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UNIQUALI

NORMAS



31.05.2012
Inf. 15/01 | Alfabetização no Unificado

 

Em termos de alfabetização, como a criança que está no Unificado deve chegar ao final do 2º Período, 1º e 2º do Fundamental? Esta norma pretende responder esta pergunta.

 

No Unificado, a criança, ao final do 2º Período, deve chegar com coordenação motora fina e ampla desenvolvida, reconhecendo o próprio nome, as palavras da rotina e as letras do alfabeto (isto é, a grafia e o nome, mas não necessariamente o som, e não necessariamente em ordem), atingindo o nível silábico. Tão importante quanto isto é que a criança chegue com uma organização própria para uma sala de aula. Esta organização compreende realizar atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal, atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção, atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social e ainda atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.

 

A criança deve chegar ao final do 1º do Fundamental reconhecendo as letras do alfabeto e seus sons (grafema e fonema), isto é, fazendo relações sonoras, da palavra com o texto e da palavra em diferentes situações, atingindo o nível silábico-alfabético.


A criança deve chegar ao final do 2º do Fundamental no nível alfabético, com ganho de ortografia, escrevendo pequenos textos (com começo, meio e fim), arriscando pontuação e divisão silábica, reconhecendo alguns gêneros.


Observe-se que, naturalmente, estes objetivos devem respeitar as diferenças e entender que nem todos os alunos os atingirão.


Em resumo, o aluno do Unificado deve: começar o 2º Período no nível pré-silábico, terminar o 2º Período (e começar o 1º do Fundamental) no nível silábico, terminar o 1º do Fundamental (e começar o 2º do Fundamental) no nível silábico-alfabético e terminar o 1º trimestre do 2º do Fundamental no nível alfabético.


Fica claro que devemos dar ênfase ao longo do 1º do Fundamental a questões importantes, tais como propiciar ao aluno um ambiente rico
em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade e estimular a criatividade como elemento de auto-expressão.


O aluno que terminar esta série no nível silábico-alfabético, no 1º trimestre do ano seguinte deslancha e chega ao nível alfabético.



 

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