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NORMAS



28.08.2013
Inf. 67/01 | Educação Física no Kids

 

As atividades de Educação Física propostas aos alunos no Kids devem contemplar uma ou mais de uma das valências descritas abaixo.

 

 

Esquema Corporal

Objetivo: conhecer e interpretar as partes do corpo em relação ao ambiente externo e aos amigos do grupo praticante da atividade

Resultado: proporcionar alta noção de tempo e espaço, determinante para os jogos coletivos que serão vivenciados no futuro

 

Lateralidade

Objetivo: desenvolver o sistema nervoso central SNC, buscando otimizar respostas de deslocamentos e adaptações aos espaços  físicos do ambiente frequentado (salas, corredores, quadras, mesas de jogos)

Resultado: proporcionar adaptação mais fácil a ambientes desconhecidos, aguçando a capacidade de memorização e diminuindo o tempo gasto para reconhecer trajetórias

 

Freio Inibitório

Objetivo: desenvolver os aparelhos locomotores ativos e passivos juntamente com a coordenação motora ampla, a fim de gerar respostas rápidas às demandas inéditas e inesperadas de trocas de direção dos companheiros ou surgimento de obstáculos acidentais

Resultado: buscar evitar os acidentes promovidos pelo crescimento corporal constante desta zona cronológica (tais como derrubar copos ao tentar segurá-los, bater em quinas de mesas, tropeçar com frequência, bater nos amigos que já estão parados em uma fila)

 

Equilíbrio dinâmico

Objetivo: desenvolver e estimular a maturação dos  neurotransmissores responsáveis pela identificação da posição do corpo em relação ao espaço em que está inserido.

Resultado: permitir ao indivíduo sofrer choques, variações de velocidade, mudanças de direção em altíssima intensidade sem a ocorrência de quedas ou perda da eficiência motora

 

Equilíbrio recuperado

Objetivo: estimular o desenvolvimento e a maturação dos músculos antagonistas aos movimentos de saltos e corridas, pois na retenção do impacto de cada uma das atividades precitadas existe um recrutamento motor liberado sobre estes grupos musculares antagonistas (quadríceps femoral etc.)  

Resultado: permitir ao indivíduo saltar, correr, rolar, mergulhar, girar e voltar à posição inicial em contato com o solo ou outro implemento, de forma harmoniosa e sem traumas

 

Equilíbrio estático

Objetivo: treinar  e capacitar o sistema de contração muscular involuntária, responsável por manter o corpo crescendo alinhado e dentro da postura correta para cada faixa etária.

Resultado: capacitar o indivíduo a executar tarefas em condições desfavoráveis e sobre a influência do peso gravitacional em partes isoladas do corpo (tais como subir escada e trocar uma lâmpada, andar de bicicleta e carregar uma sacola, lavar janelas ficando na ponta dos pés)

 

Motricidade ampla

Objetivo: estimular  o desenvolvimento do sistema cognitivo e sensorial, responsáveis  pelo recrutamento muscular eficiente

Resultado: permitir ao indivíduo executar movimentos de alta complexibilidade, utilizando deslocamentos assimétricos com ou sem a presença de implementos físicos (bolas, arcos , cordas...)

 

Motricidade fina

Objetivo: desenvolver a  concentração e estimular o recrutamento das pequenas unidades motoras as quais não são dotadas de uma força concêntrica relevante, porém são de extrema funcionalidade para os gestos de alta precisão (costurar, escrever, digitar, tricotar)

Resultado: permitir ao individuo utilizar de maneira conjugada tanto unidades motoras grandes como unidades motoras mínimas

 

Coordenação óculo manual

Objetivos: tornar a  manipulação de objetos de pequeno e médio porte mais segura e desenvolta, bem como aumentar os estímulos de velocidade de reação e atos reflexos na parte superior do corpo (braços e tronco)

Resultado: permitir  ao indivíduo que possa manusear de forma segura objetos de alta complexidade  para a idade (tesouras, canetas, teclados), e, principalmente, obter reações de defesa corporal quando expostos  a situações de perigo eminente (receber objetos lançados pelos amigos e efetuar a sua apreensão ou esquiva )

 

Coordenação óculo pedal

Objetivo: tornar a  manipulação de objetos de pequeno e médio porte mais segura e desenvolta, bem como aumentar os estímulos de velocidade de reação e atos reflexos na parte inferior do corpo (quadris, pernas e pés)

Resultado: facilitar a prática de desportos que se baseiam na força e coordenação dos membros inferiores (ciclismo, futebol, atletismo), e também proporcionar aos indivíduos um vasto repertório motor associados aos atos reflexos, que são responsáveis pela integridade física do corpo durante atividades do cotidiano (desviar-se de um brinquedo em movimento, saltar uma poça de água, reagir de forma proativa aos incidentes de trânsito)

 

 

Consultor: Prof. Marlon Izair da Luz (CREF 5590-SC)

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