Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



27.02.2019
PO 36/02 | Tarefas de Casa no Fundamental II e 1º e 2º do Médio

 

Tarefa de casa é qualquer atividade extraclasse proposta formalmente aos alunos pelo professor e geralmente de uma aula para outra, sendo verificada e corrigida.

 

Os objetivos das tarefas de casa são (a) fixar o conteúdo já trabalhado, (b) levantar dúvidas para serem sanadas em sala de aula, (c) aprender a buscar dados sobre um novo assunto, (d) propiciar momentos de aprofundamento e reflexão e (e) criar o hábito de estudo e de compromisso com a aprendizagem, desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade do aluno.

 

Os principais tipos de tarefa estão descritos na Inf. 32.

 

Cabe ao professor passar, com a frequência que julgar necessária, tarefas de casa para seus alunos. Na elaboração do planejamento, via de regra, não se antecipa qual a tarefa que será passada a cada aula. No entanto, antecipadamente à aula, deve o professor defini-la.

 

Tendo feito esta definição, o professor, ao final de sua aula, informa os alunos da tarefa, explicando o que for necessário e registrando, de forma sucinta, no quadro e também no formulário GC 16, no dia e na aula em que a execução desta tarefa será cobrada.

 

Exemplo. Se for uma lista de exercícios, escreve Exercícios da pág. 23. Se for a leitura de um artigo, escreve Leitura do Diego Mainardi da Veja.   

 

Tendo sido passada a tarefa, os alunos devem ser encorajados a anotá-la (em sua agenda ou no caderno), embora se saiba que tais registros estarão disponíveis no site do Unificado.

 

Na aula para a qual a tarefa foi marcada, o professor deve, necessariamente, verificar se os alunos a realizaram.

 

Esta verificação se dá de uma destas maneiras: vistando a tarefa de todos os alunos, um por um ou pedindo a um dos representantes de turma que viste a tarefa dos colegas ou escolhendo alguns alunos e vistando a tarefa destes ou levando para casa para analisar as tarefas.

 

Se, nesta verificação, perceber que um aluno copiou a tarefa de um colega, admoesta-o. Em seguida, anota os nomes daqueles que não fizeram a tarefa em sua planilha Tarefas de Casa. Estes registros subsidiarão a definição de um dos itens que compõem a Nota Livre.

 

Então, o professor procede à correção de toda a tarefa — oralmente ou no quadro, detalhada ou superficialmente, conforme o caso. É importante o professor perceber que esta atividade é imprescindível e que aí ele se mostra útil ao aluno.

 

A cada dia, ao final das aulas, o professor entrega sua pastinha com as planilhas ao CT. No dia seguinte, antes do início das aulas, o CT devolve a planilha ao professor.

Arquivos para download

PO 36 Tarefas de Casa no Fundamental II e 1º e 2º do Médio DOWNLOAD