◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.05.2015
Inf. 37/02 | Introdução e uso da letra cursiva

Consideramos três tipos de letra: caixa alta, script e cursiva.

 

Na Educação Infantil e no 1º do Fundamental, professora e aluno usam a caixa alta.

 

No 2º do Fundamental, a professora inicia o ano usando a caixa alta, e, seguindo o ritmo da turma, vai passando, sucessivamente, para caixa alta e script em paralelo, apenas script, script e cursiva em paralelo e apenas cursiva. (Em paralelo significa metade do quadro numa letra e metade em outra letra.) Idealmente, a cada trimestre a professora estaria usando uma letra: caixa alta no primeiro, script no segundo e cursiva no terceiro.

 

Tudo que o aluno copia do quadro deve ser copiado na “letra do trimestre”, a fim de que aprenda o traçado. No entanto, ele pode usar a letra que desejar nas tarefas, produções de texto e sabidinhos.

 

No 3º do Fundamental, a professora já inicia o ano usando a cursiva. A partir desta série, o aluno copia do quadro e faz suas atividades escolhendo entre a script e a cursiva; o uso da caixa alta é coibido.

 

A partir do segundo semestre do 3º do Fundamental, quando a professora perceber que a letra do aluno é de difícil leitura, cabe a ela informar o Coordenador de Turno. Este deve informar à família, que, poderá inscrever o aluno no Programa de Caligrafia, oferecido pelo Unificado e pelo Unilíder nas aulas de apoio.

Arquivos para download

Inf. 37 Introdução e uso da letra cursiva DOWNLOAD