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NORMAS



29.03.2021
PO 60/05 | Atribuições do facilitador no Unificado

 

Cada equipe de professores do Fundamental e do 1º e 2º anos do Médio se reúne a cada duas ou três semanas ao longo do ano, em encontros on-line coordenados pelo facilitador designado pelo Vice-Diretor de Ensino.

 

No Fundamental I, as reuniões pedagógicas ocorrem aos sábados das 8h30 às 12h e as datas já estão definidas no Calendário Escolar.

 

No Fundamental II e Médio, os dias e horários das reuniões pedagógicas (por exemplo, às quartas-feiras das 19h às 20h30) são definidos pelo facilitador e sua equipe nas reuniões de “Volta às Aulas”, no início de fevereiro.

 

De posse destas informações, em fevereiro e em julho a gerência de Ensino elabora o cronograma das reuniões pedagógicas do respectivo semestre, informando os facilitadores.

 

Nas reuniões de “Volta às Aulas” os facilitadores de todos os segmentos definem com suas equipes a distribuição das tarefas ― elaboração de planejamentos, distribuição de créditos e elaboração de atividades avaliativas (provas, Trabalhos e simulados) ― entre os membros da equipe, informando a gerência de Ensino.

 

A partir daí, compete ao facilitador cuidar para que cada reunião pedagógica ocorra dentro das sistemáticas a seguir estabelecidas.

 

Importante observar que ao final de cada reunião pedagógica o facilitador deve responder o e-mail que recebeu da gerência de Ensino no início da semana, preenchendo as informações solicitadas: data, horário de início e término, relação dos presentes, tarefas realizadas, decisões tomadas, tarefas a realizar para a próxima reunião e observações. Este e-mail é considerado a ata da reunião.

 

Para as reuniões de análise dos planejamentos, cada professor elaborou o planejamento que ficou sob sua responsabilidade e o apresenta na reunião para a equipe.

 

Durante a reunião, os professores, sob a coordenação do facilitador, revisam a relação dos conteúdos prioritários (itens fundamentais que os alunos deverão aprender ao longo daquelas semanas) e as atividades a serem trabalhadas.

 

A discussão, pela equipe de professores, dirigida pelo facilitador, durante a análise do planejamento, é fundamental: nela, cada professor expõe seu ponto de vista sobre a ênfase que deve ser dada a cada conteúdo, sobre quais atividades apresentar, sobre quais estratégias adotar.

 

Nas 24 h seguintes à reunião, cada professor encaminha a versão final de seu planejamento para o facilitador, que o revisa e envia para a gerência de Ensino no prazo de 72 h.

 

Recebendo, a gerência confere e insere no site do Unificado.

 

Nas reuniões para distribuição dos créditos, cada professor definiu, no que ficou sob sua responsabilidade, as atividades que serão aplicadas no trimestre, data e valor. Como as datas das provas e do Simulado já estão previamente definidas, buscou alocar os Trabalhos de forma que as datas das atividades fiquem bem distribuídas.

 

Após a elaboração do planejamento das aulas relativas aos livros abordados naquele trimestre, o professor define também:

para as provas ― assunto, volume e páginas do livro,

para os Trabalhos ― assunto,

para os simulados ― assunto e páginas do livro.

 

Nas 72 h seguintes à reunião, o facilitador envia a distribuição de créditos para a gerência de Ensino.

 

Recebendo, a gerência confere a insere no site do Unificado.

 

Nas reuniões de análise das atividades avaliativas, cada professor elaborou a atividade que ficou sob sua responsabilidade e a apresenta na reunião para a equipe.

 

Durante a reunião, a equipe analisa cada atividade e, se for o caso, propõe alterações; havendo alterações a serem feitas, o professor as faz durante a reunião.

 

É importante que cada professor tenha contato direto com a avaliação que não foi elaborada por ele e que esta análise seja feita com cuidado. Durante a revisão, troca-se uma questão inadequada à diretriz, reescreve-se um enunciado cuja redação não se tornou clara, melhora-se a abordagem de certo conteúdo. Nas provas objetivas, também se revisa o gabarito

 

É importante observar o que segue:

as provas discursivas devem se ater à diretriz, própria de cada disciplina (e, em alguns casos, de cada segmento) e as provas objetivas devem atender aos requisitos estabelecidos (quantidade, tipo e natureza),

os Trabalhos devem ser do tipo indicado para a série e o trimestre, sendo estabelecido um roteiro,

os simulados devem versar sobre os conteúdos prioritários e atender aos requisitos estabelecidos.

 

Nas 24 h seguintes à reunião, cada professor encaminha a versão final de sua atividade avaliativa para o facilitador, que a revisa e envia para a gerência de Ensino no prazo de 72 h.

 

Recebendo, a gerência confere e, na época oportuna, imprime cópias e encaminha para as unidades para aplicação.

 

Cabe ao facilitador, após a aplicação, verificar a qualidade gráfica destes materiais, reportando eventuais problemas ao gerente de Ensino.

Arquivos para download

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