Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



12.07.2018
PO 40/11 | Transferência de alunos (recepção do pedido)

 

A transferência de alunos do Unificado para outras escolas é tratada em três normas. Os procedimentos na recepção do pedido são tratados nesta norma. Os procedimentos internos são apresentados no PO 07. Os procedimentos intermediários e finais são explanados no PO 106.

 

Recepção. Recebendo na Secretaria Escolar um aluno (ou seu representante) solicitando sua transferência, o funcionário que o atender verifica se se trata de um aluno do ano corrente ou não.

 

Recepção a aluno do ano corrente. Sendo aluno do ano corrente, o funcionário o encaminha à Secretária Escolar, que verifica se o aluno está se transferindo para escola de fora da região, se para outra unidade do Unificado ou se para outra escola da região.

 

Nos dois primeiros casos ― transferência para fora da região ou para outra unidade do Unificado ― nada faz.

 

No terceiro caso ― transferência para outra escola da região ― busca descobrir se a razão deste pedido se deve a questões financeiras ou a algum descontentamento com o Unificado.

 

Se for por questões financeiras, a Secretária Escolar acompanha o aluno até a sala do Vice-Diretor, que verifica se há como reverter a decisão. Não obtendo sucesso, o VD retorna o aluno à Secretaria Escolar.

 

Se for por algum descontentamento com o Unificado, a Secretária Escolar contata seu Coordenador de Turno, perguntando se sabia desta decisão e se há possibilidade de revertê-la.

 

Caso o CT ache que sim, reúne-se com o aluno. Não obtendo sucesso, o CT retorna o aluno à Secretaria Escolar.

 

Confirmando-se a decisão pela transferência, o funcionário informa o aluno sobre a necessidade de formalização do distrato (Fin 17).

 

Em seguida, o funcionário pergunta se o aluno está trazendo o atestado de vaga, entregue pela escola para a qual ele se transferirá. Se trouxe, pega o documento; caso contrário, solicita que providencie.

 

O atestado de vaga indica que o aluno tem vaga garantida na escola para a qual pretende se transferir. Normalmente, os alunos não trazem o atestado de vaga quando solicitam a transferência.

 

Em seguida, o funcionário verifica se o aluno tem algum débito, do ano em curso ou de anos anteriores. Havendo, solicita ao aluno que o quite. Percebendo resistência, encaminha-o ao VD, que tenta negociar.

 

Recepção a aluno de anos anteriores. Sendo aluno de anos anteriores, o funcionário pergunta se está querendo a primeira ou a segunda via de seu dossiê de transferência.

 

Se for a primeira via, pergunta se ainda está cursando a Educação Básica ou se já concluiu.

 

Se ainda estiver cursando a Educação Básica, o funcionário pergunta se o aluno está trazendo o atestado de vaga ou o atestado de frequência, entregue pela escola na qual está matriculado. Se trouxe, pega o documento; caso contrário, solicita que providencie. Se já tiver concluído a Educação Básica, nada pede.

 

Se for a segunda via, nada pede. (Se o aluno não souber, o funcionário trata como se fosse primeira via.)

 

Em seguida, o funcionário verifica se o aluno tem algum débito. Havendo, solicita ao aluno que o quite. Percebendo resistência, encaminha-o ao VD, que tenta negociar.

 

Atendimento. Então, o funcionário inicia o atendimento da solicitação.

 

Inicialmente, se aluno concluinte, o funcionário busca localizar o dossiê de transferência na pasta suspensa Documentos para Entrega. Encontrando, antes de entregar segue os procedimentos indicados a seguir.

 

Não encontrando, informa o prazo para entrega da documentação: pedido feito de novembro a janeiro — entrega em 60 dias; pedido feito de fevereiro a outubro — entrega em 30 dias.

 

Atenção! Excepcionalmente, e a critério da Secretária Escolar, o prazo poderá ser antecipado, observado o motivo apresentado.

 

Se o aluno não esteve matriculado no Unificado em algum ano a partir de 2007 (ou seja, entrou e saiu até 2006), o funcionário preenche o cabeçalho e o primeiro quadro do formulário SH 02 (Protocolo de Transferência).

 

Se o aluno esteve matriculado no Unificado em algum ano a partir de 2007, o funcionário segue no ASP Escola o caminho Gerencial > Consulta Genérica, localiza o aluno e clica no link Cadastro. Na nova tela, na aba Aluno, verifica o e-mail do aluno no quadro ‘Dados Pessoais’. Comunica que a informação de que o dossiê de transferência está pronto será enviada para este endereço eletrônico; se for o caso, substitui.

 

Na sequência, o funcionário segue no ASP Escola o caminho Acadêmico > Protocolo > Registro, seleciona a instituição, localiza o nome do aluno e digita a data de hoje em ‘previsão de entrega do protocolo’.

 

Em seguida, vai à aba Assunto e tica em ‘Transferência’. Depois, vai à aba Anexo e tica:

em ‘motivo de transferência’ se conseguiu descobrir ou se aluno de anos anteriores,

em ‘atestado de vaga’ se o aluno apresentou este documento ou o atestado de frequência,

em ‘financeiro’ se o aluno não tem débito.

 

Então, se aluno do ano corrente, volta à aba Registro e digita, no campo Descrição, o motivo da transferência e a escola de destino, caso tenha obtido estas informações, observando o formulário SH 34.

 

Na sequência, salva, acessa novamente o registro, clica no botão ‘Protocolo’, ao pé da tela, e imprime o protocolo de solicitação, recortando o rodapé.

 

Em seguida, se aluno do ano corrente, o funcionário, ainda no ASP Escola, segue o caminho Relatório > Escolar > Documentos > Declarações, seleciona instituição, curso e série, localiza o aluno, escolhe o modelo Transferência 1 e, em assinatura, escolhe ‘não mostrar’. Então, clica na impressora, imprimindo um documento que permite ao aluno matricular-se na escola de destino, enquanto aguarda a transferência.

 

Por fim, o funcionário entrega ao aluno o protocolo e a declaração, informando que se a Secretária Escolar perceber a ausência de algum documento, solicitará, e a contagem do prazo será suspensa até o atendimento da solicitação.

 

Finalização. Saindo o aluno, o funcionário põe o protocolo (e, se for o caso, o atestado de vaga ou de frequência) na caixa Movimento Ordinário.

 

Diversamente, se for no final do ano, o funcionário localiza e desfaz o kit rematrícula do aluno, carimba TRANSFERIDO na Ficha de Inscrição, anexando-a ao protocolo (e, se for o caso, ao atestado de vaga) e põe todo o conjunto na caixa Movimento do Dia.

 

Observação. A solicitação do dossiê de conclusão segue os mesmos trâmites descritos acima.

Arquivos para download

PO 40 Transferência de alunos (recepção do pedido) DOWNLOAD
PO 40a Transferência de alunos (recepção do pedido) (equipe da Secretaria Escolar) DOWNLOAD