Itajaí - Centro
47 3045-5200

SAIBA MAIS / Respeito Mútuo

Combinados no Unificado School

 


 


(1) Cuidados com a sala de aula / some cares in the classroom


Ao chegar, organize seus materiais de uso pessoal.


Evite deixar a mochila e a lancheira espalhadas pela sala.


Deixe a garrafa de água sempre fechada.


Após usar os materiais coletivos, guarde-os em ordem e no lugar certo.


Cuide para que aparas de lápis e papéis recortados não caiam no chão.


Não rabisque mesas, carteiras e paredes.


Não coloque os pés sobre as cadeiras.


Jogue o lixo na lixeira.


Mantenha seu espaço limpo e em ordem.


Apague a luz e feche a porta, se for o último a sair da sala.


 


(2) Atitudes em sala de aula / attitudes in the classroom 


Respeite colegas e professores.


Utilize palavras cordiais: “por favor”, “obrigado”, “desculpe”, “com licença”.


Sente-se corretamente.


Fale em um tom agradável e nunca ao mesmo tempo que outro colega.


Evite caminhar pela sala sem necessidade.


Ouça com atenção as explicações de seu professor.


Se desejar falar, levante a mão.


Não interrompa a aula mudando o foco do tema exposto.


Não faça comentários que ofendam seu professor e seus colegas.


Respeite as diferentes opiniões.


 


(3) Utilização dos banheiros / the use of the bathroom


Respeite os colegas que estão utilizando os banheiros.


Antes de abrir a porta do reservado observe se não há alguém utilizando.


Abra e feche a porta com cuidado, sem chutá-la.


Faça suas necessidades no vaso sanitário.


Não jogue papel no vaso sanitário.


Após utilizar o vaso sanitário, dê a descarga.


Lave e seque as mãos após utilizar o reservado.


Evite espirrar água no espelho.


Jogue o papel toalha utilizado no lixeiro.


Procure ser rápido na ida ao banheiro.


Economize papel higiênico, água, sabonete e papel toalha.


Solicite ajuda das zeladoras quando perceber falta de materiais ou de limpeza nos banheiros.


Não brinque no banheiro.


 


(4) Utilização do parquinho / the use of the playground


Respeite a vez de seus amigos no uso dos brinquedos.


Em caso de conflito, chame algum adulto para resolver o problema.


Respeite as orientações das auxiliares que estiverem no parquinho.


O parquinho é para brincar, não para lanchar.


 


Então, brinque bastante, mas...


Não vá muito alto no balanço e só desça quando estiver parado.


Não passe atrás do balanço.


Suba no escorregador pela escada, sem pular nas cordas.


Não faça trenzinho no escorregador nem no túnel.


Não suba pela parte externa do túnel.


Zele pelos brinquedos.


 


(5) Entrada e saída / entrance and exit


Respeite os horários de entrada e saída da escola.


Ao chegar, cumprimente as pessoas que estiverem na porta de entrada.


Passe a carteirinha no leitor ótico.


Evite deixar a mochila jogada no pátio.


Não brinque de pega-pega nos corredores ─ nem na entrada nem na saída.


Batendo o sinal de início das aulas, entre na fila e acompanhe sua professora até a sala de aula.


Caminhe (não corra) pelos corredores.


Desça para o recreio em fila e retorne à sala de aula em fila.


Batendo o sinal de término das aulas, entre na fila e acompanhe sua professora até o pátio.


Aguarde seus responsáveis no pátio, evitando tumulto na porta de saída.


Quem usa transporte escolar, deve aguardá-lo em fila próximo à porta de saída.


12. Ao sair, despeça-se das pessoas que estiverem na porta de saída.


 


(6) Uniforme e Material Didático / uniform and teaching material


Use o uniforme completo todos os dias, com todas as peças identificados com seu nome.


Evite casacos coloridos.


Nos dias mais frios, certifique-se que a peça por cima de todas as outras tenha a logomarca do Unificado.


Em dia de práticas esportivas, use calçados adequados.


 


Traga sempre todo o material necessário para as aulas, com todos os itens identificados com seu nome.


Mantenha o material didático organizado; aquilo que não estiver usando, ponha sob sua mesa ou dentro da mochila.


Reponha os materiais que forem acabando.


Evite trocar materiais com seus colegas.


Tenha cuidado ao usar cola líquida (se colocar demais pode colar as páginas).


