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NORMAS



13.04.2012
PO 43/02 | Acompanhamento do desempenho do aluno no 1º trimestre

 

Uma das tarefas do Coordenador de Turno do Fundamental II e Médio é acompanhar o desempenho escolar do aluno ao longo do ano. Esta norma explicita como isto se dá no primeiro trimestre.

 

Em meados de abril ocorre a primeira entrega do relatório Situação do Aluno do ano.

 

Assim, na véspera do dia definido para a entrega, o CT faz imprimir, para todos os seus alunos, os relatórios Situação do Aluno, seguindo o caminho Relatório > Escolar > Acadêmico > Espelho de Notas e escolhendo o modelo 0. Põe seu carimbo e assina.

 

De posse deste material, o CT vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, dizendo que são notas parciais do trimestre, lembrando àqueles com média geral inferior a 70% que devem se preparar para as próximas avaliações, a fim de melhorar seu desempenho. Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa.

 

Então, dispara um e-mail a todos os pais, informando que o relatório foi entregue aos alunos em sala. O texto do e-mail é “Informamos que hoje foi entregue aos alunos presentes o relatório ‘Situação do Aluno’”.

 

Aos que faltaram, entrega no dia seguinte, sem delongas.

 

Pouco antes ou pouco depois da entrega do Situação do Aluno, ocorre o primeiro Conselho de Classe do ano, com ênfase na disciplina. Neste encontro, entre outras deliberações, se definem os alunos cujos pais deverão ser chamados para uma conversa com o CT.  

 

De posse desta informação, o CT levanta quais alunos não citados no Conselho devem ter seus pais também chamados para uma conversa: alunos com baixo desempenho geral ou com baixíssimo desempenho em alguma disciplina específica.

 

Então, após a entrega do relatório, o CT determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais destes alunos, agendando um horário para uma conversa.

 

Antes de iniciar os encontros, o CT gera os relatórios Situação do Aluno e os relatórios de ocorrências (seguindo o caminho Ocorrência > Relatório > Ocorrência de Aluno, escolhendo o tipo ‘extrato com observação’), salvando na tela de seu computador.

 

Se a conversa for com pais de aluno com baixo desempenho, o CT mostra na tela o Situação do Aluno, apresentando, se houver, as considerações do Conselho de Classe. Se a conversa for com pais de alunos com problemas disciplinares, o CT mostra na tela o relatório de ocorrências, apresentando as considerações do Conselho de Classe.

 

Cada encontro deste não deve durar mais de 15 min. Um registro simplificado deve ser feito no ASP Escola, na ocorrência “Conversa com o responsável”. 

 

Em meados de junho, ocorre a segunda entrega do relatório Situação do Aluno do ano.

 

Assim, na véspera do dia definido para a entrega, o CT faz imprimir, para todos os seus alunos, os relatórios Situação do Aluno, seguindo o caminho Relatório > Escolar > Acadêmico > Espelho de Notas e escolhendo o modelo 0.

 

Também faz imprimir os relatórios de ocorrências dos alunos que as tenham em quantidade significativa, seguindo o caminho Ocorrência > Relatório > Ocorrência de Aluno, escolhendo o tipo ‘extrato com observação’.

 

Por fim, providencia que os relatórios de ocorrências sejam grampeados aos Situação do Aluno, e que nestes seja carimbado: se houver ocorrências em anexo, “Relatório de ocorrências anexado” e se a média geral for maior que 85%, “Parabéns!”. Põe seu carimbo e o do Diretor da Unidade, assina e faz colher a assinatura do DU.

 

De posse deste material, o CT vai às turmas e entrega os relatórios aos alunos, dizendo que são as notas do 1º trimestre, e comunica aos alunos com média geral inferior a 60% ou com desempenho muito baixo em algumas disciplinas que seus pais serão chamados para uma conversa. Solicita que apresentem o documento aos pais, em casa.

 

Nesta ocasião, entrega também a circular da Recuperação Trimestral.

 

Então, dispara um e-mail a todos os pais, informando que o relatório foi entregue aos alunos em sala. O texto do e-mail é “Informamos que hoje foi entregue aos alunos presentes o relatório ‘Situação do Aluno’”.

 

Aos que faltaram, entrega no dia seguinte, sem delongas.

 

Já alguns dias antes da entrega do Situação do Aluno, o CT determina ao auxiliar de Coordenação que telefone aos pais dos alunos com média geral inferior a 60% ou com desempenho muito baixo em algumas disciplinas, agendando um horário para uma conversa.

 

Antes de iniciar os encontros, o CT gera os relatórios Situação do Aluno e os relatórios de ocorrências, salvando na tela de seu computador.

 

A tônica das conversas é o baixo desempenho. Assim, o CT mostra na tela o Situação do Aluno, lembra que o primeiro trimestre já se passou, isto é, cerca de 35% dos créditos já foram disputados, mas que ainda há outros cerca de 65% dos créditos por disputar — ou seja, há como reverter a situação. Insiste na necessidade de organizar uma rotina de estudo. Fala das aulas de apoio  e da Recuperação Trimestral que vai começar nos dias seguintes. Se uma das causas do resultado for problemas disciplinares, o CT mostra na tela o relatório de ocorrências.

 

Cada encontro deste não dever durar mais de 15 min. Um registro simplificado deve ser feito no ASP Escola, na ocorrência “Conversa com o responsável”.

Arquivos para download

(A) Meados de abril DOWNLOAD
(B) Meados de junho DOWNLOAD
PO 43 Acompanhamento do desempenho do aluno no 1º trimestre DOWNLOAD