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NORMAS



17.10.2017
PO 44/05 | Conselho de Classe pré-Exame

 

Quando as últimas provas do 3º trimestre estiverem sendo aplicadas, o Gerente de Ensino inabilita o acesso dos alunos, através do Portal do Aluno, ao Situação do Aluno e ao boletim, através do caminho Cadastro > Segurança > Acesso ao Módulo Agregado.

 

Uma semana antes da data prevista para o Conselho de Classe, a Secretária Escolar prepara duas convocações ― uma para o Fundamental II e outra para o 1º e 2º do Médio ―, alterando adequadamente o cabeçalho e escrevendo na primeira coluna os nomes completos de todos os professores do segmento de sua unidade, em ordem alfabética.

 

Em seguida, a Secretária Escolar entrega as convocações a um dos Coordenadores de Turno de cada segmento, solicitando que colha as assinaturas dos professores.

 

Atenção! Alguns professores, ao invés de assinar, escrevem algo como “Estou trabalhando em outra escola”. Isto não deve ser feito. Assim, é importante que a coleta da assinatura seja feita pelo CT ou por seu auxiliar.

 

Concluída a coleta de assinaturas, o CT entrega o documento à Secretária Escolar, que o arquiva.

 

Quando todas as provas forem aplicadas e corrigidas e forem lançadas as respectivas notas, a Secretária Escolar, seguindo o ASP 10, calcula a média do 3º trimestre, calcula a média anual e imprime os boletins pré-Exame para o Conselho de Classe, entregando ao CT.

 

Além disso, a Secretária Escolar prepara as listas de presença, alterando adequadamente o cabeçalho, entregando a um dos CTs do segmento e solicitando que, durante a sessão, peça a cada professor presente que escreva seu nome legível e assine.

 

Recebendo os boletins pré-Exame, o CT, se necessário, discute previamente alguns casos com o Vice-Diretor da unidade.

 

Além disso, cada CT prepara um documento de alteração de notas para cada uma de suas turmas. Para tanto, digita o código da turma (I16MA, B19VB, P21MA...) e a data da sessão.

 

No Conselho de Classe pré-Exame, em data, horário e local definidos no Calendário Escolar, o VD abre o encontro, exortando os professores a ponderarem a importância da tarefa que irão desempenhar. Com ênfase, esclarece que o objetivo da reunião é verificar se é viável aprovar um aluno que ficaria em Exame, autorizar um aluno que reprovaria direto a ficar em Exame ou dispensar um aluno da realização de algum Exame.

 

Então, o CT passa a lista de presença, solicitando a cada professor que escreva seu nome legível e assine.

 

Ato contínuo, lê, um a um, os nomes dos alunos reprovados ou em Exame, citando a média geral e a média em cada disciplina.

 

Após a leitura de cada nome, os professores das disciplinas que causaram a reprovação ou deixaram o aluno em Exame se pronunciam, propondo que se mantenha o resultado ou se conceda algum crédito extra (de modo a permitir ao aluno mudar sua situação).

 

Havendo concordância, tácita ou explícita, dos demais professores, faz-se o definido. Havendo discordância, o CT solicita aos demais professores que se manifestem, buscando o consenso.

 

Havendo a concessão de créditos extras, o CT, ou um preposto, anota, à caneta, no documento de alterações de notas, o nome do aluno (basta o primeiro, se não houver dois na turma), a disciplina, a média anterior e a média posterior. Então, colhe a rubrica do professor da disciplina.

 

Exemplos

O aluno Pedro ficou com média geral 69, e faria Exame. Mudando sua nota em Inglês ele fica com média geral 70, e passa direito. Assim, a alteração permitiu aprovar um aluno que ficaria em Exame. 

 

A aluna Beatriz ficou com média geral 49, e seria reprovada. Mudando sua nota em Geografia ela fica com média geral 50, e pode fazer Exame. Assim, a alteração foi autorizar um aluno que reprovaria direto a ficar em Exame.

 

O aluno Edmundo ficou com média inferior a 50 em quatro disciplinas, e seria reprovado. Mudando sua nota em uma destas disciplinas, ele pode fazer Exame. Assim, a alteração foi autorizar um aluno que reprovaria direto a ficar em Exame.

 

A aluna Valentina ficou em Exame em três disciplinas; em uma delas, com média geral 68. Mudando sua nota nesta disciplina, ela pode se dedicar mais às outras duas.  Assim, a alteração foi dispensar um aluno da realização de algum Exame.

 

Como se vê, durante o Conselho de Classe são analisados apenas ou alunos reprovados ou em Exame. No entanto, se algum professor solicitar informações a respeito de um aluno aprovado, o CT limita-se a dizer, recorrendo aos boletins destes alunos, a média geral e, se for o caso, a média das disciplinas, não se alongando no caso.

 

Ao final da sessão, o CT define dois professores que representarão o conjunto dos professores presentes ao Conselho de Classe “para eventuais questionamentos”.

 

Por fim, entrega a lista de presença e os documentos de alterações de nota à Secretária Escolar.

