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UNIQUALI

NORMAS



29.05.2015
PO 107/03 | Assembleia

 

Uma das atividades da Tutoria são as assembleias. Em uma assembleia são discutidas questões de convivência do grupo e questões administrativas.

 

Ao discutir as questões administrativas, o tutor busca definir, com a turma, a quem esta deve ser encaminhada. Por exemplo: se o preço dos produtos da cantina está  muito alto, ao Vice Diretor, se o sinal está sempre batendo atrasado, ao Coordenador de Turno, se os boletins estão vindo com erros, à Secretária.

 

Em seguida, o tutor define com a turma a forma como os representantes de turma encaminharão estas questões a quem de direito. Por exemplo: enviando um ofício ao VD, enviando um e-mail ao CT, marcando um encontro com a Secretária.

 

Fica bem claro que compete ao tutor, no âmbito das assembleias, sistematizar as questões administrativas com a turma, definindo a quem cada uma será encaminhada e a forma deste encaminhamento, mas que compete aos representantes de turma fazerem as gestões no sentido de resolver estas questões.

 

Nos momentos de Tutoria seguintes à assembleia o tutor acompanha o desenrolar das tratativas com vistas à solução das questões.

 

Um tipo especial de questão administrativa são as queixas dos alunos com relação aos demais professores da turma. Surgindo esse tipo de questão, cabe ao tutor interromper a discussão, dizendo que receber essa queixa não compete a ele, por motivos éticos, tendo em vista que se trata de um colega de trabalho. Orienta que essa questão poderá ser abordada, com o CT ou o VD, individualmente ou em pequenos grupos (com ou sem o RT), ou ainda pela turma toda, quando um deles vier à sala de aula. Agindo assim, se a reclamação não for pertinente, o assunto dá-se por encerrado.

 

As questões de convivência do grupo são de dois tipos: questões individuais e questões coletivas.

 

As questões individuais são discutidas com a turma apresentando o que lhe desagrada no colega e este "se defendendo". Encerrada a discussão, o tutor propõe uma solução, que se transforma num "acordo de cavalheiros".

 

As questões coletivas apresentadas pelos alunos ou trazidas pelo tutor são tratadas por este, fazendo-se referência ao documento de regras e sanções do Unificado (GD 01). 

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