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SAIBA MAIS / Sustentabilidade no Unificado

"Pensando no Futuro"

 


Os problemas ambientais ― poluição industrial, consumo desenfreado, mudanças climáticas, enchentes ― cada vez mais constantes têm feito com que, como nunca, as questões relacionadas ao meio ambiente sejam grandemente debatidas.


 


A conscientização das futuras gerações para que veja a preservação ambiental não como uma barreira ao desenvolvimento, mas, sim, como um princípio básico para toda a sociedade, é fundamental. Não há dúvida que a escola representa o ponto de partida para essa nova visão de futuro, sendo a força motriz na formação de cidadãos mais críticos e comprometidos com a sustentabilidade ambiental.


 


Com estas premissas, o Unificado busca dar sua contribuição através do projeto “Pensando no Futuro”, com ações desenvolvidas em suas unidades e na Escola de Campo. Este projeto se alicerça em três eixos ― destinação de resíduos, redução de impactos ambientais e reutilização de materiais.


 


Destinação de resíduos


Visando conscientizar os alunos sobre a importância ambiental da destinação correta dos resíduos, em cada unidade do Unificado há um ecoponto, isto é, um local de coleta de óleo de cozinha usado e de e-lixo (lixo eletrônico, como celulares, DVDs, mouses, teclados).


 


Parte do óleo de cozinha é encaminhado para uma empresa que o reutiliza na fabricação de biodiesel; o restante é enviado à Escola de Campo. O e-lixo é encaminhado para uma cooperativa de reciclagem, que separa os componentes e dá a destinação adequada a cada tipo.


 


Além disso, em vários pontos em cada unidade há coletores para a destinação do lixo comum produzido por alunos e professores ― um para lixo reciclável e outro para lixo não-reciclável. O personagem Zé Limpinho atua no recreio incentivando de forma lúdica os alunos a utilizarem adequadamente os coletores.


 


Redução dos impactos ambientais


Objetivando promover a conscientização de que as atividades que são desenvolvidas na Escola de Campo (assim como em qualquer outro lugar) impactam o meio ambiente e de que o plantio de árvores é uma maneira de minimizar estes impactos, os alunos andam pelas trilhas da Escola de Campo coletando sementes de plantas nativas. Estas sementes, e outras que os alunos trazem de casa, são postas para germinar em uma estufa. As mudas resultantes deste processo são plantadas em área degradada da própria Escola de Campo.


 


Adicionalmente, os alunos percebem que esta atividade promove a manutenção da diversidade da flora e da fauna.


 


Reutilização de materiais


Os “três Rs” do consumo consciente são reduzir, reutilizar e reciclar.


 


O conceito de redução é trabalhado na feira de trocas ― os alunos trazem objetos que não utilizam mais em sua casa e trocam uns com os outros, numa atividade onde o que interessa é a necessidade de cada um e não o valor monetário de cada peça.


 


O conceito de reutilização de materiais é trabalhado nas aulas de Práticas Vivenciais e de Habilidades Manuais, com a construção de artefatos com materiais rejeitados em casa, e nas aulas de Arte do 9º do Fundamental com a produção de obras de arte para exposição na Feira do Conhecimento.


 


O conceito de reciclagem de materiais é trabalhado nas aulas de Práticas Vivenciais, com a fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha usado coletado nos ecopontos.


 


 


 


Elaborado em 4/julho/2016