Itajaí - Centro
47 3045-5200
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



01.10.2013
Inf. 30/03 | Uso do caderno

Ao ministrar suas aulas, a professora regente faz uso, entre outros materiais, da apostila, do caderno e de folhas avulsas. Com relação a estes três materiais, a ordem de prioridade no uso é exatamente esta: apostila, caderno e folhas avulsas.  O uso da apostila não será discutido aqui.

 

No 1º do Fundamental, usamos um caderno grande, de 96 folhas, brochura. O caderno é dividido em três partes, ficando uma parte para registro de vocabulário e as outras duas partes para a realização de exercícios. Tarefas são passadas em folhas avulsas, e armazenadas numa pasta.

 

No 2º, 3º e 4º do Fundamental, usamos um caderno grande, de 96 folhas, para atividades em sala, e um caderno pequeno, de 48 folhas, para tarefas de casa — ambos brochura. No caderno de atividades, no início de cada dia, os alunos do 3º e 4º do Fundamental registram o planejamento diário. Em ambos os cadernos as disciplinas sucedem-se continuamente.

 

No 5º do Fundamental, usamos dois cadernos grandes, de 96 folhas, brochura, para atividades em sala e tarefas de casa. Um deles é dividido ao meio, ficando uma metade para Português e a outra para Matemática; o outro é dividido em quatro partes, ficando uma parte para História, outra para Geografia, outra para Ciências e outra para Inglês. Na parte de Português, no início de cada dia, os alunos registram o planejamento diário.

 

O planejamento diário é algo assim:

 

Itajaí, 6 de maio de 2012

 

  1. Educação Física
  2. Inglês
  3. Correção da tarefa
  4. Revisão de Geografia (págs. 20 a 30)
  5. Avisos e tarefa

 

As atividades de sala são, entre outras:

anotação de esquemas e resumos de conteúdos  trabalhados,

realização de atividades propostas pela apostila,

resolução de exercícios de fixação e de exercícios em geral,

colagem de recortes,

registro de texto coletivo,

reescritura de produção de texto,

treino ortográfico e registro de vocabulário,

planejamento cooperativo do Tema de Investigação,

atividades relacionadas à leitura dos paradidáticos.

 

 

As folhas avulsas, com exercícios e atividades diversas visando complementar as atividades da apostila, são usadas quando a atividade for de diagramação complexa (por exemplo, um caça-palavras ou uma cruzadinha) ou quando se deseja otimizar a utilização do tempo (pois o aluno não precisa copiar do quadro-negro). Via de regra, usam-se menos folhas nas séries mais adiantadas, já que os alunos estão mais ágeis na escrita.

Arquivos para download

Inf. 30 Uso do caderno DOWNLOAD