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NORMAS



19.10.2018
Inf. 58/03 | Treinamento do digitador das matrículas

 

Antes de começar o treinamento, providencie uma carteira de identidade e uma carteira de motorista e fotocopie uma certidão de nascimento, um boletim e um atestado de frequência de seu arquivo. Preencha formulário GD 06 (de concessão de bolsa) de acordo com o caso escolhido para treinamento (veja os anexos). Solicite CPFs ao gerente de Receitas.

 

Então, explique ao trainee que uma matrícula compreende duas tarefas: lançar ou atualizar os dados pessoais do aluno e de seus pais (pág. 2 do Manual) e fazer a matrícula deste aluno (pág. 8 do Manual). Além disso, há também documentos a serem impressos (pág. 10 do Manual). 

 

Naturalmente, comece pelos dados pessoais, seguindo o caminho Cadastro > Pessoa > Aluno > Dados Pessoais. Faça com ênfase a distinção entre o procedimento para aluno veterano e para aluno novato, explicitadas no alto da pág. 2 do Manual. Se o digitador for novato em ASP Escola, explique claramente como encontrar um nome no sistema.

 

Então, escolha um aluno veterano qualquer e, na aba Aluno, passe em cada item da tela: CPF, RG, nome, data de nascimento, local de nascimento, nacionalidade etc. Em seguida, vá para a aba Filiação, e novamente passe em cada item da tela.

 

Por fim, explique o que é um “terceiro” (pág. 7 do Manual). Então, siga o caminho Cadastro > Pessoa > Terceiro > Cadastro, digite +joao+, selecione um nome qualquer, e passe em cada item da tela.

 

Em seguida, passe para o lançamento dos dados pessoais de um aluno novato.

 

Atenção! O “nome” do aluno deve ser Teste+Unidade+Trainee+Ano.

 

Exemplo

Se o trainee for Camila Mendes e estiver fazendo um teste para 2019 em Itapema, o nome do aluno será Teste Itapema Camila Mendes 2019.

 

Peça para o trainee abrir o Manual na pág. 2. Pegue o caso e se ponha no papel do aluno e de quem o acompanha. Peça para o trainee ir fazendo as perguntas (qual seu nome?, qual o número do CPF?, qual o endereço?) e vá dando as respostas. Pegue o documento de identidade e mostre onde estaria o dado, se aquele fosse o documento do aluno ou do contratante.

 

Reforce que, em um caso real, os dados devem ser coletados do documento.

 

Explique como usar o CEP, distinguindo cidade de CEP único (como Itapema) de cidade com CEP por rua (como Itajaí e Balneário), conhecido ou desconhecido. Enfatize a maneira correta de digitar o endereço. Comente os detalhes: se a nacionalidade for brasileira, digite 1; se o DDD não for 47, ponha entre parênteses; se o novato é oriundo de escola de fora da região (isto é, de cidade que não esteja entre Barra Velha e Bombinhas), digite 18; etc. 

 

Na aba Filiação, frise que os dados do contratante (isto é, o responsável financeiro) são absolutamente essenciais ― particularmente, nome completo, CPF e endereço completo. Saliente que se o contratante é um terceiro, preencher adequadamente a aba Terceiros é fundamental.

 

Vá agora para a matrícula, para “matricular” este ano que acabou de cadastrar, conforme descrito na pág. 8 do Manual. Se o ano seguinte ainda não tiver sido parametrizado (o que ocorre no início de novembro), o aluno será “matriculado” no ano em curso.

 

Na aba Matrícula, dê atenção ao responsável acadêmico. Na aba Financeiro, volte a falar do responsável financeiro, fale da responsável financeiro, explique a diferença entre eventos financeiros obrigatórios e opcionais, fale dos percentuais e dos motivos das bolsas, oriente para sugerir a encomenda do material didático. Então, simule algumas situações: plano de pagamento de mensalidade em 11 vezes, vencimento das mensalidades dia 10, bolsa de 20% por negociação do DU, material didático à vista, etc. No final, lance os dados do caso escolhido, e salve.

 

Por fim, faça as impressões de carnê, ficha de inscrição e atestado de vaga, seguindo as orientações da pág. 10 do Manual.

 

Ao final do treinamento, encaminhe ao gerente de Receitas a documentação gerada. (Recebendo, o gerente mudará a situação da matrícula para ‘erro de digitação’.)

Arquivos para download

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Caso 2 DOWNLOAD
Caso 3 DOWNLOAD
Caso 4 DOWNLOAD
Inf. 58 Treinamento do digitador das matrículas DOWNLOAD