Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



07.04.2015
PO 88/05 | Unigincana (preparativos prévios)

A Unigincana é um evento do Unificado que busca a integração entre alunos e professores e entre a escola e a família numa atividade lúdica, possibilitando o exercício de uma sadia competição.

 

A Unigincana se destina às turmas do Fundamental II e do Médio.

 

Na unidade de Itajaí e no turno matutino da unidade de Balneário os alunos pequenos (isto é, do 6º ao 8º do Fundamental) são agrupados em quatro equipes e os alunos grandes (isto é, do 9º do Fundamental ao Terceirão) em outras quatro equipes com as mesmas cores. Ao longo das semanas, as equipes de cada segmento atuam em algumas tarefas separadamente e em outras conjuntamente, mas somam pontos em conjunto.

 

No turno vespertino da unidade de Balneário os alunos, incluindo os do 5º do Fundamental, são agrupados em quatro equipes.

 

Na unidade de Itapema os alunos são agrupados em quatro equipes.

 

As cores utilizadas pelas equipes são azul, verde, vermelho e laranja. A Comissão Organizadora usa a cor preta.

 

Cinco semanas antes do lançamento. Bem antes de começar os preparativos para a Unigincana, os Coordenadores de Turno fazem um levantamento do tamanho da camiseta de cada aluno.

 

Para tanto, imprime listas base de cada turma e passa em sala pedindo que cada aluno escreva o tamanho de sua camiseta. Em seguida, gera uma lista base por instituição em Excel, colando na planilha ‘Equipes da Unigincana’ que se obtém baixando o anexo. Por fim, digita na coluna Tamanho a informação obtida.

 

Três semanas antes do lançamento. Nesta semana, o Diretor de Ensino elabora a programação da Unigincana, preenchendo o GD 48.

 

A programação das três primeiras semanas é fixa:

 

1ª semana

terça-feira: lançamento do evento

quarta e quinta-feira: troca-troca das equipes

sexta-feira: consolidação das equipes

 

2ª semana

terça-feira: inscrição das chapas dos líderes

quarta-feira: definição dos líderes

 

3ª semana

terça-feira: reunião dos líderes

quinta-feira: reunião das equipes

 

A programação das duas últimas semanas deve conter as datas do anúncio e da realização de algumas tarefas fixas e de algumas tarefas variáveis, além da data do encerramento da Unigincana ― a sexta-feira da quinta semana.

 

As tarefas fixas realizadas nestas duas semanas são o primeiro trote dos formandos (do 9º do Fundamental e do Terceirão), o Show do Intervalo e o Torneio do Intervalo.

 

As tarefas variáveis realizadas nestas duas semanas são: gravação de vídeo, sustentabilidade e arrecadação solidária.

 

Há ainda tarefas extras, anunciadas na terça-feira para serem apresentadas na quinta-feira; tarefas surpresa, anunciadas na sexta-feira através do site do Unificado para serem apresentadas individualmente na segunda-feira seguinte — uma delas é vir com a camiseta da Unigincana; tarefas relâmpago, anunciadas no recreio de quarta-feira, para serem realizadas no mesmo recreio. Como se vê, o primeiro tipo de tarefa demanda alguma preparação prévia da equipe; os outros dois tipos, não.

 

Neste cronograma ainda devem constar a ida do 7º do Fundamental à Escola de Campo (quando haverá algumas tarefas relâmpago), a entrega da camiseta da Unigincana e a colocação da pontuação das equipes no site do Unificado.

 

Assim, até a semana seguinte, equipe designada pelo Diretor de Ensino elabora as tarefas variáveis. As tarefas elaboradas são digitadas nos formulários GD 39 (se tarefa de cumprimento) ou GD 41 (se tarefa de competição).

 

Duas semanas antes do lançamento. Nesta semana, cada Diretor de Unidade, ouvido o Diretor Geral, define o valor da inscrição na Unigincana, levando em consideração que este deve cobrir o custo da camiseta e da ida à pizzaria da equipe campeã.

 

Considerando C o custo da camiseta e P o custo da pizzaria, o valor I da inscrição seria I = C + P/4.

 

De posse destas informações, a Direção de Ensino ajusta o regulamento da Unigincana (GD 30 para Itajaí, GD 28 para Balneário matutino, GD 29 para Balneário vespertino e GD 31 para Itapema).

 

Uma semana antes do lançamento. Nesta semana, o Gerente de Ensino promove a escolha dos professores que apadrinharão as diversas equipes — as equipes de Itajaí e Balneário terão um padrinho e um vice-padrinho cada e as equipes de Itapema terão um padrinho.

 

Para fazer esta escala, deve-se observar que para ser padrinho (ou vice-padrinho) de uma equipe dos pequenos o professor deve dar a segunda aula de quinta-feira na unidade desta equipe (a fim de poder coordenar das reuniões) e deve lecionar na sexta-feira em uma das unidades do Unificado (a fim de poder participar do encerramento).

 

Por sua vez, para ser padrinho (ou vice-padrinho) de uma equipe dos grandes o professor deve dar a quinta aula de quinta-feira na unidade desta equipe e deve lecionar na sexta-feira em uma das unidades do Unificado.

 

Professores que não lecionarem na quinta-feira e lecionarem na sexta-feira auxiliarão a Comissão Organizadora no encerramento do evento. Professores que lecionarem na quinta-feira e não lecionarem na sexta-feira e professores que não lecionarem em nenhum destes dois dias não se envolverão no evento.

 

Por sua vez, os CTs montam as equipes de sua unidade. Para tanto, completam o preenchimento da planilha ‘Equipe da Unigincana’, ordenando-a por série, naipe e nome. Na planilha resultante, distribuem as cores das diversas equipes alternadamente. Observe-se que este procedimento garante que cada equipe terá aproximadamente o mesmo número de alunos de cada série e naipe. Ao final, o CT faz alguns ajustes para que irmãos fiquem na mesma equipe.

 

Ainda neste período, o CT adequa a circular do evento com os dados de sua unidade. Para obter a circular, baixe o respectivo anexo.

 

Por sua vez, o Vice-Diretor elabora a tarefa de arrecadação solidária de sua unidade, tomando como base o documento que se obtém baixando o anexo.

 

O PO 74 detalha como se dá a realização da Unigincana na unidade.

Arquivos para download

C. Arrecadação Solidária (base) DOWNLOAD
PO 88 Unigincana (preparativos prévios) DOWNLOAD
PO 88a Regulamento da Unigincana / Itajaí pequenos DOWNLOAD
PO 88b Regulamento da Unigincana / Itajaí grandes DOWNLOAD
PO 88c Regulamento da Unigincana / Balneário pequenos DOWNLOAD
PO 88d Regulamento da Unigincana / Balneário grandes DOWNLOAD
PO 88e Regulamento da Unigincana / Itapema DOWNLOAD
PO 88f Regulamento da Unigincana / São Vicente DOWNLOAD
PO 88g Circular da Unigincana (matutino) DOWNLOAD
PO 88h Circular da Unigincana (vespertino) DOWNLOAD