Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



15.05.2013
PO 102/01 | Feira do Conhecimento Jr.

 

A Feira do Conhecimento Jr. é um evento destinado às turmas do Fundamental I, com o objetivo de incentivar a pesquisa pelos alunos de assuntos que merecem um olhar curioso e investigativo.

                                                        

A Feira de Conhecimento Jr. ocorre no final de agosto e é o resultado do segundo Tema de Investigação. 

 

Em meados de maio, a regente e os alunos, como é praxe no Tema de Investigação, definem os temas e os subtemas da turma.

 

Para as turmas do 1º ao 4º do Fundamental, cada turma escolhe um tema central e cada equipe escolhe um subtema. Para as turmas do 5º do Fundamental, cada equipe de cada turma escolhe um tema livremente.

 

Para as turmas do 1º ao 4º do Fundamental, a primeira tarefa é definir o tema, que deve ser algo que dê um leque razoável de opções de subtemas. Por exemplo: se o tema for brinquedos, os subtemas podem ser brinquedos de antigamente, brinquedos eletrônicos, etc.; se o tema for sentidos, os subtemas podem ser visão, audição, etc. Como sempre, os alunos dão sugestões, e a regente interfere buscando o consenso. Definido o tema, a regente deve fazer chover ideias de subtemas e, escolhidos estes, regente e alunos elaboram o planejamento cooperativo — único.

 

Pronto o planejamento cooperativo, a regente elabora o plano de trabalho — também único — e customiza a circular (que se obtém baixando o anexo), encaminhando ao Coordenador de Turno, para impressão. Recebendo as cópias, a regente a envia aos pais pelos alunos.

 

Em resumo, as primeiras etapas da Feira do Conhecimento Jr. para as turmas do 1º ao 4º do Fundamental são: escolha do tema, escolha dos subtemas, escolha das equipes, planejamento cooperativo, projeto de trabalho (elaborado pela regente).

 

Para as turmas do 5º do Fundamental, a primeira tarefa é definir os membros de cada equipe e, em seguida, cada equipe definir seu tema, com a ajuda da regente. Definidos os diversos temas, as equipes, supervisionadas pela regente, elaboram o planejamento cooperativo — naturalmente, um para cada equipe.

 

Prontos os planejamentos cooperativos, a regente customiza a circular (que se obtém baixando o anexo), encaminhando ao Coordenador de Turno, para impressão. Recebendo as cópias, a regente a envia aos pais pelos alunos.

 

Em resumo, as primeiras etapas da Feira do Conhecimento Jr. para as turmas do 5º do Fundamental são: escolha das equipes, escolha do tema, planejamento cooperativo.

 

As próximas etapas da Feira do Conhecimento Jr., para todas as séries, são: pesquisa (coleta de dados, saída de campo, entrevista, pesquisa...), elaboração e coleta de material de apresentação, pré-Feira (ensaio da apresentação).

 

Observe-se que, devido a variedade de temas, as turmas do 5º do Fundamental dificilmente terão saída de campo, havendo, então, mais tarefa de pesquisa em grupo em casa.

 

Durante a pesquisa, como se sabe, uma das opções é convidar um especialista para auxiliar a turma. Com este objetivo, eventualmente, o professor de Práticas Vivenciais da Escola de Campo pode ser utilizado; observe-se, então, que não cabe a este especialista assessorar diretamente as diversas equipes.

 

A ênfase da Feira do Conhecimento Jr. é a apresentação oral. Assim, os alunos devem ser orientados, durante a  pesquisa, a coletarem materiais — e não a produzirem materiais. Deste modo, a regente e os alunos despenderão tempo na preparação da apresentação, e não na produção de materiais.

 

Basicamente, os únicos materiais a serem produzidos serão cartazes, que deverão ter apenas títulos, figuras e suas legendas, ou seja, não  deverão ter textos. Estes cartazes deverão servir de suporte à apresentação, e não serem objetos decorativos. Uma equipe pode nem ter cartazes, e se apoiar exclusivamente em objetos coletados.

 

Observe-se, então, que o professor de Arte não se envolverá na Feira do Conhecimento Jr.

 

Lembrancinhas só poderão ser oferecidas ao final da apresentação se diretamente relacionadas ao tema (balas de mel se o tema for abelhas, por exemplo) e se autorizadas pela regente.

 

Para as turmas do 1º do Fundamental, que trabalham exclusivamente com Temas de Investigação,  se o tema propiciar, é possível despender algum tempo na produção de materiais.

 

Na semana que antecede o evento, ocorre a pré-Feira. Neste momento, em sala de aula, cada equipe apresentará seu trabalho aos colegas e à regente, que farão sugestões de melhorias.

 

A Feira do Conhecimento Jr. vale 6,0 créditos para Português e 2,0 créditos para cada uma das disciplinas de Ciências, História, Geografia e Matemática, assim distribuídos no 3º trimestre:

 

Português

coleta de materiais: 1,0

participação na elaboração da pesquisa: 2,0

produção textual da pesquisa: 3,0

Ciências, História, Geografia e Matemática

participação na coleta e confecção do material para exposição: 0,5

apresentação: 1,5

 

A apresentação da Feira do Conhecimento Jr. poderá se dar de uma das três maneiras indicadas a seguir, cabendo ao CT definir: (a) nas duas horas previstas, alunos de outras séries e pais poderão visitar livremente os diversos stands, assistindo as apresentações, (b) em uma hora, alunos de outras séries poderão visitar livremente os diversos stands, assistindo as apresentações; na outra hora, os pais poderão fazê-lo, (c) nas duas horas previstas, haverá sessões de 20 min para cada conjunto de stands, nas quais alunos de outras séries e pais assistirão todas aquelas apresentações.

 

Em cada sala, estarão dispostas várias equipes, identificadas com uma plaqueta com o título do trabalho. 

Arquivos para download

Circular da Feira do Conhecimento Jr. (1º ao 4º do Fundamental) DOWNLOAD
Circular da Feira do Conhecimento Jr. (5º do Fundamental) DOWNLOAD
PO 102 Feira do Conhecimento Jr. DOWNLOAD