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NORMAS



07.08.2019
PO 100/02 | Atendimento semanal ao professor

 

Semanalmente, o Coordenador de Turno do Fundamental I recebe seus professores regentes para um encontro de 45 minutos, em sua sala.

 

Este atendimento compreende basicamente quatro momentos:

orientação sobre atividades,

dificuldades dos alunos,

elogios, críticas e sugestões e

assuntos gerais.

 

Na semana que antecede o início das atividades letivas, o CT, atentando para o Calendário Escolar, define os assuntos sobre os quais, nas três semanas seguintes, orientará sua equipe ¾ por exemplo: discussão e análise dos sabidinhos, acompanhamento da execução do planejamento, desenvolvimento do Tema de Investigação, organização de saídas de campo, orientação e esclarecimentos sobre  Trabalhos.  

 

Feita esta definição, o CT imprime um formulário GC 20 (Atendimento Semanal ao Professor) para cada um dos seus professores regentes, escreve o nome deste no canto superior esquerdo, escreve no campo Orientação sobre atividades o que definiu e o arquiva numa pasta para cada professor.

 

Esta tarefa se repetirá a cada três semanas, até o final do ano letivo.

 

Assim, no horário previsto para o atendimento, o CT, com a pasta do professor, o recebe.

 

No primeiro momento, o CT orienta o professor sobre as atividades que estarão se desenvolvendo ao longo dos próximos dias.

 

No segundo momento, o CT, verifica as dificuldades de aprendizagem dos alunos e os problemas disciplinares, dando possíveis encaminhamentos ao assessor de inclusão ou ao psicólogo do Unificado.

 

A verificação das dificuldades de aprendizagem se dá, no encontro, pela análise dos relatórios de notas e dos materiais dos alunos e pelas informações do professor. Mas, ao longo dos dias que antecederem o encontro, o CT deve ir anotando, no campo Dificuldade dos alunos, problemas detectados (em conversa com responsáveis, em bate-papos informais com o próprio professor, pela observação de materiais dos alunos ou por episódios a que presenciou). Confrontadas as observações do CT com as informações do professor, aquele dá  encaminhamentos ¾ proposição de estratégias, indicação de aulas de apoio, solicitação da verificação dos registros do aluno, convocação dos pais, indicação de encontro com especialistas ¾, anotando no campo Dificuldade dos alunos.

 

No terceiro momento, o CT externará elogios e/ou críticas a desempenhos e posicionamentos do professor, apresentando sugestões.

 

O quarto momento será destinado a assuntos variados. Eventuais temas tratados deverão ser encaminhados a quem de direito (VD da unidade, Secretária Escolar, VD de Ensino, etc.)

 

Os pontos a serem tratados nestes dois momentos também devem ser anotados ao longo dos dias que antecedem o encontro, nos respectivos campos (Elogios, críticas e sugestões e Assuntos gerais).

 

Observações feitas pelos professores no encontro são anotadas de forma sucinta no formulário GC 20, fazendo com que este seja ao mesmo tempo pauta e ata da reunião.

 

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