Cuide para não molhar, rasgar ou estragar seu material.


 


(7) Utilização da cantina e do refeitório / the use of the canteen and the cafeteria


O momento no refeitório deve ser silencioso.


Respeite os funcionários da cantina e da escola e os colegas que estão comendo.


Não fale de boca cheia.


Preserve os móveis, sentando corretamente e não colocando os pés nos bancos.


Tome cuidado para não derrubar os alimentos, mas, caso ocorra um acidente, peça ajuda de um adulto para auxiliar na limpeza.


Se trouxer alimentos de casa cuide para que sejam saudáveis.


 


Cantina


Ao usar a cantina, respeite na fila, não se distraindo para não perder seu lugar e não passando na frente dos colegas.


Entre na fila já sabendo o que quer comer, para não atrasar seus colegas.


Ao sair da mesa, verifique seus pertences, jogue o lixo na lixeira correta e deixe a mesa limpa para os próximos colegas.


Primeiro lanche, depois brinque.


 


Refeitório


No almoço, forme fila e espere sua vez para servir-se no buffet.


Sirva-se somente do que vai realmente comer, evitando desperdício.


Após o almoço, raspe o resto de comida no local indicado e guarde a louça suja na bacia, cuidando com os pratos e os talheres.


 


(8) Utilização da biblioteca / the use of the library


Ao entrar, locomover-se ou sair da biblioteca, caminhe com tranquilidade.


Faça silêncio e, quando necessário falar, fale baixo.


Sente-se adequadamente onde for mais confortável para você: nos bancos ou nas almofadas.


Não coma na biblioteca.


Cuide dos livros, deixando-os sobre a mesa após o uso, para serem corretamente repostos na prateleira.


Use o computador somente com autorização, respeitando sua vez e o tempo de uso.


Assista a TV em silêncio.


Peça permissão para ir ao banheiro ou tomar água.


Respeite o funcionário responsável.


Respeite a data de entrega dos livros emprestados pela biblioteca, entregando-o no mesmo estado em que o retirou.


 


(9) Atitudes na aula de Artes e de Educação Física / attitudes in Arts and P.E. classes


Ao se dirigir para as aulas de Artes e de Educação Física, forme fila, ande devagar e em silêncio pelos corredores.


Respeite o professor.


 


Artes


Sente-se adequadamente nos bancos.


Ouça com atenção a explicação e a orientação para o bom uso dos materiais.


Execute as atividades propostas com capricho e dedicação.


Mantenha a organização dos materiais.


Ajude a colaborar com a organização da sala, mantendo-a limpa.


 


Educação Física


Use roupas e tênis adequados à prática esportiva.


Ouça com atenção as orientações e explicações para o bom andamento das atividades.


Aja com espírito de equipe.


Zele pela limpeza do ginásio.


 


 


(10) Atitudes nas “escolinhas” / attitudes during the extra classes


Seja assíduo às aulas das escolinhas.


Use a roupa adequada para cada escolinha.


Lanche antes do início da escolinha.


Aguarde o professor no local combinado.


Suba (e desça) as escadas com cuidado, sem correr ou pular degraus.


Guarde mochilas e materiais nos locais estipulados pelos professores.


Preste atenção durante a explicação das atividades.


Cuide dos materiais e dos objetos usados durante as aulas.


Zele pela limpeza dos espaços utilizados.


Saia apenas após a liberação do professor, e aguarde quem vem lhe buscar no local combinado.


 


(11) Atitudes dos pais em casa / parents attitudes at home


Acompanhar a rotina escolar (agenda, tarefas, provas...).


Mostrar a importância de cuidar de seu material e tê-lo completo e sem excessos


Deixar o uniforme sempre em condições de uso


Não permitir trazer celular para a escola


Não permitir trazer brinquedo para a escola fora do “dia do brinquedo”


Valorizar a ida à Escola de Campo


Evitar trazer o filho atrasado ou buscar antecipado; neste último caso, informar via agenda


Ao chegar à escola, estacionar o carro em local permitido


Cumprimentar as pessoas ao chegar e ao sair da escola


Quando chamado pela escola, disponibilizar horário


Incentivar o uso correto do banheiro


Incentivar o respeito aos professores e funcionários


Falar do respeito às diferenças


Fomentar ações solidárias


Buscar participar de palestras promovidas pela escola


 


 


 


 


 


Revisado em 28/novembro/2018