 

Recebendo o material do Conselho de Classe pré-Exame, a Secretária Escolar, seguindo o ASP 10, calcula e lança as notas extras concedidas no ASP Escola, calcula a média do 3º trimestre, calcula a média anual, encerra o 3º trimestre e imprime os boletins pré-Exame para os alunos.

 

A Secretária Escolar colhe as assinaturas do VD e do CT nos boletins, entregando-os a este. Em seguida, arquiva a lista de presença e os documentos de alterações de notas.

 

Recebendo os boletins dos alunos em Exame, o CT prepara para cada aluno um mosquitinho ― que traz os dias e horários dos atendimentos antes do Exame, o desempenho obtido nas disciplinas em que o aluno fará Exame e a nota mínima a obter em cada Exame (bem como, para as turmas do Médio, o número de questões a acertar). Os mosquitinhos são grampeados nos boletins.

 

(Sendo D o desempenho anual do aluno na disciplina em que ficou em Exame, a nota mínima se obtém com a fórmula (75-D)/2 e o número de questões a acertar se obtém com a fórmula (75–D)/2,5.)

 

Para os alunos do Fundamental II, o CT também separa por aluno as provas da última bateria do 3º trimestre corrigidas e afixa ao conjunto de cada aluno, com clips, o boletim. 

 

Paralelamente, o CT e seu auxiliar de Coordenação telefonam aos alunos que ficaram em Exame e o CT telefona aos responsáveis pelos alunos que reprovaram.

 

Aos alunos que ficaram em Exame, o CT (ou seu auxiliar) informa esta situação e diz que deve estar no Unificado no dia e no horário estipulados no Calendário Escolar, trazendo seu material didático.

 

Aos responsáveis pelos alunos reprovados, o CT marca dia e horário para estarem no Unificado ― via de regra, sem informar, explicitamente, a reprovação. 

 

Pouco antes do horário definido para a entrega dos boletins, o auxiliar de Coordenação se instala numa carteira em algum local adequado na unidade (no pátio, no corredor...), levando consigo os boletins dos aprovados.

 

Ao chegar para pegar seu boletim, o aluno é encaminhado ao local onde está este auxiliar de Coordenação.

 

Recebendo um aluno, o auxiliar busca seu boletim. Encontrando-o, entrega-lhe o boletim, dando os parabéns e desejando boas férias em nome do Unificado. Não o encontrando, encaminha-o ao CT.

 

Recebendo um aluno que ficou em Exame, o CT explica que nota o aluno deverá obter na avaliação, orienta-o a buscar no site do Unificado a listagem dos conteúdos prioritários das disciplinas em que será avaliado, informa os horários de atendimento antes do Exame. Finaliza procurando conscientizar o aluno da importância do momento que está atravessando.

 

Naturalmente, os alunos que terão atendimento ainda naquele dia serão priorizados na conversa com o CT.

 

Recebendo o aluno reprovado e seu responsável, o CT lhe entrega o boletim, fazendo as considerações que julgar necessárias, apoiando-se nas informações disponíveis (registros de ocorrência, documentos de advertência etc.).

 

Ao final do turno, o CT e seu auxiliar verificam os boletins que sobraram. Se for de aluno aprovado, o auxiliar deixa o boletim na Secretaria; se for de aluno em Exame, o CT (ou o auxiliar) telefona para o responsável, mostrando as implicações da ausência.

 

Neste mesmo dia, o Gerente de Ensino habilita o acesso dos alunos, através do Portal do Aluno, ao boletim. No dia da aplicação do primeiro Exame, o Gerente volta a inabilitar o acesso.

 

Ao longo dos próximos dias, o CT faz uma ata para cada uma de suas séries. Para tanto, altera adequadamente o cabeçalho e cada um dos parágrafos.

 

Observe-se que, de posse dos documentos de alterações de notas, são listados os casos de aprovação, de autorização para realização de Exame e de dispensa de realização de Exame. Além disso, são citados também os casos de manutenção de reprovação.

 

Completada a redação da ata, o CT colhe a assinatura dos dois professores representantes e entrega o documento à Secretária Escolar.

 

Recebendo, a Secretária Escolar arquiva a documentação na seguinte ordem: convocação, lista de presença, alteração de notas e ata.

Arquivos para download

PO 44 Conselho de Classe pré-Exame DOWNLOAD
PO 44a Conselho de Classe pré-Exame (Secretária Escolar) DOWNLOAD
PO 44b Conselho de Classe pré-Exame (Coordenador de Turno) DOWNLOAD
PO 44c Conselho de Classe pré-Exame (auxiliar de Coordenação) DOWNLOAD
PO 44d Convocação para Conselho de Classe pré-Exame DOWNLOAD
PO 44e Lista de presença no Conselho de Classe pré-Exame DOWNLOAD
PO 44f Alterações de notas no Conselho de Classe pré-Exame DOWNLOAD
PO 44g Mosquitinho para aluno em Exame DOWNLOAD
PO 44h Ata do Conselho de Classe pré-Exame DOWNLOAD