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NORMAS



12.04.2012
PO 80/01 | Acerte a palavra!



Os alunos do 7º do Fundamental, sob a orientação do professor de Português, participam de uma atividade que, de forma lúdica, objetiva ajudá-los a melhorar a escrita das palavras, fazendo perceber que erros, muitas vezes, são necessários para chegar ao acerto.


Preparação prévia. Em meados de julho, a Direção de Ensino envia aos professores de Português os treinos ortográficos do ano anterior — listas com 13 palavras cada das diversas dificuldades ortográficas (j/g, s/z, hífen...), dispostas como volantes de loteria esportiva.

 

No início de agosto, a equipe de Português revisa estas listas.

Em meados de agosto, a Direção de Ensino envia aos Coordenadores de Turno envolvidos com o Fundamental II cartazetes alusivos à atividade, os quais são afixados nas salas do 7º do Fundamental e nos murais da unidade.

 

Treinamento. Nos minutos finais das aulas ao longo da primeira semana de setembro, o professor entrega uma ou duas listas aos alunos, solicitando que assinalem coluna 1 se a palavra da esquerda estiver escrita corretamente, coluna 2 se a palavra da direita estiver escrita corretamente ou coluna do meio (X) se ambas estiverem escritas corretamente.

 

Após os alunos terminarem o preenchimento, o professor corrige, escrevendo no quadro a palavra correta, com todo o grupo. Ao final, o professor
solicita aos alunos que arquivem as listas, orientando-os a estudarem por ela para a próxima etapa.

 

Eliminatórias. Na segunda quinzena de setembro, o professor define seis aulas para a atividade.

 

No final da primeira aula definida, o professor escolhe seis alunos com bom desempenho na disciplina e os denomina “cabeça de chave”.

 

Em seguida, divide o restante da turma em seis grupos (idealmente, de cinco alunos, mas podendo alguns grupos ter seis ou quatro alunos, se necessário). Busca, nesta divisão, manter os grupos mais ou menos no mesmonível de desempenho.

 

Em seguida, sorteia os números de 1 a 6 entre os grupos.

Na segunda aula, o professor sorteia um dos grupos e posiciona seus membros na frente da sala, sentados em carteiras, de costas para o
quadro-negro, dando a cada um uma pequena lousa.

 

Então, dita uma palavra escolhida aleatoriamente nas listas. Cada aluno escreve a palavra na sua lousa; quem acertar, ganha um ponto (anotado num canto do quadro-negro por um aluno de outro grupo).

 

Ao final de dez palavras ditadas, classifica-se o aluno com mais pontos — a que chamaremos de A. Havendo dois ou mais alunos empatados, o  professor prossegue ditando palavras até o desempate.  

 

Em seguida, o professor sorteia outro grupo, e repete a operação, classificando o aluno B.


Na terceira e na quarta aulas dedicadas a esta atividade, o professor repete estes procedimentos, classificando os alunos C, D, E e F.


Na quinta aula, o professor repete a operação, agora com os alunos A, C e E; o aluno classificado será denominado X.

 

Na sexta aula, o professor repete a operação, agora com os alunos B, D e F; o aluno classificado será denominado Y.

 

Deste modo, ao final de setembro, cada turma terá dois representantes nas finais — os alunos X e Y.

 

Finais. Em meados de outubro, em dia, local e unidades definidos pela Direção de Ensino, ocorrem as finais da atividade.

 

Cada unidade levará seus dois alunos (X e Y) de cada turma, acompanhados dos professores de Português e de alguns colegas. Assim, havendo n turmas haverá 2n alunos, que serão distribuídos em quatro grupos, com três ou quatro alunos em cada.

 

Na primeira rodada, um mediador, definido pela Direção de Ensino, posiciona os quatro alunos do primeiro grupo sentados em carteiras, lado e lado, e dá a cada um uma pequena lousa.


Então, dita uma palavra; as cinco primeiras palavras são escolhidas aleatoriamente nas listas, com o objetivo de acalmar os competidores — a partir
daí, são ditadas outras palavras do “banco”.

 

Cada aluno escreve a palavra na sua lousa. Se todos os alunos acertarem ou se todos os alunos errarem a palavra, todos continuam, e é ditada nova
palavra. Se um aluno errar, este aluno sai da disputa. Quando sobrar um aluno, este se classifica — será o aluno G.

 

A operação se repete para os outros três grupos, classificando-se os alunos H, I e J.


Na segunda rodada haverá duas disputas: na primeira, G contra H, classificando-se K; na segunda, I contra J, classificando-se L. São ditadas
palavras fora das listas.

 

Na terceira rodada, haverá a disputa final, entre K e L. Também são ditadas palavras fora das listas.


O vencedor ganhará um livro e R$ 50,00; o segundo colocado ganhará um livro.

 

Arquivos para download

PO 80 Acerte a palavra! DOWNLOAD
PO 80a Campeões do Acerte a Palavra! DOWNLOAD