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18.05.2012
PO 118/01 | Elaboração do planej. quinzenal da Educ. Infantil e 1º Fund.

 


Na Educação Infantil e no 1º do Fundamental do Unificado a cada trimestre é desenvolvido um Tema de Investigação.


Baseando-se no Tema de Investigação que está sendo desenvolvido, a regente elabora o planejamento quinzenal simplificado, utilizando-se do formulário EK 16 (na Educação Infantil) e EP 60 (no 1º do Fundamental).


Inicialmente, a regente preenche o cabeçalho, digitando a série (ex.: Maternal III) e o nome do grupo (ex.: Arco-Íris).


Em seguida, digita na primeira coluna do segundo quadro do formulário as datas dos dez dias da quinzena. Havendo feriado, recesso ou dia com evento que ocupe a tarde toda (ex.: Unigincana), exclui três das quatro linhas e, na linha que sobrou, exclui o ícone e digita o que se dará neste dia (ex.: Feriado).

 

Ato contínuo, mescla as quatro linhas de cada data, centralizando-a.


Isto pronto, a regente verifica quais são as atividades que deverá desenvolver na quinzena para poder dar prosseguimento ao Tema de Investigação e
escolhe algumas atividades do livro didático do Positivo — com ou sem relação com o Tema de Investigação — e, a partir daí, elenca os conhecimentos
privilegiados que abordará.

 

Uma relação bastante completa ― e adequada para a série ― de conhecimentos privilegiados consta nas páginas finais do livro do Positivo. Particularmente para o 1º do Fundamental, há uma coletânea dos conhecimentos privilegiados no EP 63 (quinzenal) e EP 62 (permanentes).

 

Definidos os conhecimentos privilegiados, estes devem ser transcritos para o primeiro quadro do formulário do planejamento.


Alternativamente, a regente, percebendo que sua turma precisa trabalhar algum conhecimento privilegiado em especial, elabora atividades adequadas a este objetivo.

 

Estabelecidos os conhecimentos privilegiados, a regente registra as atividades na segunda coluna do segundo quadro do formulário do planejamento. Estas atividades são de quatro tipos: para a Educação Infantil, assembleia, atividades dirigidas, hora da leitura e recreação; para o 1º do  Fundamental, assembleia, atividades dirigidas, hora da leitura e tarefa.

 

O registro do que será desenvolvido na assembleia e nas atividades dirigidas é feito com o verbo no infinitivo.

Exemplos.

Desenhar um cacho de uvas, escrever o nome da fruta e identificar a vogal ‘u’.

Ler “Chapeuzinho Vermelho”, com música ao fundo.

Falar sobre as abelhas, apresentando animação em power point.


Quando a atividade for do livro do Positivo, os números das páginas são citados entre parênteses.

Exemplo.

Resolver a atividade “Contando os caramujos do Bruno” (págs. 17 e 18).

 

O registro na hora da leitura é do título do livro e do nome do autor.

Exemplo.

“Dona Marreca foi à feira”, de Maria Beatriz Cavalheiro

 

O registro na recreação é o nome da brincadeira.

Exemplos.

Telefone sem fio

Jogos de encaixe

 

A atividade a ser feita como tarefa pode ser ou não do livro do Positivo; de todo modo, o registro é feito com o verbo no infinitivo.

Exemplos.

Fazer um retrato de sua família.

Resolver a atividade “Contando os caramujos do Bruno” (págs. 17 e 18).

 

Deve-se observar que, ao longo das quinzenas em que um volume do livro do Positivo for utilizado, as diversas atividades devem contemplar todos os conhecimentos privilegiados do livro.


O planejamento quinzenal deve ser elaborado e enviado por e-mail ao Coordenador Pedagógico (no Kids) ou ao Coordenador de Turno (no 1º do Fundamental) na quarta-feira da semana anterior à quinzena a qual se refere. Na quinta e na sexta-feira seguintes, o coordenador analisa e discute os eventuais ajustes com a regente.

 

No início da tarde da segunda-feira, o planejamento quinzenal é impresso e afixado no mural externo da sala de aula.


Se algum responsável sugerir que gostaria de receber o planejamento quinzenal, o coordenador providencia para que lhe seja encaminhado por e-mail.

 

Arquivos para download

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