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04.02.2009
PO 69/02 | Elaboração e acompanhamento do planejamento do Terceirão

 

Em fevereiro e em julho, o Gerente de Ensino elabora o planejamento do Terceirão do semestre, inserindo-o no site.

 

Cada disciplina de cada uma das sete apostilas do Sistema Positivo de Ensino (SPE) do Terceirão é subdividida em frentes:

 

Disciplina Frentes
Biologia 5
Física 4
Geografia 2
História 3
Matemática 5
Português 5
Química 5

 

Em cada apostila, cada frente tem duas “aulas”, que devem ser ministradas ao longo de quatro a seis semanas.

 

Em cada uma destas semanas, cada frente de cada disciplina tem uma aula. Assim, há a necessidade de dispor as duas “aulas” ao longo destas semanas. Esta disposição é o planejamento, concebido para ser utilizado, idealmente, por qualquer frente de qualquer disciplina.

 

Para elaborar o planejamento, o Gerente de Ensino, observando no Calendário Escolar as datas designadas para o início de cada apostila, distribui as duas “aulas” em cada um dos dias das semanas disponíveis, levando em consideração eventuais eventos, feriados ou recessos no período.

 

Por exemplo. Se para uma determinada apostila há cinco semanas disponíveis, e há feriado previsto para a quinta e a sexta-feira da terceira semana, uma disposição seria:

Semana Seg Ter Qua Qui Sex
1 1 1 1 1 1
2 1 1 1 1 1
3 1 1 1    
4 2 2 2 2 2
5 2 2 2 2 2

 

Observe que devido ao feriado na terceira semana, a “aula” 1 ficou com três aulas na segunda, terça e quarta-feira e com duas aulas na quinta e sexta-feira.

 

Recebendo o planejamento, o professor de cada frente deve ajustá-lo, levando em consideração a natureza do conteúdo de sua frente. Este ajuste deve ser feito para cada uma de suas turmas (pois, ainda no exemplo acima, o professor pode ter aula com a turma A na segunda-feira e com a turma B na quinta-feira).

 

É importante que cada professor perceba que atrasos ou adiantamentos em relação ao planejamento proposto provocam dissabores: quando recebem uma apostila nova, nas datas estabelecidas no Calendário Escolar, os alunos normalmente deixam de trazer a apostila anterior; as provas, elaboradas não necessariamente pelo professor que ministra a aula, se baseia nos conteúdos da apostila a que se refere.

 

Em medos de abril, de junho e de setembro, o Gerente de Ensino solicita aos Coordenadores de Turno que averiguem com bons alunos do Terceirão em que aula se está em cada uma das frentes de cada disciplina.

 

Feita a pesquisa, os Coordenadores de Turno enviam seu resultado ao Gerente de Ensino, que, de posse deste material, resume e envia um relatório por e-mail à equipe de professores do Terceirão, com cópia aos Coordenadores de Turno, descrevendo a situação.

 

Por exemplo:

em História, OK,

em Geografia, uma aula de atraso na frente A no Unilíder,

em Química, uma aula adiantado na frente B em todas as unidades,

...

  

Recebendo as justificativas, o Gerente de Ensino atua naquelas que não considerar válidas, solicitando, se necessário, a intercessão do Diretor de Ensino. (Uma justificativa razoável, por exemplo, teria o professor que dá duas frentes de uma disciplina: “estou uma aula atrasado na frente A e uma adiantado na frente B, mas na semana que vem emparelho”.)

 

Após os contactos, e ainda naquela semana, o Gerente envia novo e-mail com os esclarecimentos e as providências tomadas.

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