Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



20.04.2018
PO 103/03 | Nome do grupo

 

O nome do grupo visa caracterizar, identificar e referenciar os alunos daquela turma.

 

A atividade de definir o nome do grupo deve começar a partir da terceira semana de aulas, pois é necessário algum tempo para que haja um entrosamento entre os alunos e a regente.

 

Inicialmente, cada aluno, através de alguma estratégia estabelecida pela regente, lista três qualidades suas que considera marcantes, socializando-as. No quadro, a regente relaciona as qualidades, seleciona as que mais foram citadas, e faz uma reflexão coletiva, em busca de uma ou mais qualidades comuns ao grupo.

 

Então, a partir destas qualidades predominantes no grupo, os alunos as relacionam a um animal, a uma planta, a um fenômeno da natureza, a um fato, justificando oralmente a escolha.

 

Exemplo. “Amigo” pode ser relacionado ao “cão”; “inteligente” pode ser associado ao “gênio”. 

 

Baseando-se nesta reflexão, a regente passa uma tarefa de casa, em busca de sugestões de nomes para o grupo.

 

Na aula seguinte, os alunos apresentam suas sugestões e argumentações. A regente lista os nomes sugeridos no quadro, e inicia uma votação. Cada aluno vota no nome que achar mais adequado e, em caso de empate, os nomes mais votados sofrem nova votação.

 

Caso surjam sugestões de nomes que estejam relacionados a modismos descontextualizados, a regente, com habilidade, interfere e veta estas possibilidades.

 

Decidido o nome do grupo, podem-se adotar os seguintes procedimentos.

 

Opção 1. Cada aluno, como tarefa, faz um desenho alusivo. As produções são submetidas a votação e, se for o caso, ao desenho mais votado podem ser acrescentados alguns elementos das produções dos demais alunos. A produção resultante é submetida à turma e, aprovada, é reproduzida pelo grupo, em um suporte adequado para ser colocada na porta da sala, pelo lado de fora.

 

Opção 2. Cada aluno, como tarefa, pesquisa sobre o nome do grupo, e, em sala de aula, elabora-se um texto coletivo ou um mural.

 

Opção 3. Cada aluno, como tarefa, faz uma breve pesquisa para aprofundar o tema e cada turma escolhe um gênero textual para uma produção final coletiva (como poesia, paródia, conto, biografia...). Esta produção é apresentada aos pais no final da tarde em sala de aula.

 

Arquivos para download

PO 103 Nome do grupo DOWNLOAD
PO 103a Nome do grupo (check list) DOWNLOAD