Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



03.07.2012
PO 55/02 | Unifestança



A Unifestança é uma atividade do Unificado que procura manter viva nos alunos a raiz cultural do povo brasileiro, cultivando nos mais jovens o interesse pelo conhecimento do folclore brasileiro e propiciando aos mais velhos momentos de recordação e satisfação vividos.

 

Há duas tarefas preliminares na preparação da Unifestança: de fevereiro a maio, o professor de Habilidades Manuais da Escola de Campo produz as flores para a decoração do evento e em maio, o Gerente de Ensino orienta o almoxarife a separar por tipo as fichas de brincadeiras e de valores que sobraram do ano anterior, eliminando as que não podem ser reutilizadas, e anotando as quantidades de cada tipo.

 

Em meados de maio, o Diretor Geral promove uma reunião com os Coordenadores de Turno da Educação Infantil e do Fundamental I. Neste encontro, discutem a análise do evento do ano anterior, verificando os pontos a serem aprimorados.

 

Nesta reunião, verificam se há necessidades de alterações no croqui (EI 06), nas barracas de brincadeiras e de quitutes e na programação da festa.


Na semana seguinte — isto é, quatro semanas antes do evento —, o Diretor da Unidade lança a Unifestança, isto é, informa as regentes e os especialistas de Educação Infantil e Fundamental I que o Unificado está começando a organizar o evento.

 

Nos dias seguintes, o CT conversa com seus professores, apresentando a programação e solicitando-lhes que definam as apresentações que serão feitas e escolhendo a música.

 

É importante perceber que as apresentações devem ter características juninas e não country, por exemplo.

 

Ainda nestes dias, o CT vai às turmas e solicita aos alunos que desejarem que elaborem um desenho para eventualmente ser a capa do convite da Unifestança.

 

Este desenho deve ser feito numa folha A 4, no formato paisagem, a  lápis preto, sem pintura. (Observe-se que será reduzido para 6 cm x 10 cm.)


Nesta semana ainda um funcionário designado pelo Diretor Geral contrata a preparação dos enfeites de mesa.

 

Três semanas antes do evento, o CT promove um concurso para a escolha do desenho que irá na capa do convite da Unifestança. Para tanto, recolhe o desenhos, faz uma exposição no pátio e solicita a todos os alunos que votem no seu preferido. Até o final da semana, envia o desenho escolhido ao Gerente de Ensino.

 

Ao final desta semana, o CT informe os detalhes das apresentações (série, grupo, professores e auxiliares e descrição bem-humorada) ao Gerente de Ensino.

 

Exemplo

1º ano do Fundamental de Balneário

Grupo Borboleta e Grupo Leão

Profª Juliana e Profª Carolina

 

Nesta Unifestança os primeiros anos de Balneário vieram apresentar uma bonita dança... Buscaram nos clássicos brasileiros um xodó para mim, pra alegrar o povo inteiro!!!

 

Nesta semana, o Diretor Geral contrata sistema de sonorização, tenda para apresentações, barracas, mesas, cadeiras, bebidas em consignação, pessoal para tirolesa e um casal de apresentadores.

 

O Diretor de Ensino começa a escalar o pessoal que atuará nas diversas atividades da Unifestança, a partir dos dados da Inf. 08.

 

Ainda atuam nesta semana o CT do Fundamental I e a Secretária Escolar da unidade de Itajaí, o Coordenador Administrativo-Financeiro e o Gerente de Ensino. 

 

Na unidade de Itajaí: o CT do Fundamental I contrata pipoqueiro, três camas elásticas, sendo uma pequena, e uma piscina de bolinhas, a
Secretária envia ofícios à Polícia Militar e ao órgão de trânsito da cidade solicitando policiamento na rua Benjamin Dagnoni das 13 h às 19 h.

 

Na administração: o Gerente de Ensino compra cartelas de bingo, se necessário, e revisa, imprime e envia a circular (que obtém baixando o anexo)
aos CTs, o Coordenador Administrativo-Financeiro define a quantidade de fichas de valores.

 

A semana termina com os CTs entregando as circulares aos alunos.

 

Duas semanas antes do evento, as regentes começam a ensaiar com os alunos as apresentações.

 

Por sua vez, o CT grava as músicas das apresentações (em CD ou pen drive) e envia para o Gerente de Ensino, com um documento informando em que ordem estão dispostas.

 

Paralelamente, começa a receber dos alunos as confirmações de presença e os brindes.

 

O Diretor de Ensino conclui a escalação do pessoal para trabalhar no evento e o Diretor Geral define preços das brincadeiras e dos quitutes.

 

O Gerente de Ensino começa a elaborar o roteiro da programação das apresentações, imprime as fichas de brincadeiras e de valores que estiverem faltando, revisa cartazete de preços dos quitutes e dos jogos, imprime e envia os convites aos CTs e faz imprimir os crachás que estiverem faltando.


Ainda nesta semana funcionário designado compra bandeirinhas de São João e o Coordenador Adm.-Financeiro solicita às lojas conveniadas brindes para o bingo.

 

Uma semana antes do evento, nas unidades, DU contrata transporte para levar seu pessoal à Escola de Campo no dia da Unifestança e os
professores de Arte finalizam com as crianças o convite para o evento.

