Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



28.11.2014
PO 58/03 | Formatura do 9º do Fundamental (preparativos finais)

Solenidade de colação. A solenidade de colação ocorre em data e local definidos pelo Diretor Geral em meados de dezembro do ano anterior — mesma data e mesmo local para as turmas das três unidades.

 

A solenidade das turmas da unidade de Balneário se dá das 18h às 19h15 e das unidades de Itajaí e Itapema se dá das 20h30 às 21h45.

 

Participantes da solenidade. Da solenidade de colação participam:

os alunos que aderiram, estão em dia com o pagamento e foram aprovados,

os professores do 9º do Fundamental (incluindo nomes de turma e paraninfos),

o Diretor Geral e o Diretor de Ensino,

o Vice-Diretor e o CT do segmento, de cada unidade,

o mestre-de-cerimônias,

as Secretárias Escolares e um auxiliar de Secretaria de cada unidade e

um auxiliar de Coordenação de cada unidade e turno,

além dos familiares dos formandos e de outros professores do Unificado.

 

Alunos. Os alunos deverão estar trajados socialmente — as meninas de vestido e os rapazes idealmente de paletó e gravata, aceitando-se camisa social e blazer, mas não calça jeans nem camiseta. Chegando ao local, ficam na antessala.

 

Professores. Os professores do 9º do Fundamental são convocados a participar da solenidade, e cabe ao VD e ao CT se empenharem fortemente para garantir a totalidade deles presente à solenidade. No Conselho de Classe pré-Exame a convocação é formalizada. Chegando ao local, ficam na antessala.

 

Diretor Geral. O Diretor Geral chega 30 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, defere o requerimento de colação de grau, bate a fotografia com os formandos, presta homenagem aos alunos com melhores desempenhos e faz o discurso de encerramento.

 

Diretor de Ensino. O Diretor de Ensino chega 30 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, chama os professores e presta homenagem aos alunos com espírito cooperativo.

 

Vice-Diretor. O VD chega 45 min antes do início da solenidade, ficando circulando pelo local da cerimônia, cumprimentando alunos, seus familiares e professores. Na cerimônia, dá as palavras de abertura e presta homenagem aos alunos com espírito cooperativo e aos alunos com melhores desempenhos.

 

Coordenador de Turno. Os CTs do segmento chegam 45 min antes do início da solenidade, e lhes cabe colocar os alunos em ordem para a entrada e receber os professores, pedindo que se mantenham próximos uns dos outros na antessala. Na cerimônia, entrega os certificados aos alunos, batendo a fotografia com eles.

 

Mestre-de-cerimônia. O mestre-de-cerimônia chega 45 min antes do início da solenidade, dirigindo-se aos bastidores, começando a cerimônia a um sinal da Secretária Escolar.

 

Secretárias Escolares. As Secretárias Escolares chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe colocar os alunos em ordem para a entrada, autorizar o mestre-de-cerimônias a iniciar a solenidade, e, com ele, chamar os alunos para receber o certificado. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Auxiliares de Secretaria. Os auxiliares de Secretaria — um de cada unidade — chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe ajudar a colocar os alunos em ordem para a entrada e entregar ao CT, atrás da mesa, os certificados. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Auxiliares de Coordenação. Os auxiliares de Coordenação — um de cada unidade e turno — chegam 45 minutos antes do início da solenidade, e lhes cabe ajudar a colocar os alunos em ordem para a entrada, acompanhar a entrada dos alunos e dos professores no salão, acompanhar a subida dos alunos ao palco e seu retorno a seus lugares e acompanhar o deslocamento dos professores à frente do palco e seu retorno a seus lugares. Entre a primeira e a segunda cerimônia, ajudam a ajeitar o local.

 

Preparação do local. Na tarde do dia da cerimônia, o VD da unidade de Balneário providencia que sejam levados ao local do evento, se lá não houver: porta-mastro com quatro buracos, quatro mastros, bandeiras do Brasil, Santa Catarina, município e Unificado, parlatório com microfone e CD com Hino Nacional.

 

Lá, equipe designada pela Direção Geral prepara o local como disposto no croqui, que se visualiza baixando o anexo.

 

Pouco antes do início da cerimônia, sobre a mesa são colocadas plaquetas com os nomes dos que ali se sentarão, pastas com roteiro e lista de formandos para DG e VD, garrafas de água e copos.

 

Numa caixa sob a mesa são colocados os certificados de conclusão. No chão defronte à mesa são coladas etiquetas com os nomes dos que ali se postarão para os cumprimentos.

 

Preliminares. Antes de iniciada a cerimônia, os alunos e os professores nomes de turma ficam na antessala.

 

A Secretária Escolar, ajudada pelo CT e pelo auxiliar de Coordenação, põe os alunos em fila indiana, em ordem alfabética inversa (isto é, do Z para o A).

 

Na cerimônia de Balneário os alunos das turmas matutinas se posicionam como se fossem uma turma só, seguidos dos alunos da turma vespertina.

 

Na cerimônia de Itajaí e Itapema os alunos das turmas de Itajaí se posicionam como se fossem uma turma só, seguidos dos alunos das turmas de Itapema, que se posicionam como se fossem uma turma só.

 

Estando tudo OK, a Secretária Escolar faz um sinal ao mestre-de-cerimônias para que este dê início à solenidade. Na cerimônia de Itajaí e Itapema, a tarefa cabe à Secretária Escolar da unidade de Itajaí, que o faz após consultar sua colega de Itapema.

Arquivos para download

Formatura do 9º do Fundamental (preparativos finais) DOWNLOAD