Balneário Camboriú
VEJA OUTRAS UNIDADES
47 3367.1025 / 47 99929.1037
◄ VOLTAR

UNIQUALI

NORMAS



06.05.2009
PO 21/02 | Texto Coletivo

O texto coletivo é uma prática de registro de alguma vivência (uma aula-passeio, um evento, uma novidade) ou de algum estudo feito pela turma (um tópico do livro, a definição do nome de grupo).

 

Definido o tema, a professora promove uma discussão com a turma, oportunizando a participação de todos. Nesta tarefa, faz os alunos exporem suas contribuições (o que leram, o que ouviram na mídia, o que vivenciaram etc.), incentivando os mais tímidos e evitando que os mais afoitos monopolizem a discussão. À medida que a discussão vai chegando em alguns consensos, a professora, se necessário, registra em forma de tópicos estas ideias.

 

Quando a professora perceber que o assunto foi devidamente explorado, inicia a construção do texto coletivo. Nesse momento, a professora estimula o aluno a comunicar-se pela escrita, sinalizando a importância dessa atividade. Enfatiza que esta permite que as ideias fiquem registradas e sejam posteriormente acessadas, pelos próprios alunos e por terceiros.

 

No quadro-negro, a professora dá início à escrita. Ao escrever, pontua aspectos relacionados ao gênero, à estrutura (sequência lógica, sinais de pontuação, concordância verbal etc.) e à ortografia. Novamente, a professora estimula os alunos a participarem da discussão, fazendo com que atuem, alternadamente, como pesquisadores, escritores, revisores e críticos.

 

Encerrada a produção, professora e alunos escolhem o título. Então, a professora acrescenta o nome do grupo e a data e, só ou com toda a turma, lê em voz alta o texto produzido, fazendo eventuais ajustes.

 

Então, se for uma turma de 1º ou 2º do Fundamental, a professora copia o texto num sulfitão, acompanhada por todos os alunos, que a ajudam a ilustrá-lo. Em seguida, a professora expõe o material. Por fim, ela pede aos alunos que o copiem no caderno.

 

Se for uma turma do 3º do Fundamental em diante, a professora pede aos alunos que copiem o texto no caderno e depois, se for conveniente, em casa, ela copia o texto num sulfitão e, no outro dia, expõe o material.

 

Convém salientar que o processo de produção do texto é tão importante quanto o produto final alcançado. 

Arquivos para download

PO 21 Texto Coletivo DOWNLOAD
PO 21a Texto Coletivo (check list) DOWNLOAD