◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



04.08.2014
Inf. 43/06 | Orientação à Secretária Escolar

Inicialmente, a Secretária Escolar deve conhecer o sistema de avaliação da instituição, que está descrito no PO 37, e os critérios de aprovação e reprovação, que estão no PO 59. Em seguida, deve estudar as tarefas rotineiras da Secretaria, lendo a Inf. 79 (burocracia) e a Inf. 10 (atendimento).

 

A Secretária Escolar também deve ver como se trata com alunos transferidos para e do Unificado. Com relação a alunos transferidos para o Unificado, deve ler o PO 38, que detalha a análise do Histórico Escolar, e a Inf. 50, que explica como se lançam as notas destes alunos. Já com relação a alunos que pedem transferência do Unificado, deve ler a Inf. 99, que explica como se preenche um Histórico Escolar, o PO 17, que orienta sobre a preparação do dossiê de transferência, o PO 40, que diz como se conduzem as transferências ao longo e ao final do ano, e o PO 61, que disserta sobre as transferências de ex-alunos.

 

Tendo esta noção geral, deve ver o que a espera a cada mês, descrito a seguir.

 

O ano letivo da Secretária Escolar começa em outubro ― mês em que se inicia a preparação das matrículas. Assim, em outubro a Secretária Escolar lê a Inf. 02, que detalha os procedimentos a serem feitos ao longo deste mês e dos meses de novembro, dezembro e janeiro.

 

Em fevereiro, preparando-se para o início das aulas, a Secretária Escolar deve ler a Inf. 73, que traz o modelo de circular do Unificado, deve verificar como se controla a frequência dos alunos, lendo o PO 03, e como se controlam as faltas e extras do pessoal na unidade, analisando o PO 27.

 

O início das aulas exige da Secretária Escolar atenção a uma miríade de detalhes ― a Inf. 40 apresenta todas estas tarefas, desde a semana que antecede o primeiro dia de aula, em meados de fevereiro, até a sétima semana letiva, em meados de março.

 

Em março, a Secretária Escolar deve ler o ASP 04, que orienta sobre como permitir o acesso de alunos e pais ao ASP Escola, e estudar as normas de Educação Física ― PO 73 de inscrição e PO 76 de dispensa.

 

Também deve ler, com relação às provas, o PO 10, que explica como se dá sua aplicação, o PO 63, que orienta sobre a correção e o lançamento de notas, e o ASP 03,  que fala do controle da digitação das notas pelos professores.

 

Neste mês ainda, orientando-se pelo PO 70,  trabalha na Dependência.

 

Em abril, a Secretária Escolar faz fotografar e importar as fotos dos alunos, baseando-se no ASP 05, estuda o PO 18, relativo ao primeiro Simulado e transfere os documentos de alunos não rematriculados para o arquivo morto, seguindo o PO 72.

 

Em maio, a Secretária Escolar se prepara para as provas de segunda chamada, lendo o PO 64, e lê  o PO 20, que trata do Simulado do Terceirão e o PO 12, que disserta da Segunda Prova do Terceirão.

 

Em junho, a Secretária Escolar auxilia na organização das Recuperações Trimestrais, lendo o PO 22, encerra provisoriamente no ASP Escola o primeiro trimestre letivo, baseando-se no ASP 08.

 

Em julho, a Secretária Escolar faz o fechamento da Dependência, seguindo o ASP 07, e incinera os documentos relativos aos Exames dos anos anteriores, observando o PO 72.

 

Em agosto, a Secretária Escolar faz o encerramento definitivo do primeiro trimestre no ASP Escola, baseando-se no ASP 08, e lança notas de Recuperação Trimestral, observando o ASP 13.

 

Em novembro, a Secretária Escolar se prepara para os Exames, estudando o PO 33, que descreve a sistemática da avaliação, e os PO 44 e PO 109, que tratam dos Conselhos de Classe de final de ano. Por fim, auxilia na realização do Simulado do Terceirão (PO 20).

 

Em dezembro, a Secretária Escolar faz o encerramento do ano letivo no ASP Escola, seguindo o ASP 10.

 

Em janeiro, a Secretária Escolar coordena a transferência de material do arquivo vivo para o arquivo morto, bem como a incineração do que for pertinente, e promove os documentos de alunos rematriculados para a série seguinte, tudo de acordo com o PO 72.

Arquivos para download

Inf. 43 Orientação à Secretária Escolar DOWNLOAD