 

Por sua vez, os CTs enviam os convites aos pais pelos alunos e concluem os recebimentos das confirmações de presença e dos brindes, enviando as
quantidades ao gerente de Ensino.

 

Os dados devem ser enviados da seguinte maneira: número de adultos, alunos e crianças convidadas e número de prendas masculinas, femininas e unisex.

 

Já o gerente de Ensino conclui a elaboração do roteiro da programação das apresentações, grava as músicas das apresentações em um único CD e

conclui a impressão das fichas de brincadeiras e de valores que estiverem faltando.

 

Finalmente, o gerente da Escola de Campo providencia a madeira para a fogueira.

 

No início da semana do evento, o gerente de Ensino totaliza o número de confirmações de presença e de brindes e informa às unidades, separa e
envia o kit aluno para as unidades e separa o kit funcionário.

 

A composição dos kits é a seguinte: para aluno, quatro fichas — pescaria (duas), argola e pula-pula; para funcionário, quatro fichas — água, refrigerante, pinhão e cachorro-quente.

 

É importante observar que são enviados tantos kits quanto o número de alunos matriculados — e não o número de alunos com presença confirmada.

 

Recebendo o número de confirmações de presença e de brindes, funcionário designado compra brindes extras, se necessário.


Nesta semana ainda, os responsáveis por barracas de comida adquirem os mantimentos necessários.

 

Na antevéspera do evento, o gerente da Escola de Campo monta a fogueira, o Coordenador Administrativo-Financeiro providencia o troco e a CT da
unidade de Itajaí providencia para que as bandeirinhas de São João sejam presas no galpão da Escola de Campo. 

 

Nas unidades, as regentes concluem os ensaios das apresentações dos alunos.


Na véspera do evento, a equipe chega às 13h30 na Escola de Campo para realizar as tarefas do dia.

 

A equipe é formada por Diretor Geral, Vice-Diretores das unidades de Itajaí e Balneário, CTs da Educação Infantil e Fundamental I, auxiliares de Coordenação designados, professores de Arte, gerente da Escola de Campo, faz-tudo designado.

 

Cabe ao gerente da Escola de Campo montar as barracas do Caixa, das bebidas, da pescaria do Kids e dos grandes e da argola, preparar o entorno do palco, colocar as placas de sinalização e, com a ajuda de todos, espalhar as mesas e cadeiras pela praça de alimentação.

 

Por sua vez, os CTs e seus auxiliares de Coordenação decoram todas as barracas e ajudam os professores de Arte a decorar todo o espaço.

 

A decoração da festa compreende:

(a) porteira: placa ‘Unifestança’ e flores,

(b) entrada do galpão: casal de bonecos e adorno,

(c) paredes do galpão: adornos diversos,

(d) portas dos banheiros: placas menino e menina,

(e) colunas do galpão: adornos diversos,

(f) teto do galpão: bandeirinhas de São João,

(g) barracas: placa de identificação, bandeirinhas e adornos,

(h) mesas: toalhas e arranjos,

(i) palco: bandeirinhas e flores.

 

Ainda neste dia, são entregues as bebidas, e colocadas nos freezers com gelo, e o pinhão é colocado de molho.

 

Na manhã do dia do evento, os CTs da Educação Infantil e do Fundamental I e seus auxiliares chegam às 9h na Escola de Campo para realizar as tarefas da manhã.

 

Nesta manhã os brindes são colocados nas barracas de brincadeiras do Kids, pescaria e argola, as camas elásticas e a piscina de bolinhas são instaladas pela empresa contratada, o pipoqueiro e o fotógrafo instalam seus equipamentos, as toalhas e os arranjos de flores são postos nas mesas.

 

Ainda nesta manhã chegam doces, bolos, pães para cachorro quente e espetinhos, começa a preparação do pinhão e do quentão.

 

Cabe aos CTs e seus auxiliares checar a decoração das barracas e dos demais espaços, fazendo os ajustes necessários.

 

Ao meio-dia todo o pessoal presente almoça.

 

Nas unidades, o pessoal escalado para trabalhar se prepara para se deslocar até a Escola de Campo, de tal modo a chegar às 13 h.

 

Chegando, o pessoal se dirige a sua barraca. Os responsáveis pelas barracas recebem os crachás e os kits funcionários de suas equipes e os  distribuem.


Às 14 h, os Diretores Gerais abrem a festa, e começam as apresentações. Às 17 h começa o bingo. Às 18 h a fogueira é acesa. Às 18 h 30 o evento termina.

 

Ao longo da semana seguinte, o Diretor de Ensino colhe impressões dos envolvidos na Unifestança, elaborando relatório de avaliação. Já o Coordenador Administrativo-Financeiro apresenta um relatório de receita vs. despesa do evento.

 

O detalhamento de cada barraca ou serviço da Unifestança se obtém baixando os anexos.

 

O cronograma do evento se obtém baixando o anexo.

Arquivos para download

Circular da Unifestança DOWNLOAD
Cronograma da Unifestança DOWNLOAD
Mapa da circular da Unifestança DOWNLOAD
PO 55 Unifestança DOWNLOAD