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NORMAS



19.08.2014
Inf. 19/07 | Orientação ao Coordenador de Turno do Fundamental II e Médio

Inicialmente, o Coordenador de Turno deve conhecer o sistema de avaliação da instituição, que está descrito no PO 37, e os critérios de aprovação e reprovação, que estão no PO 59. Em seguida, deve estudar as tarefas cotidianas do CT, lendo a Inf. 78. Tendo esta noção geral, deve ver o que o espera a cada mês, descrito a seguir.

 

Em fevereiro, preparando-se para o início das aulas, o CT deve verificar como se atende um aluno novato, lendo o PO 89, como se atende alunos com necessidades especiais, estudando o PO 39, e como se faz o ensalamento, seguindo a Inf. 31. Em seguida, vê como se controla a frequência dos alunos, analisando o PO 03, e como é a rotina de entrada e saída dos alunos na sua unidade. Então, vê como se acompanha as tarefas de casa, estudando o PO 25 (e o PO 36, que traz as orientações ao professor). 

 

Neste mês ainda, o CT deve ler o PO 50, para ver como o Unificado entende que se deve manter a disciplina, e o PO 06, para saber como atender um aluno excluído de sala. 

 

O início das aulas exige do Coordenador de Turno atenção a uma série de tarefas, detalhadas na Inf. 51; particularmente, deve estudar o PO 26, que disserta sobre o primeiro dia de aulas, e a PO 78, que trata da reunião inicial dos pais.

 

Em março, o CT deve orientar os professores sobre como dar a nota livre ― usando o PO 16 ― e como proceder nas segundas chamadas de Trabalhos ― usando o PO 13. Também vê como acompanha a execução dos planejamentos, lendo o PO 47, e como se dá a aplicação das provas, dissecando o PO 10. 

 

Ainda neste mês, o CT deve ver como se organiza o momento cívico, estudando a Inf. 24, e como funciona o reforço escolar, lendo a respectiva norma: Inf. 59 para Fundamental II, Inf. 75 para 1º e 2º do Médio e Inf. 64 para Terceirão.

 

Particularmente, o CT que atua:

no 6º do Fundamental lê o PO 04, que trata das idas à Escola de Campo,

no Fundamental II lê o PO 85, sobre a escolha os representantes de turma,

no Médio trabalha a Dependência, orientando-se pelo PO 70.

 

Em abril, o CT lê o PO 43, que lhe orienta a acompanhar o desempenho dos alunos no 1º trimestre, e se prepara para os Conselhos de Classe — lê o PO 35 para saber como funcionam os pré e pós-Conselhos e o PO 30 para saber como preparar e conduzir o Conselho propriamente dito. Neste mês ainda, estuda o PO 18, para fazer acontecer o primeiro Simulado, relativo ao livro 1.

 

O CT que atua no Fundamental II deve ler o PO 107, que trata das assembleias (no âmbito da Tutoria).

 

Em maio, o CT estuda a Inf. 49, que fala da premiação do desempenho e o PO 64, que trata da segunda chamada de provas.

 

O CT que atua no Terceirão ainda deve ler o PO 20, que disserta sobre o Simulado do segmento, e o PO 12, que trata da Segunda Prova.

 

Em junho, o CT estuda o PO 22 para conduzir a Recuperação Trimestral, relativa ao 1º trimestre.

 

Em julho, o CT lê o PO 11, para saber acompanhar o desempenho dos alunos no 2º trimestre.

 

Em setembro, o CT acompanha o desempenho dos alunos no 3º trimestre, estudando o PO 19.

 

Por fim, em novembro, o CT se prepara para os Exames: orienta, com base no PO 46, os professores a darem o atendimento aos alunos antes do Exame, estuda o PO 33, que descreve a sistemática da avaliação, e disseca os PO 44 e PO 109, que tratam dos Conselhos de Classe do final do ano.

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