem ser de cumprimento ou de competição. As tarefas de cumprimento são aquelas em que a simples realização dá direito à equipe a uma determinada pontuação; as tarefas de competição são aquelas em que a equipe que cumpri-la antes ou melhor recebe uma pontuação maior.

 

As tarefas de competição deverão ser elaboradas de tal modo que o resultado não dê facilmente margem a questionamentos dos perdedores. Não são adequadas, por exemplo, tarefas como “a gargalhada mais alta” (como medir?) ou “o homem mais feio” (quem decide e com que critérios?)

 

As tarefas quanto à forma podem ser esportivas, recreativas ou culturais.

 

Ao elaborar as tarefas variáveis, a equipe deverá levar em consideração alguns aspectos. Uma das primeiras tarefas deve ser bastante animada, para envolver logo todos os presentes. Tarefas antecipadas em que os participantes tiveram de se maquiar ou se fantasiar devem estar entre as primeiras. Tarefas que tenham apenas adultos (no primeiro dia, à noite) devem ser alternadas com tarefas que tenham adultos e crianças. Tarefas bastante animadas devem ser alternadas com tarefas mais calmas.

 

Importante ainda perceber que as  tarefas devem buscar manter os participantes em permanente euforia, e, logo, com um burburinho constante — tarefas de declamação de poesia, por exemplo, são inadequadas.

 

Cada tarefa deverá ter um enunciado claro e preciso, buscando-se eliminar todas as possíveis dubiedades e situações que gerem reclamações. 

 

Por exemplo:

ao invés de dizer “Cada equipe trará um time de basquete com seis pessoas”, que levantará a dúvida se as pessoas são ou não necessariamente membros da equipe e/ou se são crianças ou adultos, se dirá “Cada equipe formará um time de basquete com seis elementos, escolhidos entre os adultos da equipe”,

ao invés de dizer “A equipe apresentará uma peça em três minutos”, que fará com que algum adversário cronometre o tempo e reclame por um segundo a mais ou a menos, se dirá “A equipe apresentará uma peça em cerca de três minutos”.

 

Ao estimar a duração de cada tarefa, deve-se considerar o tempo gasto com o desenvolvimento da tarefa em si, bem como o tempo para a preparação das equipes e o local onde ela será realizada.

 

A equipe deve definir também os materiais necessários para a consecução de cada tarefa.

 

Além disso, a equipe deverá estar atenta ao que segue.

 

Tarefas ao longo das três primeiras semanas. Neste período haverá:

tarefa extra, anunciada na terça-feira para ser apresentada na quinta-feira — uma,

tarefa surpresa, anunciada na sexta-feira através do site do Unificado para ser apresentada individualmente na segunda-feira seguinte — uma,

tarefas relâmpago, anunciadas ou no recreio de quarta-feira no prédio central ou no recreio na ida à Escola de Campo, para serem realizadas no mesmo recreio — uma em cada espaço.

 

Todas estas tarefas deverão ser surpresa e de competição.

 

Percebe-se que a tarefa extra demanda alguma preparação prévia da equipe, mas as tarefas surpresa e relâmpago não.

 

Tarefas do primeiro dia à noite. Neste momento, com pais e alunos, com duração de cerca de 2 h, são realizadas doze tarefas, sendo quatro fixas e oito variáveis.

 

As quatro tarefas fixas (donativos, QG, bandeira e grito de paz) iniciam o evento, seguindo-se das oito tarefas variáveis, as quais devem obedecer aos seguintes critérios:

seis deverão ser surpresa, intercaladas entre as outras duas, antecipadas,

duas deverão ser de cumprimento, intercaladas entre as outras seis, de competição,

quatro deverão ser recreativas e duas deverão ser recreativas.

 

É importante que várias tarefas envolvam pais e filhos.

 

Tarefas do segundo dia à tarde. Neste momento, com apenas alunos, com duração de cerca de 3 h (pois há o recreio de 30 min e a premiação, também de 30 min), são realizadas dez tarefas, sendo duas fixas e oito variáveis.

 

As duas tarefas fixas (grito de paz e estafeta) iniciam o evento, seguindo-se das oito tarefas variáveis, as quais devem obedecer os seguintes critérios:

seis deverão ser surpresa, intercaladas entre as outras duas, antecipadas,

duas deverão ser de cumprimento, intercaladas entre as outras seis, de competição.

 

Pontuação. Para definir a pontuação de cada tarefa, deve-se levar em conta o que segue.

 

A Unigincana Jr. vale 1.200 pontos, assim distribuídos: 200 pontos para as tarefas ao longo das três primeiras semanas, 600 pontos para as tarefas da noite do primeiro dia e 400 pontos para as tarefas da tarde do segundo dia.

 

O valor total das tarefas da noite do primeiro dia é maior por incluir:

arrecadação de donativos: 120 pontos,

organização do QG: 40 pontos,

bandeira: 30 pontos e

grito de paz: 20 pontos.

 

Dos 390 pontos restantes:

tarefas antecipadas (que “dão trabalho” à equipe): cerca de 120 pontos,

tarefas que envolvem apenas sorte: cerca de 60 pontos e

demais tarefas: cerca de 210 pontos.

 

Os 400 pontos das tarefas da tarde do segundo dia são assim distribuídos:

grito de paz: 10 pontos,

estafeta: 60 pontos,

tarefas antecipadas: cerca de 100 pontos e

demais tarefas: cerca de 230 pontos.

 

Via de regra, tarefa que envolve mais participantes deve valer mais que tarefa que envolve menos participantes.

 

Se a tarefa for de competição, a tabela abaixo mostra o valor de acordo com a classificação.

 

1º lugar 2º lugar 3º lugar 4º lugar
60 45 30 15
50 40 30 20
40 30 20 10
30 20 10 5
20 15 10 5

 

A orientação sobre a organização da Unigincana Jr. está no PO 104.

Arquivos para download

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