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UNIQUALI

NORMAS



23.06.2015
PO 90/03 | Reunião trimestral com os pais

No início do 2º e 3º trimestres, relativamente ao respectivo trimestre anterior, ocorrem reuniões com os pais do Fundamental I. Esta norma explicita como se dão estas reuniões.

 

Os objetivos das reuniões com os pais são: fortalecer a parceria entre o Unificado e os pais, reforçar a proposta pedagógica do Unificado, discutir temas relevantes na formação do aluno e entregar a Trajetória da Criança.

 

Uma reunião de pais constitui-se de três momentos: exposição de tema pedagógico, debate sobre situação vivida pela turma e avisos gerais.

 

Duas a três semanas antes da data estipulada no Calendário Escolar para a realização da reunião, a Coordenadora de Turno reúne-se com cada regente e juntas definem o tema pedagógico que será exposto na reunião e estabelecem a situação vivida pela turma que será debatida. Por fim, a CT apresenta à regente os eventos e as atividades do Calendário Escolar que serão ressaltados.

 

Na definição do tema pedagógico, buscam, na lista que se obtém baixando o anexo, o mais adequado para cada turma.

 

No estabelecimento da situação vivida pela turma deve-se perceber que esta pode ser de natureza didática (p.ex., os alunos não estão fazendo tarefas de casa) ou de formação (p.ex., a turma está com sinais de agressividade). Cabe à regente, com o auxílio da CT, obter um texto apropriado para subsidiar a discussão.

 

CT e regente devem atentar que a reunião deve durar cerca de 1h20min.

 

Nos dias seguintes, aquelas regentes a quem a CT solicitou, enviam um e-mail detalhando como tocarão cada momento da reunião.

 

Uma semana antes, a CT ajusta a circular, que se obtém baixando o anexo. Esta circular, além de relembrar a data e o horário, detalha os itens da pauta.

 

É importante que a CT — com a atenção do VD — oriente com especial cuidado a regente novata ou menos hábil para “tocar” uma reunião de pais. Eventualmente, ambos podem decidir que, naquele momento, é necessário que um deles esteja com a professora na reunião.

 

Um conselho especialmente importante a ser dado (às novatas em particular, mas a todas de um modo geral) é o de, com habilidade, remeter para outra ocasião eventual pergunta inapropriada de algum pai.

 

Igualmente na semana anterior, a regente confecciona com os alunos um cartãozinho de boas-vindas.

 

No dia da reunião, a CT faz imprimir as listas de presença e prepara a recepção aos pais. Orienta as professoras regentes a organizarem suas salas. 

 

Na sala de aula as carteiras estão em círculo e sobre cada uma há o cartãozinho. Os trabalhos realizados pelos alunos no trimestre anterior estão expostos em mesinhas ao fundo ou nas paredes. No quadro está escrita a pauta da reunião.

 

Ao chegar à unidade, os pais são encaminhados pelo VD e pela CT às salas de seus filhos. No corredor, há, à disposição, água e café.

 

Como as reuniões começam pouco tempo após o término das aulas, é natural que vários alunos fiquem na unidade enquanto seus pais ou responsáveis participam do encontro. Deste modo, cabe à CT preparar-se para ocupar as crianças durante este intervalo de tempo, de modo que seus pais possam participar da atividade tranquilamente. É necessário que a CT escale seus auxiliares de Coordenação.

 

Após os pais se acomodarem, a regente passa a lista de presença e dá início à exposição de um tema pedagógico da estrutura do Unificado.

 

A regente deve perceber que esta é uma oportunidade para que os pais, geralmente leigos, tomem conhecimento de um aspecto da prática pedagógica do Unificado. Assim, é importante que esta exposição seja clara e que se use uma linguagem acessível.

 

Encerrada a exposição, a professora regente passa ao debate sobre situação vivida pela turma. Para tanto, a regente, usando a dinâmica adequada, promove o debate.

 

Por fim, a regente apresenta os avisos gerais — eventos e atividades do Calendário Escolares que estão se aproximando e que precisam ser ressaltados.

 

Ao longo da reunião, VD e CT passam de sala em sala, gentilmente interrompendo o encontro. Cumprimentam os pais, agradecem a presença e, de forma genérica, convidam os presentes para um ou dois eventos que se aproximam.

 

É importante que o VD e a CT, caso algum pai interrompa a exposição com uma pergunta que não seja uma rápida solicitação de esclarecimento, tenham habilidade para, sem constrangê-lo, remeter a questão para outro momento.  

 

Encerradas as atividades, a regente agradece a todos e distribui a Trajetória da Criança.

 

No dia seguinte à reunião, a CT envia por e-mail aos pais um resumo da reunião, cujo modelo se obtém baixando o anexo.

 

Arquivos para download

Circular da reunião trimestral com os pais DOWNLOAD
E-mail após a reunião trimestral com os pais DOWNLOAD
PO 90 Reunião trimestral com os pais DOWNLOAD
Temas pedagógicos para reunião de pais DOWNLOAD