Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



28.05.2015
PO 75/07 | Trajetória da Criança

O PO 31 orienta o professor a construir os relatórios e as vivências para a Trajetória da Criança.

 

Esta norma explica os procedimentos que devem ser realizados na Direção de Ensino e nas unidades. A planilha que se obtém baixando o anexo traz um cronograma a ser respeitado; digite no retângulo ao alto à direita a data da primeira reunião de entrega da Trajetória no trimestre.

 

A Trajetória da Criança da Educação Infantil compõe-se de:

vivência da turma (EK 29),

boletim parcial (SH 35),

autorretrato.

 

A Trajetória da Criança do 1º do Fundamental compõe-se de:

vivência da turma e relato do aluno (EI 13),

boletim parcial (SH 12),

autorretrato.

 

A Trajetória da Criança do 2º ao 5º do Fundamental compõe-se de:

vivência da turma e relato do aluno (EI 13),

“Situação do Aluno” (demais séries) e

autorretrato.

 

Particularmente para as turmas do 2º do Fundamental no 1º trimestre não há “Situação do Aluno”, já que os alunos desta série só começam a fazer sabidinhos a partir do 2º trimestre, e a vivência da turma e o relato do aluno são feitos no EI 14.

 

Estes documentos são colocados em um envelope próprio, e entregues aos pais dos alunos em reunião definida no Calendário Escolar.

 

Em linhas gerais, a sistemática de elaboração da Trajetória da Criança é a que segue descrita.

 

Cerca de um mês antes da entrega do documento, os professores de Arte solicitam a cada aluno que faça seu autorretrato.

 

Paralelamente, cada regente começa a escrever a vivência de sua turma e a preparar os relatos de cada aluno, seguindo as orientações do PO 31. A vivência é escrita em um documento e os relatos, sequenciais, em outro; tais documentos são obtidos baixando os anexos.

 

Concluindo, a regente envia ambos os documentos à CT, que de pronto encaminha aquele com a vivência ao corretor e começa a analisar e a corrigir aquele com os relatos.

 

As regentes da Educação Infantil e do 1º do Fundamental também preenchem o boletim parcial, analisando a situação do aluno em cada eixo; concluindo, envia à CT e à Secretária Escolar.

 

Recebendo os documentos com as vivências, o corretor corrige e transfere para o formulário próprio.

 

Antes de fazer esta tarefa, o corretor clica sobre o título do formulário e copia, colando tantas vezes quanto o número de turmas, e renomeia com os nomes das turmas e dos grupos (por exemplo: B12VA, Abelhinha).

 

Então, o corretor copia e cola a vivência da turma, corrigida, no primeiro quadro do formulário, formatando em Maiandra GD, fonte 12, espaço 1,2, e digita o nome de grupo e o número do trimestre nos espaços próprios. Envia todos os documentos à CT.

 

Paralelamente, a CT analisa e corrige os relatos dos alunos.

 

Assim, cerca de dez dias antes da entrega das Trajetórias, a CT envia o documento com a vivência recebido do corretor e o documento com os relatos a cada regente.

 

Recebendo, a regente clica sobre o título do formulário e copia, colando tantas vezes quanto o número de alunos, e renomeia com os nomes das crianças (por exemplo: Carolina dos Santos).

 

Então, a regente copia e cola o relato do aluno no segundo quadro do formulário, formatando em Maiandra GD, fonte 12, espaço 1,2. Envia todos os documentos à CT.

 

Recebendo, a CT imprime, colorido.

 

Paralelamente, a CT imprime o boletim ou o Situação do Aluno, conforme o caso, e recolhe os autorretratos com o professor de Arte.

 

Estando tudo impresso, a CT cola a etiqueta com o nome do aluno no verso do envelope e põe todos os documentos dentro do envelope.

 

No 1º trimestre o envelope é o próprio da Trajetória; nos outros dois, envelopes comuns, não timbrados. Os pais serão orientados a passarem para o envelope próprio, ficando com uma boa recordação da vida escolar do filho.

 

Estes envelopes são entregues na reunião trimestral com os pais, ao fim do 1º e do 2º trimestres, conforme descrito no PO 90, e na vinda dos pais para pegar o boletim final do filho, ao fim do 3º trimestre.

Arquivos para download

(A) Base da vivência da turma (geral) DOWNLOAD
(B) Base do relato do aluno (geral) DOWNLOAD
(C) Base da vivência da turma (2º Fund., 1º tri) DOWNLOAD
(D) Base do relato da turma (2º Fund., 1º tri) DOWNLOAD
Cronograma da Trajetória da Criança DOWNLOAD
PO 75 Trajetória da Criança DOWNLOAD