◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



13.04.2016
Inf. 76/01 | Entrada e saída dos alunos do Kids

 

Entrada

Às 13h a assistente de Secretaria assume seu posto.

Às 13h o porteiro se dirige ao portão pequeno, abrindo-o, e se posiciona na calçada.

Às 13h a Coordenadora Pedagógica, munida de uma prancheta com o formulário GK 01 (Recado dos Pais), se dirige ao portão pequeno, ali ficando.

 

Chegando uma criança pequena (isto é, do Maternal), o responsável deve levá-la até a sala de aula, deixando-a com a monitora que lá se encontra.

Chegando uma criança grande (isto é, de outra turma), o responsável pode levá-la até a recepção ou até a sala de aula, mas também pode deixá-la ir sozinha.

Excepcionalmente, se o responsável por uma criança pequena não puder levá-la até a sala de aula (por estar com pressa, por exemplo), a CP pega a criança e a leva.

Chegando o transporte escolar, o motorista leva as crianças pequenas e acompanha as crianças grandes até a sala de aula.

Durante sua estada no portão, a CP anota no GK 01 os recados que os responsáveis passam (“preciso buscar o Pedro às 16h”, “este remédio deve ser dado para Clara às 15h”, por exemplo). Também conversa com os responsáveis de forma ligeira; se um deles quiser entabular uma conversação mais demorada, a CP diz que “está cuidando das crianças” naquele momento, e informa que a partir das 13h40 estará a sua disposição.

 

Às 13h a auxiliar de Coordenação vai a todas as salas e verifica se em cada uma há uma monitora; terminando esta tarefa, se dirige à recepção.

 

Percebendo que há criança grande vindo sozinha pelo caminho, a auxiliar a acompanha com o olhar e, quando esta chegar, a orienta a ir para a sala com atenção, sem brincar. De quando em quando, verifica se não há criança brincando no pátio ou na varanda; havendo, solicita que vá para sua sala.

 

Às 13h as monitoras esperam as crianças em suas salas, recepcionando-as.

 

A cada criança que chega, a monitora pendura (ou solicita que pendure) a mochila, retirando (ou solicitando que retire) a agenda. Distribui brinquedos a elas, ficando atenta às brincadeiras. Atende os responsáveis, anotando seus eventuais recados.

 

Às 13h30 as regentes chegam, se dirigem a sua sala e começam as atividades.

Às 13h40 a CP entra, entrega a prancheta com o GK 01 a sua auxiliar, e vai às salas, verificando o início das atividades.

 

A auxiliar de Coordenação passa a anotar no GK 01 recados dos pais atrasados.

 

Às 13h40 o porteiro fecha o portão, permanecendo na calçada.

 

Chegando uma criança após às 13h40, o porteiro abre o portão e solicita ao responsável que a acompanhe até a recepção. Chegando a criança, a auxiliar de Coordenação a acompanhe até a sala de aula.

 

Excepcionalmente, caso o responsável diga que não pode trazer a criança até a recepção, o porteiro interfona à assistente de Secretaria, solicitando que a auxiliar de Coordenação busque a criança e a leve até a sala de aula.

 

Às 14h a auxiliar de Coordenação vai de sala em sala colhendo com as monitoras os recados referentes a saídas mais cedo de crianças (informados pelos pais oralmente ou via agenda), anotando no GK 01, e repassando os recados de outra natureza que anotou.

 

Terminando, a auxiliar de Coordenação repassa para o formulário GK 02 (Entrega de Crianças) todos os recados referentes a saídas mais cedo de crianças, entregando à assistente de Secretaria. Entrega o GK 01 à CP.

 

Saída cedo (antes das 17h30 min)

Se o responsável previu que ele ou um terceiro precisaria pegar a criança mais cedo, e avisou, na hora combinada a monitora ajuda a criança a guardar seus materiais na mochila, descendo com ela até a Secretaria e deixando-a aos cuidados da assistente de Secretaria.

Chegando alguém para pegar a criança antes das 17h30, o porteiro abre o portão e interfona para a Secretaria, informando o nome da criança que sairá.

Então, a assistente de Secretaria verifica se a criança já está aguardando na Secretaria. Se não estiver, solicita à auxiliar de Coordenação que vá até a sala e peça para a criança vir. A monitora ajuda a criança a guardar seus materiais na mochila e uma das duas auxiliares acompanha a criança até a Secretaria.

Responsáveis ou terceiros que cheguem entre 17h15 e 17h30, mesmo que tenham solicitado, são convidados enfaticamente a esperar até às 17h30 para pegar a criança, sob o argumento de que os alunos estão encerrando suas atividades e organizando-se para a saída — além do que, faltam poucos minutos...

 

Saída

Às 17h30 as regentes encerram as atividades, dando início ao momento livre.

Às 17h30 o porteiro abre o portão pequeno e se posiciona na calçada.

Às 17h30 a CP se dirige ao portão pequeno, ali ficando.

Às 17h30 a auxiliar de Coordenação se dirige à recepção, ali ficando.

 

À medida que os responsáveis vão chegando, se dirigem à sala de aula e pegam seus filhos, saindo com eles. É importante ressaltar que criança não pode descer a escada sozinha.

Excepcionalmente, se um responsável de uma criança grande não puder entrar, o porteiro interfona à assistente de Secretaria, que pede à auxiliar de Coordenação que localize a criança. Localizando, a auxiliar a leva até o portão.

Chegando o transporte escolar, o motorista vai às salas e pega as crianças pequenas e acompanha as crianças grandes até a van.

 

Às 18h a auxiliar de Coordenação se dirige ao portão pequeno, ali ficando.

Às 18h a CP entra.

Às 18h as regentes vão embora, deixando as crianças remanescentes em sala com as monitoras.

Pouco antes das 18h15 cada monitora fecha as janelas da sala de aula e põe as cadeiras sobre as mesas, descendo com as crianças remanescentes até a sala ao lado da sala da Coordenação Pedagógica (“ponto de encontro”), ficando aí com elas.

 

À medida que os responsáveis vão chegando, pegam as crianças no ponto de encontro e saem com elas.

 

Às 18h15 todas as monitoras, exceto duas (segundo escala elaborada pela CP) vão embora.

 

As monitoras plantonistas ficam com as crianças remanescentes no ponto de encontro, entregando as crianças aos responsáveis, quando estes vierem buscá-las.

 

Às 18h15 a auxiliar de Coordenação entra e vistoria o prédio, verificando se todas as janelas estão fechadas e as luzes apagadas.

Às 18h30 o porteiro fecha o portão, permanecendo na calçada.

Às 18h30 a auxiliar de Coordenação e as plantonistas vão embora.

 

Se restar ainda alguma criança, esta fica sob responsabilidade da CP e da assistente de Secretaria, que buscam localizar o responsável.

 

Às 18h50 o porteiro vai embora.

Às 18h50 a CP e a assistente de Secretaria fecham o prédio e vão embora.

Arquivos para download

Inf. 76 Entrada e saída dos alunos do Kids DOWNLOAD
Inf. 76a Auxiliar de Coordenação na entrada dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76b Auxiliar de Coordenação na saída dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76c Assistente de Secretaria na entrada dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76d Assistente de Secretaria na saída dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76e Monitora na entrada dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76e Monitora na saída dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76g Porteiro na entrada dos alunos DOWNLOAD
Inf. 76h Porteiro na saída dos alunos DOWNLOAD