Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



27.10.2012
PO 45/03 | Arte no Unificado



Nas aulas de Arte, os alunos produzem diversos trabalhos plásticos, relacionados a propostas estabelecidas de acordo com o período do ano. Cada
proposta prevê alguns produtos finais e as respectivas formas de exposição.

 

Resumidamente, o planejamento das aulas de Arte é o seguinte:

1º semestre

1ª semana letiva: aula inaugural

final de fevereiro a final de abril: proposta 1

início de maio a meados de julho: proposta 2

2º semestre

agosto: proposta 3 / Folclore

início de setembro a final de novembro: proposta 4 / Uniarte


No primeiro semestre, as turmas começam com uma aula inaugural e, ao longo das semanas seguintes desenvolvem duas propostas: uma do final de fevereiro ao final de abril e outra do início de maio a meados de julho.

 

Cada uma dessas propostas preverá dois ou três produtos finais, que serão expostos na Secretaria e em outros locais da unidade, definidos pelo
Diretor da Unidade.

 

Em agosto, as turmas desenvolvem uma proposta voltada ao folclore, tendo em vista que dia 22/agosto é o Dia do Folclore.  Esta proposta preverá um produto final, que permanecerá exposto por cerca de dez dias.

 

De março a agosto, à medida que os trabalhos vão ficando prontos, são expostos em locais definidos pelo DU. Cada local de exposição deve ter um cartaz com o histórico da proposta (técnica utilizada, nome do professor, ano e breve descrição da proposta).

 

Além disso, o professor de Arte vai selecionando, de cada aluno, pelo menos um trabalho por trimestre, armazenando-o cuidadosamente. Estes trabalhos serão expostos na Mostra de Trabalhos, que ocorre em meados de novembro, em duas semanas definidas no Calendário Escolar, em espaço nas dependências da unidade, definido pelo DU.

 

De setembro a novembro é desenvolvida uma proposta ligada ao Uniarte. Essa proposta preverá um ou dois produtos finais, que serão expostos no local em que o evento se dará, ornamentando e contextualizando o ambiente. Os alunos do 8º e 9º do Fundamental poderão auxiliar na confecção do cenário.

 

Encerrada a Uniarte, os alunos que desejarem podem levar para casa seus trabalhos ali expostos. Os que sobrarem serão recolhidos à unidade.


Nos dias seguintes, a Mostra é desmontada, e os trabalhos igualmente recolhidos.

 

Alguns destes trabalhos serão expostos, de meados de novembro a meados de março do ano seguinte, na Secretaria e em outros locais da unidade,
definidos pelo DU. Cabe ao professor de Arte estabelecer com a Secretária uma maneira de isto ocorrer.

 

Na segunda quinzena de março o professor de Arte informa aos alunos que os trabalhos do ano anterior estarão à disposição. No início de abril, elimina os remanescentes.

 

Observe-se que, deste modo, ao longo de todo o ano civil há trabalhos expostos nas unidades.


Para planejar estas propostas há as seguintes reuniões pedagógicas:

(a) em dezembro do ano anterior, para elaboração dos planejamentos da aula inaugural e da proposta 1,

(b) no final de março, para elaboração dos planejamentos da proposta 2,

(c) no início de junho, para definição do tema do Uniarte,

(d) no início de julho, para elaboração dos planejamentos da proposta 3,

(e) no início de agosto, para elaboração dos planejamentos da proposta 4.

 

Estas reuniões normalmente ocorrem em dois momentos — no primeiro momento, os professores fazem uma ampla discussão; em casa, de acordo com escala elaborada pelo facilitador, cada professor elabora o planejamento de uma ou mais séries; no segundo momento, os professores analisam todos os planejamentos, promovendo ajustes finais.

 

Há ainda duas outras reuniões: no início de fevereiro, para leitura desta norma e discussão de outros assuntos e no início de outubro, para definir
detalhes do Uniarte.

 

A planilha que se obtém baixando o anexo apresenta o cronograma de cada reunião de elaboração de planejamento das propostas.

 

Os planejamentos de cada proposta são feitos no formulário EP 21, detalhando procedimentos de aula, orientações práticas e produtos finais, além da lista de material (para cada grupo de dez alunos). 

 

Elaborados os planejamentos, o Gerente de Ensino prepara um documento com os produtos finais, encaminhando-os aos Coordenadores de Turno.

 

Ao longo do ano, cada CT fotografa os produtos finais de cada proposta de cada série, montando um pequeno álbum, que envia ao final do ano à Direção de Ensino.

Arquivos para download

Cronograma de elaboração do planejamento de Arte DOWNLOAD
PO 45 Arte no Unificado DOWNLOAD