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15.03.2011
PO 47/05 | Acompanhamento da execução do planejamento

 

No início de cada livro do Positivo, o Coordenador de Turno imprime, acessando o site do Unificado, os planejamentos de todas as disciplinas das turmas sob sua responsabilidade, montando uma pasta. De posse deste material, deve proceder ao acompanhamento da execução do planejamento pelos professores.

 

O acompanhamento da execução do planejamento tem dois objetivos: permitir, na hipótese de se detectar alguma anomalia, uma ação corretiva, no âmbito da unidade e dar subsídios para, se for o caso, melhorar a capacidade de planejamento da equipe de professores, no âmbito da Direção de Ensino. 

 

No final de março o CT convida dois alunos de bom desempenho de cada turma e, num encontro em sua sala, lhes indaga a respeito de em que ponto do conteúdo está cada professor da turma. Comparando com o explicitado no planejamento, anota, a seu modo, para cada disciplina, muito atrasado (duas ou mais semanas), atrasado (uma semana), normal (menos de uma semana adiantado ou atrasado), adiantado (uma semana) ou muito adiantado (duas ou mais semanas).

 

Para se certificar do acerto de sua classificação, o CT vai folheando o livro do aluno, associando cada conjunto de páginas a um tópico do planejamento, perguntando aos alunos (e olhando nos apontamentos destes no livro) se aquele conteúdo foi apresentado.

 

De posse destas informações, o CT, se verificar que o professor está muito adiantado em relação ao planejado, o orienta a diminuir o ritmo, e se verificar que o professor está muito atrasado em relação ao planejado, pode, eventualmente, programar com este aulas extras.

 

Percebendo alguma situação relevante, o CT envia um e-mail ao Diretor de Ensino, com cópia para o professor, relatando a situação e as alegações do professor.

 

Se a alegação do professor ao descumprimento do planejamento for a própria concepção do mesmo, o Diretor de Ensino busca esclarecer a questão com o facilitador.

 

Deve ficar claro que a solução imediata dos problemas levantados é tarefa do CT, enquanto que à Direção de Ensino compete atuar nas questões de fundo.

 

Então, em meados de abril o CT chama novamente os professores com os quais conversou e verifica se o problema foi resolvido.

 

Estas operações se repetem conforme a tabela abaixo:

 

Verificação com uma dupla de alunos

Conversa com o professor

Retomada com o professor com problemas

meados de junho

início de julho

final de agosto

meados de setembro

final de outubro

meados de novembro

 

É importante que a cada vez o CT se preocupe em chamar uma dupla de alunos distinta da vez anterior, embora um ou outro aluno possa vir mais de uma vez. Também é interessante que os representantes de turma sejam chamados algumas vezes.

 

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