◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



26.04.2018
Inf. 88/02 | Elaboração dos Trabalhos no Fundamental I

 

Nas reuniões pedagógicas dedicadas à elaboração dos planejamentos, o grupo de regentes de cada série define, por disciplina, o tipo de Trabalho que será aplicado, os conteúdos abordados e a data de aplicação. O valor do Trabalho deverá obedecer à distribuição de créditos enviada pela DEn.

 

Todas as unidades devem aplicar o mesmo tipo de Trabalho seguindo os trâmites de um sabidinho. Deve ser elaborado por uma das professoras (conforme tabela de divisão de tarefas), analisado pela equipe e pela facilitadora. Neste momento, observações e sugestões são dadas para o aprimoramento da avaliação que, sendo aprovada pelo grupo, é enviada à assessora pedagógica.

 

As turmas do 2º e 3º do Fundamental têm dois Trabalhos por trimestre por disciplina. As turmas do 4º e 5º do Fundamental têm apenas um Trabalho por trimestre por disciplina, já se preparando para o Fundamental II.

 

Basicamente, há dois tipos de Trabalhos: as listas de exercícios e os demais tipos.

 

A lista de exercícios se assemelha a um sabidinho, geralmente é individual e normalmente é com consulta (2º ao 4º ano). No 5º ano do Fundamental, a consulta não é permitida.

 

Os demais tipos de Trabalho — produção de texto, leitura e interpretação de mapas, maquete, entrevista, pesquisa com apresentação, coleta de dados para cartaz, etc. — têm um roteiro, geralmente são em grupo e sempre são com consulta.

 

O roteiro dos Trabalhos segue o seguinte padrão:

cabeçalho (disciplina, valor, média);

título;

introdução;

passo a passo e

critérios de avaliação, com a distribuição de créditos.

 

É importante frisar que mesmo nos Trabalhos em grupo uma parte da avaliação deverá ser individual.

 

Todos os Trabalhos em grupo deverão ser feitos em sala de aula. Particularmente no 5º do Fundamental, já preparando para o Fundamental II, haverá Trabalhos em grupo feitos em casa: de uma disciplina no 1º trimestre, de duas disciplinas (incluindo a Feira do Conhecimento) no 2º trimestre e de três disciplinas no 3º trimestre.

 

No 5º do Fundamental, durante o último trimestre, dois dos Trabalhos (Matemática, Ciências, Geografia ou História) são aplicados em forma de um simulado que deve conter dez questões objetivas com três alternativas cada.

Arquivos para download

Inf. 88 Elaboração de Trabalhos no Fundamental I DOWNLOAD